Fiuk foi cortado de 'Além do Horizonte' por falta de perfil: 'Não tinha a ver'
Publicado em 16 de outubro de 2013 14:17
Por Purepeople
Juliana Paiva e Fiuk por pouco não formaram um par romântico na próxima novela das sete, "Além do Horizonte". O ator e cantor era a primeira opção da direção para dar vida ao personagem William, protagonista da trama, mas, nos testes, ele foi cortado. Segundo o diretor Ricardo Waddington, houve uma adequação na escalação e Thiago Rodrigues ficou em seu lugar. "O Fiuk participou dos workshops por uma semana e, depois, fez um teste. Eu tinha uma ideia do personagem, mas não possuía certeza se ele podia fazer ou não. Não por incapacidade, mas por perfil. E foi isso: teve um ótimo desempenho no teste, mas não tinha a ver com o personagem", contou Waddington, na coletiva de imprensa para apresentar "Além do Horizonte". Na história, William é um jovem de origem humilde, nada gentil e irônico. Apesar de ser estudioso, o personagem ainda não conseguiu completar a faculdade de História e ganha a vida fazendo trabalhos e monografias para alunos preguiçosos. Com a reprovação, Fiuk não só perdeu o
Fiuk foi cortado de 'Além do Horizonte' porque não tinha perfil para ocupar o posto de protagonista (16 de outubro de 2013)
Thiago Rodrigues ocupou o posto de protagonista de 'Além do Horizonte' e vai formar par com Juliana Paiva
Ricardo Waddington é o diretor-geral de 'Além do Horizonte'
Thiago Rodrigues vai interpretar o protagonista William, em 'Além do Horizonte'
Fiuk foi bem nos testes para 'Além do Horizonte', mas não apresentou o perfil que o protagonista pede
Thiago Rodrigues e Juliana Paiva vão interpretar os protagonistas William e Lili, em 'Além do Horizonte'
Thiago Rodrigues e Juliana Paiva com Vinicius Tardio e Christiana Ubach, protagonistas de 'Além do Horizonte'
Giovanna Antonelli interpretou a personagem Capitu, na novela 'Laços de Família' (2000)
Giovanna Antonelli fazia par com Luigi Barricelli em 'Laços de Família' (2000)
Vanessa Mesquita interpretou Simone, a amiga de Capitu, em 'Laços de Família' (2000)
Vanessa Mesquita foi aprovada para interpretar Capitu em 'Laços de Família', mas ficou com o papel da amiga dela, Simone
Veja + após o anúncio

Juliana Paiva e Fiuk por pouco não formaram um par romântico na próxima novela das sete, "Além do Horizonte". O ator e cantor era a primeira opção da direção para dar vida ao personagem William, protagonista da trama, mas, nos testes, ele foi cortado. Segundo o diretor Ricardo Waddington, houve uma adequação na escalação e Thiago Rodrigues ficou em seu lugar.

"O Fiuk participou dos workshops por uma semana e, depois, fez um teste. Eu tinha uma ideia do personagem, mas não possuía certeza se ele podia fazer ou não. Não por incapacidade, mas por perfil. E foi isso: teve um ótimo desempenho no teste, mas não tinha a ver com o personagem", contou Waddington, na coletiva de imprensa para apresentar "Além do Horizonte".

Na história, William é um jovem de origem humilde, nada gentil e irônico. Apesar de ser estudioso, o personagem ainda não conseguiu completar a faculdade de História e ganha a vida fazendo trabalhos e monografias para alunos preguiçosos. Com a reprovação, Fiuk não só perdeu o posto de protagonista como também ficou fora da história.

"Ele até poderia fazer outro papel, mas eu tinha pensado nele para protagonista. Para outros personagens, pensei outras pessoas", explicou o diretor, completando que o filho de Fábio Jr. entendeu a situação. "Ele tem maturidade para isso. Colocar um bom ator num personagem que não tem a ver com ele é um grande passo para derrubá-lo. Nossa intenção é sempre que o ator se dê bem e brilhe".

Testes x Ego

A aplicação de testes em atores já conhecidos é uma prática defendida por Waddington. "Acho isso muito natural e, no exterior, é uma prática muito comum. Uma novela é muito cara. Você tem que minimizar riscos. O risco maior tem que ser a história que você vai contar, não as escolhas de elenco", defendeu.

"Em 'Joia Rara', por exemplo, todo o elenco fez teste para adequação ao personagem. Mariana Ximenes, Letícia Spiller, todo mundo. Nunca julgando se o ator é bom ou ruim. Você julga se sua escolha de ator para aquele personagem é correta ou não".

Colocar atores conhecidos em situação de teste mexe com o ego dos artistas, mas, para o diretor, isso é algo facilmente contornado. "Vaidade faz parte do ser humano. Trabalhar esses temperamentos faz parte de quem lidera um grupo. Tenho que lidar com isso como lido com qualquer coisa, como uma dor de cabeça, briga com marido, carro que quebrou".

'Laços de Família'

Como para toda regra existe uma exceção, há casos de pessoas que foram reprovadas e, mesmo assim, brilharam. Giovanna Antonelli é um exemplo. Em 2000, Giovanna Antonelli tinha acabado de sair de "Malhação", em que interpretava Isa, a filha do professor Pasqualete (Nuno Leal Maia), quando fez testes para viver a prostituta Capitu, em "Laços de Família", novela de Manoel Carlos.

"Fiz vários testes com ela. A Giovanna teve até que ficar nua porque era uma exigência para o papel. Mas ela foi reprovada e ficou com o papel da Simone, a amiga da Capitu. A aprovada para viver a personagem principal do núcleo foi a Vanessa Mesquita", relembrou Waddington. "Estava tudo certo, até o Maneco confirmou".

A estrela de Giovanna, no entanto, brilhou. "Na leitura dos textos, percebi que tinha errado. Chamei as duas atrizes e assumi meu erro. Disse que a Giovanna tinha que fazer a Capitu e, a Vanessa, a amiga. Depois disso, ela explodiu e virou uma estrela", disse Waddington. Em seguida, a atriz protagonizou "O Clone" (2001), como Jade, e o resto da história todo mundo sabe.

Destino

Vanessa Mesquita ainda fez na Globo "O Quinto dos Infernos" (2002) e "Cobras & Lagartos" (2006). Depois foi contratada pela Record e está afastada da TV desde "Máscaras" (2012). "Penso na responsabilidade que tenho na vida de um monte de gente. Faz parte do meu trabalho, assim como um médico acorda de manhã e tem noção de que vai operar e lidar com a vida de dez pessoas", avaliou o diretor.

"A vida dos atores não está nas minhas mãos, mas posso dar uma grande mão para que a vida delas seja melhor ou pior. A escolha foi minha, mas em 'Laços de Família', por exemplo, o que contou mesmo foi o talento e o carisma da Giovanna. A Capitu foi um sucesso por causa dela".

(Por Anderson Dezan)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Fiuk
Fiuk
Fiuk, após briga que foi parar na polícia no passado, posa com o irmão Záion e sua ex-madrasta Mari Alexandre. Confira!
11 de julho de 2023 19:15
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas TV Principais notícias
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': Nizam não vai participar da festa de hoje! Após dia repleto de choros e polêmicas, brother afirma que 'não consegue ser falso'
'BBB 24': Nizam não vai participar da festa de hoje! Após dia repleto de choros e polêmicas, brother afirma que 'não consegue ser falso'
17 de janeiro de 2024
No 'BBB 24', Wanessa confessa que tem perfil fake para stalkear Dado Dolabella. 'Não queria que ele visse'
No 'BBB 24', Wanessa confessa que tem perfil fake para stalkear Dado Dolabella. 'Não queria que ele visse'
23 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
8 de fevereiro de 2024
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
20 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias