Francisco Gil revelou como a filha, Sol de Maria, tem lidado com a morte da avó, Preta Gil, que faleceu há 9 dias por complicações de um câncer colorretal. Durante a missa de sétimo dia, realizada nesta segunda-feira (28), o único filho da cantora contou que, muitas vezes, a menina de 9 anos ajuda a consolá-lo.
“A Sol vem dando uma aula pra gente, porque ela sente tudo muito intensamente e, ao mesmo tempo, ela conforta. Falo as coisas para ela e, quando ela me vê fragilizado, vem e traz aquilo de volta. Ela reafirma aquilo que a gente afirma para ela, está vendo tudo que está acontecendo”, contou Fran, em depoimento publicado pela revista Quem.
O músico também afirma que a pequena já tem noção da dimensão de Preta. “Ela sabe do tamanho da avó dela, do que a avó dela é, ela teve essa oportunidade de viver a presença da avó”, celebrou.
Fran também comentou sobre a comoção em torno do velório da mãe, que reuniu uma multidão na sexta-feira (25) no Theatro Municipal. Segundo o artista, a cerimônia atendeu aos desejos de Preta.
"Eu sempre tive essa noção assim, mas aquilo ali foi catártico, bonito demais e acho que atendeu exatamente aquilo que ela, em vida, já esperava. Minha mãe era muito assim: lúdica, vivia a vida desse jeito poético, mesmo. Acho que aquilo tudo que a gente viveu, assim como hoje também, mas ali no Theatro Municipal, foi uma coisa realmente muito bonita", refletiu.
O cantor ainda falou da importância do carinho que tem recebido do público e dos amigos de Preta. "Acho que [o velório] foi o dia que fui mais abraçado e, por meio desses abraços, senti a presença dela de uma forma muito nova, porque tudo que está acontecendo agora é tudo muito novo. É uma reconstrução, mas estou acolhido através desse amor que ela plantou e acho que isso é muito bonito. Sentir esse acolhimento através do que ela provocou nas pessoas.”