Um dos doramas mais assistidos dos últimos meses na Netflix, 'Além do Direito' fez sucesso entre o público e até barrou 'Wandinha' de quebrar um recorde importante. A série chegou ao fim no último final de semana com os últimos episódios lançados pela plataforma de streaming e deixou boa parte do público com a pulga atrás da orelha.
Afinal de contas, Yoon Seok-hoon e Kang Hyo-min ficam juntos no final? Essa pergunta passou pela mente do público durante toda a temporada da série, que não focou no romance e sim no dia a dia do escritório Yullim Law Firm, que também foi cenário para diversas operações controversas.
O Purepeople assistiu à final de 'Além do Direito' e agora te explica todos os detalhes do final do dorama da Netflix. Leia atentamente, porque você certamente deixou algo passar batido no 12º episódio.
[Atenção: este texto contém spoilers da série mencionada. Caso você não queira vê-los, aconselhamos que não continue a leitura].
O desfecho de 'Além do Direito' pode até deixar a impressão de suspense, mas não se engane: no fundo, é um final feliz. O último episódio se estende em várias tramas paralelas e até perde ritmo em certos momentos, especialmente com o drama em torno do escritório Yullim, que poderia ter sido mais objetivo.
O arco de Na-yeon, por exemplo, já tinha peso suficiente para segurar a responsabilidade de manter a firma em pé. Mesmo assim, a série faz questão de entregar resoluções individuais para cada personagem, ainda que algumas pareçam corridas, como o casal secundário, que merecia um desfecho melhor. É aquele típico caso de dorama que começa brilhante, mas perde fôlego perto do fim.
O grande julgamento do episódio final traz um casamento por contrato em crise. Nele, marido e mulher vivem juntos por conveniência, sem amor envolvido, porém, quando o marido decide pedir o divórcio alegando ter se apaixonado por outra, a situação vira um impasse: judicial e conflito de interesses que os leva a procurar meios legais.
No início, o objetivo do casal era criar o filho, concebido por fertilização in vitro, em um ambiente estável. Hyo-min, que defende a esposa, precisa enfrentar seu ex, Seong-chan, que sustenta que esse tipo de contrato acaba com a própria ideia de matrimônio.
Ela rebate, lembrando que casamentos arranjados e de conveniência também existem. No fim, a decisão é favorável ao marido, mas o episódio deixa claro o quanto Hyo-min não abre mão de seus princípios, rejeitando até um pedido de reconciliação do ex, Seong-chan. O momento é flagrado por Seok-hoon, cuja relação com a protagonista ainda é um mistério.
Enquanto isso, Min-jeong enfrenta inseguranças no relacionamento com Jin-woo, que é dez anos mais novo que ela. Depois de uma conversa com amigas, entre elas a irmã dele, a mocinha começa a repensar a diferença de idade e a pressão social que enfrentaria, levando-a a se afastar do amado.
Mas o afastamento não vai muito longe, já que Jin-woo descobre tudo e a confronta. Ela admite que o ama, mas também que precisa pensar em si mesma. Convencido de que o amor deve ser levado até o fim, Jin-woo pede conselhos a Seok-hoon e Hyo-min, que compartilham visões diferentes sobre casamento.
Inspirado pelos conselhos que ouve e destinado a lutar pelo seu amor, ele faz uma proposta de casamento em público, na frente dos colegas. Min-jeong aceita, reforçando a mensagem que o dorama quis passar: o amor pode superar dificuldades e preconceitos, mesmo quando envolve temas considerados tabu na Coreia.
No campo profissional, Na-yeon descobre os esquemas de Ko Seung-chol, que desviava recursos da Yullim para seus próprios interesses políticos. Com apoio de Seok-hoon e outros colegas, ela consegue salvar a Hynic Core de um contrato desastroso e ainda dá os primeiros passos para transformar Yullim em um escritório mais justo e transparente.
Paralelamente, um retorno que o público esperou ao longo de todos os episódios: Hyo-ju, irmã gêmea de Hyo-min, aparece no episódio final em uma visita emocionante aos pais. Agora mais independente, capaz de se comunicar melhor e até falar, ela emociona a família e dá um encerramento à sua própria trajetória - que, cá entre nós, não foi abordada o suficiente.
A grande questão do final de 'Além do Direito', claro, é o futuro de Hyo-min e Seok-hoon. O destino dá uma ajudinha inusitada quando os dois são pareados por um aplicativo de encontros com inteligência artificial. O encontro, cheio de pequenos gestos, deixa no ar que eles formam um casal improvável, mas promissor.
Já no fim do dorama, Hyo-min reflete sobre tudo o que aprendeu sobre amor no trabalho: romântico, familiar, parental e até os limites do casamento. Ela agradece a Seok-hoon por tê-la ajudado a compreender esses diferentes sentidos do amor e aproveita para questionar o galã sobre sua própria definição.
Antes da resposta tão esperada pelo público, a cena se encerra ao som da música 'You Give Me Hope'. O dorama não mostra a escolha final, mas sugere que os dois, apesar das diferenças, estão prontos para dar uma chance ao que sentem um pelo outro.