'Trapalhão' Mussum morreu após um mês de internação, transplante de coração e nova cirurgia. Qual foi a causa da morte?
Publicado em 3 de novembro de 2023 14:24
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
A vida e obra de Mussum ganharam um cinebiografia que chegou às salas de exibição. Morto aos 53 anos em julho de 1994, 'Trapalhão' passou quase um mês internado e recebeu novo coração. Mas do que o humorista morreu?
Qual foi a causa da morte do Mussum? Qual era a doença do Mussum? Ator de 'Os Trapalhões' passou por transplante de coração e outra cirugia e enfrentou forte reação a remédio Mussum recebeu um novo coração em 13 de julho de 1994 e não houve rejeição do organismo, mas complicações por conta de medicamento levaram artista à morte em 29 de julho de 1994 aos 53 anos Mussum morreu por conta de complicações decorrentes de uma infecção pulmonar e uma insuficiência renal Mussum alcançou sucesso no grupo Os Trapalhões, atuando na TV, cinema e em shows do quarteto Mussum foi operado em 15 de julho de 1994, dois dias após transplante de coração para tratar um quadro hemorrágico e de acúmulo de coágulos em torno do órgão
Veja + após o anúncio

"Qual foi a causa da morte do Mussum?" e "qual era a doença do Mussum?". Essas perguntas voltaram à tona com o lançamento de "Mussum - O Filmis", a "cinebiografis" do humorista morto em 1994 e integrante de "Os Trapalhões". Artista que não é pai de Mumuzinho, apesar dos nomes parecidos, Antônio Carlos Bernardes Gomes nos deixou em 29 de julho com apenas 53 anos.

Ex-integrante do Originais do Samba e pai de seis filhos, dois deles reconhecidos por exames após a morte do artista, Mussum atuou em quase 30 filmes, a grande parte ao lado de Renato Aragão (vítima de um mini-AVC há quase um ano), Dedé Santana e Zacarias (1934-1990), e atuou com Chico Anysio (1931-2012) em uma das versões da "Escolinha do Professor Raimundo".

Esses detalhes são retratados no filme estrelado por nomes como Ailton Graça, que dá vida ao Trapalhão ícone da Mangueira e um dos maiores expoentes da representatividade negra no humor, assim como Grande Otelo (1915-1993).

Qual foi a causa da morte de Mussum? Qual era a doença de Mussum?

Mussum morreu às 2h45 no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo capital. O artista estava na UTI e foi vítima de complicações decorrentes de uma infecção pulmonar e uma insuficiência renal. Mussum havia se submetido a um transplante de coração no dia 13 e recebeu o órgão de um jovem de 23 anos vítima de um acidente de moto; não houve rejeição do organismo.

Foram três semanas de internação desde que o humorista deu entrada na unidade com só 30% da capacidade cardíaca - o artista havia sido internado primeiro no Rio e no dia 7 foi transferido para aquele hospital de SP. "Seu coração estava muito maior do que o normal. Ele sofria de miocardiopatia dilatada e o transplante, realizado dia 13, era a sua única chance. Conseguiu um doador e a cirurgia foi considerada um sucesso", relatou "O Globo".

Na época, o Brasil disputava a Copa do Mundo nos EUA e Mussum queria assistir à final (disputada dia 17), mas foi impedido pela equipe médica. No dia 15, o Trapalhão foi operado após um quadro hemorrágico e de acúmulo de coágulos em torno do coração.

O procedimento de três horas foi bem realizado. Dez dias após o transplante, semelhante ao qual Faustão se submeteu há alguns meses, vieram os problemas. "Mussum desenvolveu uma infecção e os remédios afetaram seus rins", completou o jornal, acrescentando que o humorista passou a fazer diálise todos os dias.

Em qual cemitério Mussum está enterrado?

Mussum foi velado e está enterrado no Cemitério de Congonhas. O adeus ao humorista reuniu Didi, Dedé, Ronald Golias (morto em 2005), Carlos Alberto de Nóbrega e o grupo Originais do Samba, além da família e fãs.

Palavras-chave
Famosos brasileiros Morte Curiosidades Entretenimento Fotos de famosos
Sobre o mesmo tema
Faustão é internado às pressas após problemas de saúde e deve passar por um novo transplante; saiba seu estado
Faustão é internado às pressas após problemas de saúde e deve passar por um novo transplante; saiba seu estado
26 de fevereiro de 2024
Estado de saúde de Kate Middleton vem à tona e mulher de Príncipe William ficará dois meses afastada após cirurgia
Estado de saúde de Kate Middleton vem à tona e mulher de Príncipe William ficará dois meses afastada após cirurgia
17 de janeiro de 2024
Notícias similares
Qual foi a causa da morte de Roberto Manzoni, o Magrão? Ex-diretor do 'Domingo Legal', do SBT, morreu com a grande paixão
Qual foi a causa da morte de Roberto Manzoni, o Magrão? Ex-diretor do 'Domingo Legal', do SBT, morreu com a grande paixão
11 de novembro de 2023
25 atores da novela 'A Viagem' já morreram 30 anos após estreia do remake da Globo. Saiba quem deixou saudade!
25 atores da novela 'A Viagem' já morreram 30 anos após estreia do remake da Globo. Saiba quem deixou saudade!
11 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias