A mulher no comando, na liderança e onde mais ela quiser chegar: entenda a importância
Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 21:35
Publicado em 7 de março de 2023 22:16
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Empresária Daniela Lacerda diz que mulheres ainda lutam contra preconceitos e discriminações de gênero.
Em todos os campos de atuação e âmbitos sociais, as mulheres lutam contra preconceitos e discriminações de gênero Igualdade de gênero tem sido um conceito discutido nos últimos anos, principalmente no mercado de trabalho Infelizmente, as políticas para tornar o ambiente mais igualitário no Brasil ainda são bem básicas As mulheres sabem de sua existência, mas pouco ou nada sentem de benefícios no dia a dia O estímulo para a liderança feminina vem quando as profissionais de todos os níveis hierárquicos sentem-se tão respeitadas quanto seus colegas homens
Veja + após o anúncio

A liderança feminina é um tema bastante controverso no que diz respeito a quanto as empresas estão contribuindo para a igualdade de gênero. Ainda que a sociedade tenha evoluído muito em comparação à décadas atrás, ainda há o que fazer.

Não se trata apenas de entender que é preciso oferecer as mesmas oportunidades para as profissionais do sexo feminino, mas sim de enxergar o potencial que elas têm de contribuir para uma cultura organizacional mais forte.

"A mulher consegue desenvolver no ambiente corporativo a criatividade e diversidade das atividades de uma forma muito mais rápida e dinâmica. A visão de multiplicidade de ideias também é algo que me chama atenção, além da influência, bom humor e autenticidade. O acolher da mulher, pela própria natureza de gerar, cuidar, ser mãe, nos dar mais resiliência e cuidado no agir", afirma a empresária Daniela Lacerda.

Qual a importância da liderança feminina

A presença de mais lideranças femininas contribui para evitar ocorrências comuns no ambiente de trabalho: comentários passivo-agressivos, agressões veladas, desprezo por sua capacidade intelectual, assédios sexual e moral, medo de demissão por gravidez, falta de oportunidade e questionamentos sobre sua inteligência emocional.

"Sempre falo que o que torna uma pessoa líder, são as ações que ela toma. Um líder influencia, cuida, ensina e transforma. A mulher tem isso por natureza, então, quando se dedica e percebe esse 'poder', as iniciativas e o crescimento são constante. Olhar dentro de si e perceber o nosso valor é o primeiro passo para cuidar melhor do outro, gerir com confiança e ousadia os nossos negócios", diz.

Quais são os desafios para a liderança feminina?

Estudos revelam que apenas 3% das mulheres ocupam cargos de liderança no Brasil. Além das questões sociais, fatores como a sobrecarga de atividades domésticas e demais responsabilidades com o cuidado da família também são alguns dos principais desafios.

"Sabemos que ainda é pequena a representatividade da mulher em cargos mais altos. Ainda rotulam, mesmo que de uma forma discreta 'o que é trabalho para homem, o que é trabalho para a mulher'. Quando fundei minha rede de supermercado, lembro que a minha figura feminina ainda era cercado de dúvidas e perguntas constrangedoras, do tipo 'Seu marido vem? Quem é o seu pai?'. Ou seja, eu não era capaz ou não era possível na visão deles aquela mulher 'sozinha' chegar onde chegou, conquistar o que estava conquistando", relembra a CEO da rede Corujão.

Palavras-chave
Principais notícias Entretenimento Mulher Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Com audiência crescente, 'Mulheres de Areia' sai de perigo na Globo e se estende na grade. Entenda!
Com audiência crescente, 'Mulheres de Areia' sai de perigo na Globo e se estende na grade. Entenda!
1 de novembro de 2023
Diogo de 'Mulheres Apaixonadas', Rodrigo Santoro vai com a mulher, Mel Fronckowiak, ao teatro e encontra mais famosos
Diogo de 'Mulheres Apaixonadas', Rodrigo Santoro vai com a mulher, Mel Fronckowiak, ao teatro e encontra mais famosos
31 de outubro de 2023
Notícias similares
Messi e Antonella vivem crise e estão a ponto de se separar após traição. Entenda! play_circle
Messi e Antonella vivem crise e estão a ponto de se separar após traição. Entenda!
26 de novembro de 2023
Muito mais que R$ 14 milhões! Ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa revela valor das dívidas e indica risco de falência
Muito mais que R$ 14 milhões! Ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa revela valor das dívidas e indica risco de falência
7 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias