Alpiste do bem! Semente em 'mamas' ajuda na autoestima de mulheres após câncer
Publicado em 8 de outubro de 2018 06:55
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
O projeto 'Mamas do Amor' foi criado em 2016 por Fernanda Chahin, de São Paulo, após passar por uma mastectomia bilateral e não se adaptar ao expansor que iria prepara o corpo para próteses de silicone. 'Eu fiz teste com outros produtos, como isopor, poliuretano, painço, mas nada funcionou melhor que o alpiste', afirmou a advogada em conversa com o Purepeople.
O projeto Mamas do Amor cria mamas de alpiste para pacientes que passaram por mastectomia após terem câncer de mama
'Tive câncer de mama em 2016 e precisei passar por mastectomia bilateral, tirei as duas mamas', conta Fernanda Chahin ao Purepeople
A advogada Fernanda Chahin criou o projeto após passar por mastectomia em 2016
O projeto Mamas do Amor doa mamas feitas de alpiste e meias 3/4 e resgata a autoestima de pacientes após o câncer de mama
O projeto Mamas do Amor aceita doações voluntárias de meias e alpista, além de ajuda financeira
O projeto Mamas do Amor já distribuiu mais de 6 mil mamas de alpiste para mulheres mastectomizadas
As 'mamas do amor', confeccionadas com alpiste, são enviadas pelo correio para todo Brasil
Veja + após o anúncio

A conscientização sobre o câncer de mama, destacada neste mês com o Outubro Rosa, deve ser multiplicada. Foi pensando nisso que a advogada Fernanda Chahin criou o projeto "Mamas de Amor": normalmente, quando estabelecemos uma correlação entre a doença e alimentação, costumeiramente listamos os alimentos podem ajudar na prevenção da doença ou que devem ser evitados durante o tratamento. Mas Fernanda foi além e viu em uma semente uma nova possibilidade após enfrentar a doença. "Tive câncer de mama em 2016 e precisei passar por mastectomia bilateral, tirei as duas mamas. No lugar delas, foi colocado um expansor para colocar próteses de silicone posteriormente", relata ao Purepeople. Após uma complicação com o expansor, ela precisou retirá-lo e, ao se ver sem os seios e com problemas de autoestima, inovou: "Decidi fazer a mama de alpiste para colocar no sutiã e melhorar o caimento das roupas".

Doações através da web: 'No Facebook'

A escolha do material foi feita depois de conversas com outras mulheres que passaram pelo tratamento e alguns experimentos com outros materiais. "Quem me deu a ideia do alpiste foi uma outra paciente, que disse que, antigamente, se usava o alpiste para fazer o preenchimento. Depois eu fiz teste com outros produtos, como isopor, poliuretano, painço, mas nada funcionou melhor que o alpiste", explica Fernanda. Com o sucesso de sua experiência, ela decidiu multiplicar sua alegria: "Decidimos colocar no Facebook para doar, porque é um material barato e que qualquer pessoa pode ter acesso a elas, seja fazendo ou recebendo a nossa doação, através do site, de modo gratuito".

Acessório pode entrar no mar e na piscina

As mamas de alpiste ainda podem entrar na piscina e no mar, desde que estejam devidamente protegidas por um preservativo masculino. "Um dia, uma paciente me ligou e disse que queria entrar na piscina. Então uma das voluntárias, a Ângela, deu essa ideia, 'por que a não colocar ela dentro de uma camisinha?'. Eu fiz o teste, deu supercerto e agora a gente indica para todas". E, para quem quiser contribuir, é possível enviar produtos ou quantias em dinheiro. "Recebemos doações de meias três quartos novas, alpiste canadense e dinheiro, para conseguirmos colocar as doações nos correios", afirma Fernanda, que contabiliza mais de 6 mil doações. Para quem mora em São Paulo, é possível aprender pessoalmente com ela: "Duas vezes por ano fazemos um mutirão no salão de festas do meu prédio com 100 voluntárias aproximadamente que ajudam a elaborar estas mamas".

© Divulgação, Mamas de Alpiste

(Por Marilise Gomes)

Palavras-chave
Mulher Saúde Doença Outubro Rosa Bem-estar
Sobre o mesmo tema
Morte de atriz de 'Perfil Falso' aos 34 anos causa choque após 5 meses de diagnóstico de câncer de mama e ovário
Morte de atriz de 'Perfil Falso' aos 34 anos causa choque após 5 meses de diagnóstico de câncer de mama e ovário
23 de outubro de 2023
Pai de Neymar, após ser exposto ajudando Daniel Alves, sofre turbulência em seu namoro e toma indireta: 'Cobra'
Pai de Neymar, após ser exposto ajudando Daniel Alves, sofre turbulência em seu namoro e toma indireta: 'Cobra'
12 de janeiro de 2024
Notícias similares
Lutando contra leucemia, Fabiana Justus se declara para babá por cuidados no hospital e detalhe emociona: 'Lutar junto comigo'
Lutando contra leucemia, Fabiana Justus se declara para babá por cuidados no hospital e detalhe emociona: 'Lutar junto comigo'
3 de fevereiro de 2024
Vidente prevê doença contagiosa após Carnaval 2024 e alerta para 'pereba sem fim'; Márcia Sensitiva compara com a Covid-19!
Vidente prevê doença contagiosa após Carnaval 2024 e alerta para 'pereba sem fim'; Márcia Sensitiva compara com a Covid-19!
12 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias