





Uma xícara de chá pode ser bem mais saudável que uma xícara de café. A bebida milenar é a queridinha de muitas famosas em diversas versões, mas nos últimos tempos uma novidade tem conquistado boa parte das celebridades, em especial Meghan Markle: o kombucha.
Há alguns anos, a esposa do Príncipe Harry, alvo de polêmicas com a Família Real, revelou que costuma tomar uma bebida detox todas as manhãs ao invés de uma xícara de café: "Misturo maçãs, repolho, espinafre, limão e gengibre no meu Vitamix de manhã", garantiu a atriz, que estaria enfrentando uma crise em seu casamento.
Para a revista Glamour americana, a Duquesa de Sussex garantiu que, no fim do dia, seus benefícios vão fazer toda diferença em sua saúde: "Acredito que o suco verde e kombucha são sempre mais eficaz que uma xícara de café expresso. No fim de cada dia, o teu corpo agradece os alimentos saudáveis".
E Meghan Markle não estava errada. A seguir, te contamos os benefícios indispensáveis do kombucha para a saúde. A bebida pode ser preparada em casa, mas comumente é vendida já embalada em estabelecimentos.
Você já ouviu falar no kombucha? Essa bebida fermentada, feita a partir do chá e de uma cultura de bactérias e leveduras, tem ganhado cada vez mais espaço entre o público e as celebridades por seus benefícios à saúde. Mas será que consumir a bebida diariamente pode blindar o corpo contra doenças?
Conhecida por suas propriedades probióticas, o kombucha é uma bebida rica em bactérias benéficas que auxiliam na saúde intestinal. Ele atua como um verdadeiro escudo para o organismo, fortalecendo a flora intestinal e impedindo a proliferação de bactérias nocivas. Além disso, a bebida também é fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas.
Além disso, o chá fermentado é rico em vitaminas do complexo B e em ácido acético, compostos que ajudam a combater infecções e aumentar a resistência do organismo contra vírus e bactérias. Alguns estudos mostram que o kombucha tem polifenóis, compostos bioativos que reduzem a inflamação celular, tornando a bebida muito mais prática para a saúde do que apenas uma opção refrescante.