Giuliana (Ana Paula Arósio) vai passar por diversos conflitos nos próximos capítulos de 'Terra Nostra'. Em breve, a imigrante descobrirá onde está seu filho biológico que, sem menos esperar, é criado por sua nova amiga, Hortência (Claudia Raia).
No entanto, a alegria da italiana não durará muito tempo, já que o menino adoecerá gravemente e será dado como morto. Na ocasião, o médico dirá que fez tudo para salvar Juanito, mas infelizmente não resistiu.
Aflita, Giuliana exigirá para ver o filho, mas o especialista tentará convencê-la de que é preciso aguardar até que o corpo seja levado ao necrotério. Desesperada, ela começará a gritar, até que invadirá a sala, mas Marco Antônio (Marcello Antony) a retirará antes que ela perca o controle.
Nesse momento, Mariana (Tânia Bondezan) percebe que Juanito está com sinais vitais, e, ao invés de contar a novidade para Juliana, prefere esconder o menino na Santa Casa para se recuperar por completo.
Para a governanta, esse é um gesto de vingança contra Giuliana por ter abandonado Francesquinho para fugir com Matteo (Thiago Lacerda).
A angústia tomará conta da protagonista da novela da Globo, que estará completamente sozinha: Juanito foi dado como morto, enquanto Aninha e Francesquinho estão sob os cuidados da família Magliano.
O final dessa história será repleta de emoções. No último capítulo, Mariana surgirá trabalhando ao lado das freiras na Santa Casa. Juliana visitará Francesquinho, que não o vê há muito tempo, mas o menino não a reconhecerá devido ao longo tempo afastados.
Ao se preparar para deixar o orfanato, ela será surpreendida por Juanito, que a chamará de 'mãe'. Paralisada, Giuliana perceberá que o filho que julgava morto está vivíssimo.
A emoção tomará conta da bela moça, que, após abraçá-lo, pedirá explicações à Mariana: “Um milagre aconteceu quando eu tirei esse bambino daquele hospital". Ainda questionada, a governante responderá com tranquilidade: “Todas as crianças estavam morrendo daquela doença… eu só fiz o que o meu coração mandou naquela hora”.
Nesse instante, Juliana agradecerá os cuidados de Mariana e, aos prantos, levará o filho embora com ela.