Bruna Marquezine causa polêmica na web por fantasia de enfermeira: 'Preconceituoso'
Publicado em 2 de novembro de 2021 19:07
Por Raphaela Fernandes
Bruna Marquezine dividiu opiniões na web. Desta vez, a polêmica foi entre os enfermeiros, por causa da fantasia sexy usada pela atriz no Halloween. Veja comentários dos profissionais!
Bruna Marquezine causa polêmica na web por fantasia de enfermeira: 'Preconceituoso'
Bruna Marquezine gerou controvérsia na web por fantasia de enfermeira para Halloween nesta terça (02)
Coren-SP fez nota de repúdio à escolha de fantasia de Bruna Marquezine para o Halloween: 'Incentiva a sexualização de uma categoria luta por valorização e respeito'
Publicação do Coren-SP de repúdio à fantasia de Marquezine dividiu opiniões na web
Bruna Marquezine usou a fantasia para festa na madrugada desta terça (02) e postou em seu Instagram, mas logo excluiu após repercussão
Comentários a favor da fantasia polêmica de Bruna Marquezine foram de enfermeiros que acreditam que outras pautas mais importantes merecem debate
Comentários contra fantasia 'sexy' de enfermeira de Bruna Marquezine julgavam falta de respeito com profissionais da área
Enfermeiros protestaram em post do Coren repudiando fantasia de enfermeira de Bruna Marquezine, pedindo mais valorização por parte do órgão
Bruna Marquezine recebeu comentários positivos de enfermeiros por fantasia polêmica, com argumentos de que não se sentiram ofendidos
Conselho Regional de Enfermagem se pronunciou sobre fantasia de Bruna Marquezine e afirmou que era a favor de diversão e bom humor, mas pediu respeito
Bruna Marquezine ainda não se pronunciou sobre a polêmica fantasia de Halloween
Veja + após o anúncio

Bruna Marquezine causou polêmica na web por sua escolha para a fantasia de Halloween de enfermeira sexy, postada nesta terça-feira (02). A roupa dividiu opiniões: alguns trabalhadores da profissão consideraram um desrespeito por retratar a enfermagem de forma sexualizada e repercutir um estereótipo, enquanto outros defenderam a atriz.

O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo se pronunciou após a fantasia viralizar entre os enfermeiros e fãs de Bruna Marquezine, que inclusive excluiu a publicação que havia feito com a roupa nos stories do Instagram, ao contrário de outros cliques ousados durante a semana. Na publicação oficial do órgão, os comentários se dividiram.

Enfermeiros defendem fantasia polêmica de Bruna Marquezine: 'É sério?'

Na postagem intitulada "Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem", alguns profissionais defenderam a escolha da atriz, que já viveu polêmica anterior por look recente, com argumentos variados.

Muitos apontaram que não haviam reclamações por fantasias similares de outras profissões, como médicos ou bombeiros. Outros minimizaram a polêmica, reforçando que acreditavam que devia-se passar menos tempo criticando a roupa, voltando esforços para de fato valorizar a profissão.

"Acho preconceituoso sugerir que a profissão seja desvalorizada pela fantasia, neste olhar todas as outras profissões também são? Não vejo o CRM fazer essas campanhas , acho que deveríamos nos inclinar para o que realmente desvaloriza a enfermagem", disse uma usuária do Facebook.

"É sério que vocês se sentem desvalorizadas porque 'fulana' se fantasiou de enfermeira? Meu Deus. Se usar fantasia de polícia, é desvalorização também? De bombeiro? Aff", reclamou outra, que teve mais de 60 curtidas de apoio.

Bruna Marquezine ganha comentários a favor e contra fantasia sexy de Halloween © Reprodução, Facebook

Fantasia de Bruna Marquezine é criticada por enfermeiros na web

Outros internautas concordaram com o posicionamento do Coren. "A Enfermagem não tem sossego!", afirmou uma seguidora da página. "Demorou Coren! Vai pra cima! Não somos prostitutas, trabalhamos e muito para ser tratadas com tanta desvalorização!", exaltou outra.

"A enfermagem não tem salvação...acho que vcs não entenderam o contexto do Coren... precisa sim rever tudo isso...parabens pela atitude", refletiu mais uma.

"A imagem conduz a pensamentos contraditórios com atuação da profissão. Infelizmente é algo marginalizado no coletivo social há anos... Não é lacração e sim respeito com a enfermagem que passou e ainda passa, uma turbulência DIRETA com uma das mais ferozes e devastadoras Pandemias de todos os tempos que é o Covid-19. Empatia, por favor!", pediu outro usuário do Facebook.

Comentários no post do Coren da polêmica fantasia de Halloween de Bruna Marquezine © Reprodução, Facebook

O que diz o pronunciamento do Coren-SP sobre a fantasia de Marquezine?

Alguns enfermeiros ainda se mostraram revoltados com o próprio Coren, dizendo que se sentiam desrespeitados e desvalorizados pelo órgão que deveria protegê-los. A postagem da organização repudiava a atitude de Marquezine e outras influenciadoras de usar a roupa da profissão para datas comemorativas.

"É inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião", diz o texto.

Coren já havia se pronunciado sobre o assunto em outras ocasiões

"O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de 'enfermeira sexy'.", continua a publicação.

"Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma.", escreveram ainda os responsáveis.

Por fim, o Coren termina encorajando atos de humor e diversao, mas pede respeito às profissões. O maior argumento do órgão é de que esse tipo de fantasia ajuda a perpetuar um sofrimento de muitas enfermeiras, que acabam sofrendo assédio e outros tipos de violência.

 

Coren repudia fantasia de Bruna Marquezine para o Halloween © Reprodução, Facebook / Coren-SP
Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Entretenimento Marquezine Redes sociais Polêmica Principais notícias
Sobre o mesmo tema
'Escondam do Neymar'! No 'BBB 24', Alane impressiona por semelhança com Bruna Marquezine e web não perdoa
'Escondam do Neymar'! No 'BBB 24', Alane impressiona por semelhança com Bruna Marquezine e web não perdoa
5 de janeiro de 2024
O que rolou? Bruna Marquezine chama atenção ao tomar atitude contra ex e choca web: 'Deve ter aprontado mesmo'
O que rolou? Bruna Marquezine chama atenção ao tomar atitude contra ex e choca web: 'Deve ter aprontado mesmo'
13 de janeiro de 2024
Notícias similares
Jojo Todynho desiste de natação um dia depois de começar atividade após enfrentar problema na academia. Entenda
Jojo Todynho desiste de natação um dia depois de começar atividade após enfrentar problema na academia. Entenda
11 de janeiro de 2024
Declaração de médico sobre exame toxicológico de Zé Neto após acidente de carro choca a web. Veja!
Declaração de médico sobre exame toxicológico de Zé Neto após acidente de carro choca a web. Veja!
11 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias