
Essa menina nasceu em São Paulo e começou a trabalhar em uma rádio como secretária com apenas 17 anos, muito tempo antes de se formar em Rádio e TV. O sucesso para o grande público começa em 1994, quando ela se torna apresentadora de programas voltados ao público feminino - cargo que ocupa até hoje com maestria. Reconhece? É a Cátia Fonseca.
Fotos de Cátia aos 19 anos foram publicadas pela própria atriz no Instagram, em dezembro do ano passado. “TBT dos meus 19 aninhos! Uma fase cheia de sonhos, descobertas e momentos que marcaram para sempre”, escreveu a apresentadora, hoje com 56 anos.
Cátia se firmou como apresentadora em 1999, ano em que recebeu a difícil missão de substituir Ana Maria Braga no programa “Note e Anote”, exibido pela Record TV. Ela conseguiu alavancar os números de audiência, mas foi retirada do ar sem grandes explicações ao público. Claudete Troiano assumiu a atração, que ficou na grade até 2005.

Em 2022, Cátia deu fim ao mistério que durou 22 anos: ela deixou a Record porque tentou desmascarar um esquema fraudulento que acontecia nos bastidores da emissora.
"Veio uma determinada pessoa, contato comercial, e falou assim: 'Olha, Catia, a gente vai ter umas ações no programa, seu cachê é tanto. Mas a gente queria fazer o seguinte: te dar três vezes mais [do que está no contrato]. É um outro negócio que a gente vai fazer. Aí a gente paga e você repassa pra mim'. Falei: 'Então, isso é jabá, eu não faço jabá. Eu quero ganhar o que tá determinado que vou ganhar'. O que é seu, é seu, se não é seu e você pegou, é ilícito, é roubo", disse Cátia, em entrevista a Leo Dias, na época, colunista do portal Metrópoles.
Cátia receberia um terço do valor a mais e o resto, teria de ser repassado ao funcionário do setor comercial. A apresentadora, então, decidiu denunciar o esquema com um diretor artístico da emissora, mas foi surpreendida: ele sabia de tudo e era parte do bando.

"Cheguei lá pra um diretor artístico e falei: 'Eles me ofereceram isso, isso, isso'. Ele falou: 'Acho que você não entendeu'. Eu não tinha entendido", relembra Cátia. "Era sabido, eu entreguei o bandido pro chefe do crime. Na hora, não pensei. Era um grupo, esse e o outro", explanou.
Após esse episódio, começaram os primeiros burburinhos de uma saída de Cátia da Record. Até mesmo Hebe Camargo procurou a apresentadora para alertá-la de sua demissão. Em setembro de 2000, ela foi dispensada e Claudete assumiu o "Note e Anote". A apresentadora continuou na geladeira até o fim definitivo de seu contrato.
"Hoje, eu também não aceitaria, mas eu faria diferente. Eu falaria: 'me desculpa, mas eu não compactuo com isso'. A forma como eu falei com o cara... Você não pode afrontar ninguém. Você pode dizer que não participa, mas não pode afrontar ninguém. Se você medir forças, então, o crachá dele vai bater o de qualquer um", refletiu.