Paula Braun usou o Instagram nesta terça-feira (11) para fazer um desabafo sobre as expectativas e os julgamentos que recaem sobre as mulheres após o fim de um relacionamento. Em setembro deste ano, ela e o ator Mateus Solano anunciaram o término do casamento de 17 anos. Os dois são pais de Flora, de 15 anos, e Benjamin, de 10.
“O que esperam de uma mulher depois que ela termina um relacionamento? Dentro de uma sociedade misógina e sem muito interesse em mudar isso, ter de dar satisfação sobre o término de uma relação que foi pública é desafiador. O julgamento recairá, em sua grande maioria das vezes, sobre nós, mulheres”, começou a atriz.
Paula também criticou a forma como parte do público e da imprensa lidam com separações de figuras públicas. “E vão criar um culpado, um motivo, um absurdo qualquer e seguirão alimentando essa misoginia junto de uma indústria de cliques que não se preocupa e nem se responsabiliza pela devastação que causa na vida dos envolvidos, nem com o hoje, nem com o amanhã”, afirmou.
A atriz ainda compartilhou detalhes sobre seu processo pessoal após o fim do relacionamento. “Eu e Mateus nos separamos, definitivamente, no final de maio, início de junho. Temos uma relação de afeto, construída ao longo de 17 anos, que nos permite viajar com nossos filhos mesmo estando separados. Já o fizemos e faremos muitas vezes ainda”, disse.
Paula destacou que o foco do ex-casal está no bem-estar dos filhos: “Eles sempre terão a nós dois, deixamos isso claro a eles todos os dias. Dito isso, quem já terminou uma relação longa sabe como a gente luta para se achar, para se redescobrir, para explorar novas formas de viver e de se olhar”, completou, agradecendo o apoio que tem recebido de pessoas próximas. “(Obrigada aqui a todas as minhas amigas tão importantes e presentes, vocês são maravilhosas e a base de toda a minha força)”.
Para Paula, essa narrativa é ultrapassada e precisa ser desconstruída. “Querem nos ver dentro do eterno clichê de sofrimento e dor, da mulher que ‘não deu certo’ porque não casou, porque separou ou porque não teve filhos. Bobagem. A nossa maior arma é nossa alegria. Nossa capacidade de se refazer, reinventar. De nos colocarmos no centro das nossas vidas com aquilo o que nos faz felizes”, afirmou.
Ela ainda destacou que as escolhas femininas devem ser respeitadas. “Se for o casamento? Ok! Que seja uma escolha, não um objetivo. Temos nosso trabalho, nosso lazer, nossa relação maternal (para quem é mãe), nossas viagens, nossa sexualidade e as grandes descobertas que existem no mundo”, acrescentou.
Encerrando o texto, Paula afirmou que não pretende romantizar a separação, mas encarar o processo com leveza. “Não estou dizendo que é fácil, não é. Mas a vida só é completa se feita de beleza e dor, não existe felicidade sem que se conheça a tristeza. E tudo bem. Ciclos de alegria e sofrimento sempre virão e sempre passarão. A leveza com a qual a gente os enfrenta é que fará a diferença. Coragem. Avante. Vamos viver”, concluiu.
Nos comentários, o ex-marido, Mateus Solano, demonstrou apoio e carinho à atriz. “Viva você sempre! Em todas as fases da sua vida. Te amo”, escreveu o ator.
player2
player2
player2