A história chocante da mulher que foi demitida por Silvio Santos por causa do cabelo em pleno aniversário
Publicado em 17 de maio de 2023 13:24
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
No começo dos anos 1990, a apresentadora Mariane Dombrova prometia se tornar um dos grandes ícones da TV, mas um episódio infame mudou todo o curso de sua vida. Saiba detalhes.
A história chocante da mulher que foi demitida por Silvio Santos por causa do cabelo em pleno aniversário No começo dos anos 1990, a apresentadora Mariane Dombrova prometia se tornar um dos grandes ícones da TV, mas um episódio infame mudou todo o curso de sua vida Mariane entrou no SBT para substituir Simony no programa 'Do Ré Mi Fá Sol Lá Si' Mariane fez tanto sucesso que ganhou um programa homônimo Mariane completou 19 anos e decidiu marcar a nova fase como uma atitude classificada por ela mesma como um ato de rebeldia: cortar o cabelo no estilo joãozinho
Veja + após o anúncio

As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas pela febre das apresentadoras infantis, preferencialmente, loiras, na televisão. O motivo do boom, claro, foi o sucesso de Xuxa Meneghel nas manhãs da TV Globo. As emissoras concorrentes, logo, correram atrás de alguém que pudesse garantir bons índices de audiência.

Em 1988, o SBT apostou em uma figura já conhecida e muito amada pelo público infantil: Simony. A ex-Balão Mágico foi convocada para apresentar um programa que levava seu nome de um modo bastante criativo, o "Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony". No ano seguinte, a jovem deixou o comando desta atração para se dedicar a outro produto da casa, o "Show da Simony".

Com isso, a emissora comandada por Silvio Santos precisou ir à procura de outra estrela para preencher o espaço vago. O dono do Baú, então, chegou até Mariane Dombrova, filha de um artista plástico que fazia quadros para o apresentador. Ele entregou um LP da jovem para o comunicador, que mostrou o trabalho para as suas herdeiras.

A animação das próprias filhas diante do trabalho de Mariane não deixou dúvidas para Silvio: aquela menina era promissora. Aos 16 anos, ela foi convocada a fazer um teste, passou na audição e se tornou a apresentadora do novo "Do-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si".

O sucesso de Mariane foi tanto que, em 1990, ela ganhou uma atração homônima, que se tornou um estouro de audiência. Na mesma época, lançou, também, o álbum "Ciranda", que se tornou um clássico infanto-juvenil no Brasil. Ela ainda conseguiu o que parecia ser impossível: superar a audiência do "Xou da Xuxa", exibido pela TV Globo no mesmo horário. Foram rápidos oito minutos, mas o suficiente para eternizar a loira na história do SBT.

A DEMISSÃO DE MARIANE DO SBT

Em 1991, "um ato de rebeldia", segundo palavras da própria Mariane, pôs tudo a perder. Para marcar uma nova fase com a chegada do aniversário de 19 anos, ela resolveu cortar o cabelo bem curtinho, no estilo "joãozinho". Tudo isso sem o consentimento do SBT e, claro, sem que Silvio Santos sonhasse.

No dia 7 de setembro de 1991, um sábado, Mariane entrou no ar com o cabelo joãozinho - e no mesmo dia, recebeu um telegrama comunicando sua demissão. Silvio não gostou nada da atitude da apresentadora e preferiu dispensá-la da emissora, mesmo com o excelente retorno do público.

Mariane ainda apresentou algumas edições do seu programa antes de deixar a grade do SBT de vez. Ela continuou trabalhando bastante como cantora. Foram quase três anos dedicados apenas aos shows. Em entrevista ao Gshow, a artista disse que fazia até 12 apresentações em um único final de semana.

Mariane não guarda ressentimento do episódio e garante compreender a decisão da emissora na época. "Pela coragem e pela atitude, dou nota dez. Fui empoderada naquela época. Depois de alguns anos, a Xuxa cortou o cabelo e não foi demitida, ficou tudo bem, todos aceitaram. Naquela época, era outra cabeça e entendo. Era contratada por uma empresa e era necessária a preservação da imagem", disse ela, em entrevista ao "Programa da Maravilha", no YouTube.

O QUE MARIANE FEZ APÓS DEMISSÃO DO SBT?

Ainda nos anos 1990, Mariane retornou à televisão, ainda como apresentadora infantil. Entre 1994 e 1996, ela acumulou passagens pela CNT ("Tudo por Brinquedo") e pela Record TV ("Tarde Criança"). Nos últimos anos daquela década, sumiu da mídia e fez o retorno com a imagem reformulada, dessa vez, apostando as fichas no universo country.

Além de gravar um disco country, Mariane apresentou três programas do estilo no começo dos anos 2000. Em 2003, Mariane teve um breve retorno ao SBT, como repórter do extinto "Falando Francamente". Depois disso, ela passou um longo período afastada da televisão.

Mariane se dedicou a concluir sua faculdade de Letras e conquistou o diploma em 2005. Ela chegou a dar aulas de redação para estudantes do ensino médico, mas a função durou muito pouco tempo. Logo, ela migrou para uma agência de publicidade.

O desejo de se comunicar com o público, no entanto, reservou outra reviravolta na vida de Mariane: ela se tornou mestre de cerimônia de eventos, função que desempenhou por mais de 10 anos. "Minha vida não é só TV. Ninguém é museu. A vida é para frente", disse a comunicadora, em uma entrevista publicada pelo jornal Extra, em 2014.

Atualmente, Mariane tem 50 anos e é dona de um canal no YouTube onde conta histórias infantis. Em abril, ela foi pedida em casamento pelo namorado, o produtor musical Eudes Freitas, com quem vive uma relação desde 2020. Quase 32 anos depois do infame episódio que culminou com sua demissão, a loira garante que não guarda nenhuma mágoa de Silvio Santos.

"Depois de muitos anos longe do SBT, o Silvio me chamou para participar, como cantora, do 'Programa Silvio Santos'. Foi muito bonito. Foi como um selar de paz. A paz está selada e foi muito significativo para mim", disse ela, em entrevista a Mara Maravilha.

Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento TV Polêmica
Sobre o mesmo tema
Fábio Assunção é acusado de agredir a ex-mulher e violência pode ter causado fim do casamento. Saiba detalhes!
Fábio Assunção é acusado de agredir a ex-mulher e violência pode ter causado fim do casamento. Saiba detalhes!
2 de novembro de 2023
Essas fotos de Duda Santos, a Maria Santa em 'Renascer', de biquíni vão te deixar qualquer um apaixonado como José Inocêncio!
Essas fotos de Duda Santos, a Maria Santa em 'Renascer', de biquíni vão te deixar qualquer um apaixonado como José Inocêncio!
24 de janeiro de 2024
Notícias similares
'A Fazenda 2023': entenda o barraco entre Simioni e Carioca nos bastidores da Record, que atrasou exibição de quadro do reality
'A Fazenda 2023': entenda o barraco entre Simioni e Carioca nos bastidores da Record, que atrasou exibição de quadro do reality
3 de novembro de 2023
Guerra com Patrícia Abravanel e 'aviso' sobre ida para a Globo: os bastidores da saída de Eliana do SBT
Guerra com Patrícia Abravanel e 'aviso' sobre ida para a Globo: os bastidores da saída de Eliana do SBT
2 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias