Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Órfãos da Terra
Novela Verão 90
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Jezabel
Novela Bom Sucesso
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
BBB19
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Alta-costura: highlights de 2018 na moda. Veja fotos!

Compartilhe no Facebook
A alta-costura é francesa e atende a um seleto número de fashionistas no mundo todo: aproximadamente 4000 pessoas chamadas de "colecionadoras" podem viver a experiência de consumir peças de luxo exclusivas que são verdadeiras obras de arte. Não por acaso, a "haute couture" parisiense é puro desejo e inspira o mundo da moda com sua exuberância ano a ano.

A história da alta-costura é antiga, começou no século XIX, com Charles Frederick Worth, costureiro inglês que vestia a realeza européia. Foi ele também o primeiro a promover um desfile de moda (com modelos na passarela!) e considerado "o pai da alta-costura". Desde então, a indústria da "haute couture" cresceu e, paralelo a ela, grandes grifes conquistaram seu lugar nas Semanas de Moda Internacional lançando tendências que se espalham mundo afora.

Veja também

Alta-costura? Só em Paris!

Sabia que o termo "haute couture" tem origem francesa e desde 1945 é protegido por lei pela Chambre Syndicale de la Haute Couture? É essa instituição que se certifica que a grife que carrega esse título está apta e preenche muitas regrinhas específicas: usar somente matéria-prima de alta qualidade, ter processos de confecção quase que exclusivamente manuais (encomendada e sob medida, uma peça exclusiva pode levar muito tempo para ficar pronta, até 1000 horas de trabalho!), possuir um número mínimo de funcionários especialistas no tema, preencher os requisitos na escolha de sua "maison" em pontos estratégicos e luxuosíssimos de Paris, ter um perfume assinado pela grife e apresentar duas coleções ao público por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite - além da comprovação de rendimento financeiro dentro dos padrões determinados. Entre as grifes de "alta-costura", título esse que é concedido exclusivamente pelo Ministro da Indústria na França, existem ainda outras divisões que atendem a um seleto grupo de compradores.

début

Depois de uma longa vida figurando nas Semanas de Moda internacional e sendo referência em muitas frentes (até em moda praia!), Sonia Rykiel comemorou 50 anos de marca apresentando sua primeira coleção de alta-costura, "L'Atelier Sonia Rykiel". Aganovich e o marroquino Noureddine Amir também fizeram sua estreia na passarela, convidados pela Chambre Syndicale de la Haute Couture. Vetements, Acne Studios e Peter Dundas voltaram para a semana de moda de alta-costura.

25 anos de Viktor & Rolf

Em 2018 a marca completou 25 de história e apresentou na sua coleção de outono/inverno 25 looks icônicos da marca com pouca cor e muitos cristais. Além disso, a dupla lançou um livro de retrospectiva em comemoração.

"Caraman"

A Givenchy, grife queridinha de it girls no Brasil e no mundo, homenageou Hubert de Givenchy, fundador da marca falecido este ano, com uma coleção batizada de "Caraman" celebrando sua vida, obra e elegância atemporais.

O retorno de Balmain em 2019

Em 2018, ano em que o estilista Olivier Rousteing assume a Balmain - e seus irresistíveis ombros marcados! A grife anuncia a volta às passarelas em janeiro de 2019, depois de 17 anos fora delas. A última vez que a marca desfilou uma coleção de "alta-costura" foi em 2002, ainda sob a direção criativa de Oscar de la Renta.

As grifes do momento

Atualmente, fazem parte da "haute couture" parisiense: Alberta Ferretti Limited Edition, Alexandre Vauthier, Alexis Mabille, Armani Privé, Azzaro, Chanel , Christian Dior , Elie Saab, Fendi, Giambattista Valli, Givenchy, Guo Pei, Iris van Herpen, Jean Paul Gaultier, Maison Francesco Scognamiglio, Maison Margiela, Ralph & Russo, Ronald van der Kemp, Schiaparelli, Sonia Rykiel, Valentino, Viktor & Rolf e Zuhair Murad.

Confira a nossa galeria de fotos e inspire-se com os highlights de 2018.

(Por Veronica Fantoni)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.