Como cuidar dos cabelos no inverno: descubra os 5 erros mais comuns
Publicado em 21 de julho de 2020 12:46
Por Purepeople
Você sabe cuidar dos cabelos no inverno? Nessa época do ano, os fios merecem uma atenção especial: é que o frio pode deixar os fios mais secos, opacos, com muito frizz e pontas duplas, além de deixar o couro cabeludo mais seco e, com isso, abrir espaço para caspas. Por isso, confira os possíveis erros que você pode estar cometendo ao cuidar!
Cuidados com o cabelo no inverno: os erros mais comuns durante a estação
Cabelos cacheados e crespos no inverno: os fios tendem a ressecar mais, por isso exigem mais cuidados
Confira os 5 maiores erros nos cuidados com o cabelo no inverno
Um erro nos cuidados com o cabelo no inverno é deixar de lado o protetor térmico antes de secar o cabelo com secador
Um erro comum nos cuidados com o cabelo no inverno é lavar os fios com água quente. O correto é usar água quente ou morna
Para cabelos cacheados, crespos, ondulados e lisos: água quente é um erro muito comum e prejudica a saúde dos fios
Lavar o cabelo com água quente no inverno é um dos maiores erros nos cuidados com os fios
Intervalos grandes entre as lavagens também pode danificar os cabelos no inverno
Para evitar o frizz do cabelo no inverno, dica é caprichar nas hidratações e umectações
O cabelo no inverno precisa de cuidados especiais: confira os 5 maiores erros
Cabelo no inverno precisa de cuidados. Coloque em prática já!
Veja + após o anúncio

Você costuma lavar o cabelo com água quente no inverno? Aumenta a quantidade de creme só para conter o frizz? Se você aposta nesses hábitos, saiba que eles não são nada indicados nos cuidados essenciais com o cabelo no inverno. Nessa época do ano, o frio pode agredir as madeixas, deixando os fios com mais frizz, mais opacidade e até com caspa, devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

"Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia. A caspa, como é popularmente conhecida, pode ficar mais ativa no inverno devido ao calor da água no banho. Em muitos casos, é necessário realizar algum tratamento dermatológico mais específico", explica a dermatologista Analupe Webber, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Para quem tem fios cacheados e crespos, é comum perceber que o cabelo fica mais seco nessa época do ano por causa do formato do fio, já que não deixa a oleosidade natural chegar as pontas. Confira os 5 erros mais comuns na hora de cuidar as madeixas no inverno com a explicação de especialistas!

1 - Aumentar o intervalo das lavagens

Um erro muito comum no inverno é passar dias sem lavar o cabelo (parece simples, mas a lavagem dos fios exige cuidados específicos). É certo que os cabelos ficam menos oleosos - ao contrário do que acontece no verão - mas deixar um intervalo maior entre as lavagens pode acumular resíduos no couro cabeludo. A dica é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, vale dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.

"Caso seja necessário lavar o cabelo diariamente, a dica é usar um xampu adequado e a hidratação deve ser feita apenas nos fios, longe das raízes", orienta a dermatologista Mariana Figueiredo, também membro da SBD.

2 - Lavar o cabelo com água quente

E por falar em lavar o cabelo, outro erro comum é usar água quente na hora da lavagem. O indicado é usar água morna ou fria, já que a alta temperatura pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.

Segundo a Dra. Analupe Webber, a água fria mantém a cutícula, que é a porção mais externa do fio do cabelo, fechada, mantendo a hidratação do fio e garantindo mais brilho. Já a água quente abre a cutícula e por isso a dermatologista indica lavar os fios com a água morna e finalizar o banho com a temperatura um pouco mais fria.

3 - Deixar a toalha por muito tempo no cabelo

Sabemos que tirar o excesso de água do cabelo após o banho é fundamental! Só que um erro bem comum é deixar a toalha por muito tempo nos fios: esse hábito pode abafar o couro cabeludo, o que pode enfraquecer o cabelo e até ocasionar queda dos fios. A dica é deixar a toalha enrolada nas madeixas por, no máximo, 10 minutos.

4 - Aplicar mais creme para evitar o frizz

Inverno é a época em que o frizz aumenta. E por isso, muita gente comete o erro de aplicar uma maior quantidade de creme para pentear para conter os fios arrepiados. No entanto, esse hábito é um erro: ao aplicar mais creme, você estará pesando o couro cabeludo com produtos, que podem se transformar em caspa que desidratam o cabelo.

O correto, em caso de frizz, é caprichar nas hidratações, já que o frizz é sinal de que as madeixam precisam de água e nutrientes. Vale apostar em máscaras de hidratação ou umectação com óleos capilares. É hora de criar um cronograma capilar e aqui você encontra todas as dicas para montar o seu!

5 - Não aplicar protetor térmico antes do secador

No inverno, o uso do secador aumenta para algumas pessoas. E um erro comum é deixar de aplicar um protetor térmico antes nos fios, ainda molhados, para protegê-los dos efeitos do calor. Sem proteção, os fios podem ficar ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas. O protetor térmico pode ser encontrado em forma de leave-in, creme para pentear e óleos.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Cabelo Beleza & Estilo Beleza Inverno Outono/Inverno
Sobre o mesmo tema
5 Itens essenciais para cuidar do cabelo e arrasar até o fim do ano!
5 Itens essenciais para cuidar do cabelo e arrasar até o fim do ano!
25 de novembro de 2023
Descubra os segredos da Manteiga de Karité: 5 benefícios incríveis para a pele e cabelo
Descubra os segredos da Manteiga de Karité: 5 benefícios incríveis para a pele e cabelo
11 de novembro de 2023
Notícias similares
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
29 de dezembro de 2023
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias