Dia do orgulho crespo: 5 dicas de cuidados para cabelos crespos no inverno
Publicado em 26 de julho de 2024 20:19
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
A data 26 de julho, instituída pela lei 16.682 em 2018, foi determinada como o Dia do Orgulho Crespo em São Paulo. A medida surgiu através de um projeto da artista e deputada Leci Brandão, que buscava dar credibilidade às pautas relacionadas à estética negra.
Dia do orgulho crespo: 5 dicas de cuidados para cabelos crespos no inverno A data 26 de julho, instituída pela lei 16.682 em 2018, foi determinada como o Dia do Orgulho Crespo em São Paulo. A medida surgiu através de um projeto da artista e deputada Leci Brandão, que buscava dar credibilidade às pautas relacionadas à estética negra. Utilize máscaras de hidratação profunda semanalmente, preferencialmente aquelas que contenham ingredientes como óleo de coco, manteiga de karité ou óleo de argan.
Aplicar óleos naturais nos cabelos crespos pode ajudar a reter a umidade e proteger contra o ressecamento
Veja + após o anúncio

Hoje é um dia dedicado para celebrar o Dia do Orgulho Crespo. Além de exaltar os cabelos cacheados e crespos, esta data anual tem como objetivo trazer as mais diversas informações e dicas para esse tipo de madeixa. Veja dicas importantes de como cuidar dos fios na estação atual.

Entenda a origem do Dia do Orgulho Crespo

A data 26 de julho, instituída pela lei 16.682 em 2018, foi determinada como o Dia do Orgulho Crespo, em São Paulo. A medida surgiu através de um projeto da artista e deputada Leci Brandão, que buscava dar credibilidade às pautas relacionadas à estética negra.

O desejo era de exaltar e levar a importância das mais diversas questões acerca dos cabelos naturais, que podem carregar consigo desde histórias de força e resistência à astúcias sobre cuidados capilares. Além disso, a intenção era de trazer acolhimento, empatia e voz para os negros.

Cuidados com os cabelos crespos e cacheados no inverno

Tudo é um pouco mais complicado no frio, a preguiça acaba impedindo de cuidarmos bem dos nossos cabelos. Quando se trata de cabelos crespos, a atenção e cuidado devem ser redobrados.

Afinal, o clima seco e frio pode prejudicar a estrutura dos fios e sua curvatura. É aí que seus inimigos atacam: o frizz, a falta de brilho e o ressecamento, deixando os cachos menos definidos.

Sabendo disso, a especialista capilar e médica da clínica Pineapple Hair Brasil, Anne Melo, separou 5 dicas essenciais para cuidar dos cachos e madeixas nessa estação e manter os fios saudáveis e vistosos para qualquer época do ano. Confira!

Hidratação Profunda Regular

Os cabelos crespos tendem a ser mais secos devido à sua estrutura, que dificulta a distribuição do óleo natural do couro cabeludo até as pontas. No inverno, a umidade do ar é menor, o que pode agravar esse problema. Utilize máscaras de hidratação profunda semanalmente, preferencialmente aquelas que contenham ingredientes como óleo de coco, manteiga de karité ou óleo de argan.

Uso de Óleos Naturais

Aplicar óleos naturais nos cabelos crespos pode ajudar a reter a umidade e proteger contra o ressecamento. Óleos como o de jojoba, abacate e oliva são excelentes opções. Eles ajudam a selar a hidratação nos fios e a proteger contra os danos causados pelo frio e pelo vento.

Lavar com Menos Frequência

Lavar os cabelos com menos frequência no inverno pode ajudar a preservar os óleos naturais do couro cabeludo. Tente espaçar as lavagens uma vez a cada 7-10 dias e utilize shampoos suaves e sem sulfatos para evitar o ressecamento excessivo dos fios.

Proteção Térmica

Se for necessário usar ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, aplique sempre um protetor térmico antes. O frio já contribui para a perda de umidade, e o uso de ferramentas de calor pode agravar ainda mais o ressecamento e a quebra dos fios.

Uso de Toucas e Lenços de Cetim

Elas são ideais para proteger os cabelos crespos durante o inverno. Diferente do algodão, esses materiais não absorvem a umidade dos fios e reduzem o atrito, prevenindo a quebra e o frizz. Eles também são ótimos para usar à noite, protegendo os cabelos enquanto você dorme.

Mas não se esqueça: menos é mais! Procure não exagerar com a quantidade de produtos no cabelo, tudo em excesso faz mal.

"Usar muitos produtos no cabelo pode causar hidrofobia capilar. Os fios ficam inaptos a absorção da água e nutrientes pelo excesso de produtos, o que acaba prejudicando os cabelos, podendo afetar todos os tipos de textura capilar. A quebra, opacidade, rigidez, falta de definição dos fios e dificuldade de absorção da água podem ser sinais de hidrofobia capilar.", alerta a médica.

Palavras-chave
Curiosidades Beleza Cabelo
Sobre o mesmo tema
Chocolate Glaze: essa cor elegante de cabelo já conquistou famosas internacionais e será hit neste Inverno
Chocolate Glaze: essa cor elegante de cabelo já conquistou famosas internacionais e será hit neste Inverno
23 de julho de 2024
Dia da Pizza é todo dia! 15 fotos provam que Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Gisele e mais famosas não tiram o prato da dieta
Dia da Pizza é todo dia! 15 fotos provam que Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Gisele e mais famosas não tiram o prato da dieta
10 de julho de 2024
Notícias similares
Quem são os atores de dorama mais gatos? De 'Os Lucros do Amor' à 'Beleza Verdadeira', elegemos os top 8 galãs da Coréia do Sul
Quem são os atores de dorama mais gatos? De 'Os Lucros do Amor' à 'Beleza Verdadeira', elegemos os top 8 galãs da Coréia do Sul
16 de setembro de 2024
Seu cabelo é o que você come: alimentação e suplementação adequadas são must-have de fios fortes
Seu cabelo é o que você come: alimentação e suplementação adequadas são must-have de fios fortes
17 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias