Anitta e Preta Gil, que já foram muito próximas, passaram um período afastadas a partir de 2020, após o vazamento de áudios comprometedores da voz de Anitta. Na gravação, a funkeira fazia comentários negativos sobre Preta, Pabllo Vittar e Gominho, todos integrantes de um grupo de WhatsApp que, segundo rumores, teria o hábito de comentar sobre outros famosos.
O episódio resultou no rompimento da amizade entre Anitta e Preta, gerando ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa. No entanto, quatro anos depois, em 2024, as duas voltaram a se aproximar. Preta, ao falar sobre a reconciliação, afirmou que o afastamento foi essencial para “ressignificar o amor e a amizade entre elas”.
Na manhã desta segunda-feira (21), um dia após a morte de Preta Gil, Anitta usou as redes sociais para prestar uma homenagem à artista, com quem voltou a conviver nos últimos tempos. Em sua mensagem, a cantora escreveu:
"Que Deus e os orixás recebam Preta Gil de braços abertos. O Brasil chora a sua perda."
© Reprodução/Instagram, Anitta
Logo após o anúncio da morte, a família se pronunciou oficialmente nas redes sociais por meio de um comunicado publicado na conta de Gilberto Gil e Flora Gil:
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais de imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, escreveram.