Jorge Pontual começa a dar as caras em 'A Viagem', novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, como Tonho, um peão bruto que trabalha na fazenda de Guiomar (Laura Cardoso). No folhetim da Globo, o personagem provoca um desentendimento no casamento de Andrezza (Thaís de Campos) e Raul (Miguel Falabella).
Para o jornal O Globo, o ator comenta a experiência das gravações em 1994: "Foi uma das novelas que eu mais gostei de fazer. Tenho muitas lembranças maravilhosas. Gravava muitas externas, pelo fato de ficar na fazenda. Meu personagem era um campeão de rodeio, eu tinha aulas de equitação três vezes por semana".
O ator também ressaltou o carinho com alguns colegas de profissão: "Outra coisa fantástica foi trabalhar com a Laura Cardoso, uma atriz maravilhosa, muito caridosa. O Miguel Falabella é uma pessoa engraçadíssima, nós ríamos muito no set. Tinha também a Solange Couto, que fazia a minha irmã. Foi gratificante".
Pontual tem diversas novelas no currículo. Ele começou em 'O Dono do Mundo', em 1991, na Globo. Na sequência, fez 'Pátria Minha' (1994), 'Anjo Mau' (1997), 'Uga Uga' (2000) e 'Kubanacan' (2003). Depois emendou alguns trabalhos na Record. Sua última novela na TV foi 'Gênesis', em 2021.
Nos últimos anos, o ator passou a se dedicar a outra grande paixão: o bem-estar. Esse interesse o levou a seguir uma nova trajetória como palestrante e coach. Em suas redes sociais, Jorge Pontual compartilha dicas de alimentação, práticas de autocuidado e mensagens motivacionais, refletindo sua nova fase de vida focada em saúde física e emocional.
"Neste momento, estou explorando muito uma outra parte profissional, pela qual também sou apaixonado. É gratificante quando as pessoas contam que me ouviram falar, que eu mudei a vida delas.", disse ele.
Prestes a completar 60 anos, Jorge Pontual tem cada vez mais cuidado do seu estilo de vida, entre as mudanças, o hábito do jejum intermitente. "Não adianta chegar até uma certa idade, mas tomando remédios, sem qualidade de vida. Eu tenho um prazer muito grande em fazer esse tipo de coisa — conta ele, que há 27 anos tem o hábito de fazer jejum: — Geralmente, no jejum intermitente, eu fico de 16 a 20 horas sem comer. Mas já fiquei 24 horas. Em agosto, vou fazer um jejum de três a quatro dias. Tudo com acompanhamento médico."
O ator é casado com a criadora de conteúdo Marcelle Lacerda, que compartilha sua rotina de um tratamento de um câncer, atualmente em remissão. "Ela teve um câncer muito forte quando morava em Portugal. Eu não estava com ela ainda. Eu a conheci 15 dias depois que ela chegou ao Rio. Eu tinha acabado um relacionamento há pouco tempo, e nos conhecemos no aniversário de uma amiga em comum."
Entrosados, eles têm planos de lançar um podcast sobre saúde. "Já conversamos com as empresas, já está quase saindo. Hoje existem tantas opções saudáveis e funcionais. Na minha época, não tinha muita opção. Não entendo como as pessoas não escolhem isso."