






Tania Bulhões é uma conhecida designer brasileira, particularmente famosa por seu trabalho nas áreas de decoração e design. Recentemente, ela se viu em uma grande polêmica envolvendo sua marca e o caso está dando o que falar nas redes sociais.
Em janeiro, a influenciadora Izadora Palmeira compartilhou uma descoberta curiosa em um restaurante na Tailândia. A xícara usada para servir cafés por cerca de R$ 5 era idêntica à peça da coleção Marquesa, de ninguém mais, ninguém menos do que Tânia Bulhões, cujo preço no Brasil é de R$ 210.
Deixando tudo ainda mais chocante, a única diferença aparente entre os itens de Tânia e a exibida pela influenciadora era a assinatura da marca impressa na peça. O vídeo rapidamente se espalhou na internet e criadores de conteúdo, como Isa Rangel, levantaram uma discussão, indicando que os clientes poderiam até mesmo raspar o logo do fundo da xícara para verificar a origem do produto.
Outro detalhe comentado entre os internautas é que o design da xícara é supostamente inspirado por paisagens em Minas Gerais, mas o limão siciliano estampado na peça seria, na verdade, originário do sudeste asiático. Eita!
A marca emitiu uma nota oficial, afirmando seu histórico de 35 anos de busca por qualidade, ressaltando a importância de proteger seus designs.
No entanto, admitiram que, no passado, houve falta de controle sobre a produção, o que resultou na venda, sem autorização, de peças não alinhadas aos seus padrões de qualidade.
Além disso, foi destacado que as coleções de Tânia Bulhões, como a Marquesa, frequentemente são copiadas, o que levou a empresa a reforçar sua cadeia produtiva.
"Com 35 anos de história, a Tania Bulhões sempre buscou os melhores fornecedores e artesãos para garantir a qualidade dos seus produtos. Desde os primeiros anos da marca, quando ainda éramos pequenos, com poucas lojas, trabalhamos com centenas de parceiros em dezenas de países, espalhados por todos os continentes do planeta. Essa abordagem nos permitiu crescer e levar a essência da marca para novos mercados, mas também nos trouxe aprendizados importantes.
À medida que crescemos, percebemos que, especialmente com coleções antigas, poderíamos ter tido um controle mais rigoroso sobre nossa propriedade intelectual. Naquele momento, ainda não tínhamos a estrutura que temos hoje para proteger integralmente nossos designs e garantir um acompanhamento mais próximo da produção. Um de nossos parceiros, sem nossa autorização, vendeu no mercado local sobras de produção com defeito, algo que nunca esteve alinhado com os padrões da marca. Esse aprendizado reforçou nossa decisão de fortalecer cada vez mais nosso processo produtivo, assegurando que a originalidade e identidade da Tania Bulhões sejam sempre preservadas.
Nesse contexto, vale esclarecer um tema que ocasionalmente gera polêmica: a coleção Marquesa, criada em 2004. Além de ser um ícone no portfólio da marca, a coleção foi registrada em um livro editado pela própria Tania Bulhões em 2011, cujas fotos seguem disponíveis e que, inclusive, ainda pode ser adquirido em diferentes livrarias online. No mesmo ano, uma novela da Rede Globo exibiu cenas em que a xícara utilizada era da coleção Marquesa, da Tania Bulhões, reforçando a presença da marca em cenografias de grandes produções. A Rede Globo sempre adquiriu produtos da Tania Bulhões para cenografia de suas produções, algo que pode ser facilmente verificado com a própria emissora.
A Tania Bulhões também tem seus produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história.
Nos últimos anos, demos passos fundamentais nessa direção. Um dos marcos mais importantes desse movimento foi a aquisição do controle acionário da Royal Limoges, há cerca de dois anos. Essa é uma das fábricas de porcelana mais tradicionais da França, com mais de 200 anos de história. Durante anos, essa manufatura foi nossa parceira na produção de porcelana e, com o tempo, essa conexão se tornou ainda mais estratégica. Hoje, contar com a produção em Limoges significa preservar uma das mais ricas tradições artesanais da porcelana mundial. Essa aquisição nos permitiu consolidar ainda mais nosso controle produtivo, garantindo que cada detalhe das nossas coleções siga os mais altos padrões de qualidade e design autoral, alinhando tradição e inovação para entregar peças verdadeiramente únicas.
Estamos avançando ainda mais nessa verticalização. Há cerca de um ano, iniciamos a construção da nossa própria fábrica em Uberaba, Minas Gerais, nossa cidade natal. No futuro próximo, toda a porcelana que não for produzida na Royal Limoges será feita nessa nova unidade. Esse projeto não apenas nos dá mais controle sobre qualidade e propriedade intelectual, mas também nos enche de orgulho por trazer parte essencial da nossa produção para o Brasil. Investir em Uberaba, nossa cidade natal, é reafirmar nosso compromisso com nossas origens, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo ainda mais a identidade da Tania Bulhões no mundo.
O que nunca muda é o nosso compromisso com a excelência. Seguimos investindo no aprimoramento dos nossos processos e na valorização do design autoral, sempre com transparência e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que luxo é sinônimo de inovação e tradição, e por isso seguimos aprimorando cada detalhe da nossa produção, equilibrando a herança artesanal com a evolução constante".