Gloria Maria, 'a mulher que morreu sem idade': entenda o mito em torno da data de nascimento da jornalista
Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 11:36
Publicado em 2 de fevereiro de 2023 11:35
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Gloria Maria tratava com bom humor a curiosidade sobre sua idade, mas sempre preferiu não revelá-la. Relembre declarações da jornalista sobre o tema!
A jornalista Gloria Maria morreu na manhã desta quinta-feira (02) Gloria Maria, além do legado para a TV brasileira, deixou um dos principais mitos do show business: afinal, quantos anos ela tinha? Idade de Gloria Maria: apesar de tratar do tema - e do mistério em torno do assunto - com muito bom humor, ela nunca revelou oficialmente sua data de nascimento Gloria Maria sempre negou esconder a idade e alegava apenas que não tinha nenhum interesse em divulgá-la Gloria Maria: descoberta da idade da jornalista se tornou alvo de investigação por jornalistas de celebridade
Veja + após o anúncio

A jornalista Gloria Maria morreu na manhã desta quinta-feira (03) e além do legado para a TV brasileira, deixou um dos principais mitos do show business: afinal, quantos anos ela tinha? Apesar de tratar do tema - e do mistério em torno do assunto - com muito bom humor, ela nunca revelou oficialmente sua data de nascimento. A única certeza era de que ela comemorava seu aniversário no dia 15 de agosto.

Gloria sempre negou esconder a idade e alegava apenas que não tinha nenhum interesse em divulgá-la. "Eu viajo o tempo todo. Aonde vou preciso mostrar minha identidade. Não tenho como esconder a idade. Todo mundo sabe, não existe mistério. Mas isso virou um folclore. Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: 'Essa mulher tem 200 anos'", disse a jornalista, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Vaidosa, ela garante que ninguém acreditava quando revelava a idade. "O que vou fazer? Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?", brincou, à mesma publicação.

A decisão de Gloria em não divulgar a idade publicamente sempre foi erroneamente interpretada como uma maneira de esconder o envelhecimento. No entanto, tratava-se de uma questão cultural que já perpetuava toda a família da jornalista gerações antes dela. "Eu venho de uma família muito antiga, em que tempo nunca contou. Idade nunca fez parte da história da minha família porque pouquíssimos foram registrados, ninguém sabia em que ano nasceu, acho que só a partir das duas últimas gerações que começou a ter registro. Quantos anos tinha a minha bisavó? Ninguém sabe. Então eu fui criada assim, tempo é tempo, não é número", explicou em entrevista ao podcast "Mano a Mano", apresentado por Mano Brown.

Em 2019, em meio ao tratamento contra o câncer no pulmão com imunoterapia, a idade de Gloria foi tema de uma entrevista que ela concedeu ao jornal Extra. "Se antes ninguém sabia a minha idade, agora é que não vão saber mesmo! Passei por esse susto e estou totalmente recuperada, numa boa, melhor do que sempre. As pessoas vão enlouquecer: eu estou mais jovem! (risos). A imunoterapia funcionou para mim como uma fonte da juventude. Então, preparem-se! Vocês vão me ver cada vez mais nova na TV", celebrou.

IDADE DE GLÓRIA MARIA SE TORNOU ALVO DE INVESTIGAÇÃO NO JORNALISMO DE CELEBRIDADES

Aqueles que quiseram investigar a verdadeira idade de Gloria tiveram certo trabalho. Ao longo dos últimos anos, jornalistas de celebridades tentaram a todo custo revelar o mistério ao público e alguns chegaram a apelar para instituições de saúde para descobrir a informação.

Em agosto de 2006, poucos dias antes de seu aniversário, Gloria foi internada em um hospital do Rio de Janeiro por conta de dores abdominais. Na época, o jornal Extra afirmou ter tido acesso a um boletim médico que informava que ela tinha 56 anos. Sendo assim, ela teria nascido em 1949. Anos depois, o jornalista Leo Dias divulgou o que seria um cadastro da jornalista em um plano de saúde, que confirmava 1949 como ano de nascimento.

Na época, Gloria negou a informação e, pela primeira vez, falou abertamente sobre a própria idade. "Nasci em 1959, baby. Tudo que sai meu é errado. Eles dizem até que nasci na Bahia. É com isso que fico revoltada. Você deu uma vez aquilo [que ela teria nascido em 1949], é mentira. Te juro pelas minhas filhas", garantiu, em entrevista ao Leo Dias, na época, colunista do jornal "O Dia".

A versão de Gloria ganha força graças ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Splash, do UOL, a data de nascimento da jornalista está cadastrada como 15/08/1959 no portal da instituição.

Em publicação nas redes sociais, o jornal O Globo, que pertence ao mesmo grupo da emissora, afirmou que Gloria tinha 73 anos. Mas como a empresa teria tanta certeza? "[O RH da Globo] não sabe porque pegou fogo anos atrás e não tem mais nada! Pegou fogo em tudo e não trouxe nada de volta", revelou a jornalista, durante participação no programa "Que História é Essa, Porchat?".

Se você, caro leitor, chegou até aqui na certeza de que teria uma resposta definitiva sobre a idade de Gloria Maria, resta apenas a lição de que idade é apenas um número para quem construiu um legado eterno. No mesmo programa, ela afirmou que não quer que os anos de nascimento e morte apareçam em sua lápide: "Nasceu tanto e morreu tanto? Nem pensar! Só colocaria assim: a mulher que morreu sem idade".

Sobre
Gloria Maria
Gloria Maria
'Coisa de Deus': filha de Gloria Maria impressiona e emociona internautas pela semelhança com a mãe. Veja a foto
28 de abril de 2023 15:02
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Morte
Sobre o mesmo tema
Pronta para o Carnaval! Mari Bridi pega pesado em treino, exibe pernas torneadas e choca fãs com antes e depois. Compare!
Pronta para o Carnaval! Mari Bridi pega pesado em treino, exibe pernas torneadas e choca fãs com antes e depois. Compare!
15 de janeiro de 2024
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
19 de janeiro de 2024
Notícias similares
Corpo de Elizangela é velado no Rio de Janeiro e emoção toma conta da única filha da atriz
Corpo de Elizangela é velado no Rio de Janeiro e emoção toma conta da única filha da atriz
4 de novembro de 2023
'Foi em paz': namorado e mãe de Luana Andrade emocionam com revelação após morte em cirurgia plástca
'Foi em paz': namorado e mãe de Luana Andrade emocionam com revelação após morte em cirurgia plástca
13 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias