Rinoplastia resolve problemas de respiração? Cirurgião tira dúvidas e cita caso do ex-BBB Eliezer
Publicado em 3 de janeiro de 2023 14:01
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
De acordo com o médico otorrinolaringologista e cirurgião de rinoplastia Guilherme Scheibel, condição de Eliezer poderia afetar sua qualidade de vida
Ex-BBB Eliezer passou por mudança radical de visual após o 'BBB 22' O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta Ex-BBB Eliezer passou por cirurgia plástica no nariz Saiba os benefícios da cirurgia de desvio de septo Expert cita problemas de respiração resolvidos por ex-BBB após cirurgia de rinoplastia
Veja + após o anúncio

O ex-BBB Eliezer tem chamado atenção pela série de procedimentos estéticos submetidos em 2022, sendo um deles a rinoplastia. O influenciador contou ter sido diagnosticado com desvio de septo importante, esporão ósseo e hipertrofia de cornetos inferiores, conhecido como carne esponjosa.

O problema fazia com que o ex-BBB respirasse menos de 30% do que poderia respirar. Como a respiração é uma função determinante para uma melhor qualidade de vida, não realizá-la de forma fluida e saudável pode atrapalhar o cotidiano.

De acordo com o otorrinolaringologista e cirurgião de rinoplastia Guilherme Scheibel, existe uma forma correta e outra errada para respirar, e ambas refletem na nossa saúde.

Qual a importância da rinoplastia para casos em que a respiração pelas via nasais são prejudicadas?

O Dr. Guilherme Scheibel esclarece a importância de evitar a respiração pela boca e por que não é saudável.

"Quando o ar entra pelas vias nasais, há um processo de purificação: ele é aquecido, filtrado e umidificado. Enquanto os pelos filtram o ar, o muco retém partículas mais finas, como fuligem e poeira", explica o médico otorrinolaringologista.

"Assim, ao chegar aos pulmões, o ar que foi inspirado pelas narinas está mais livre de micro-organismos. Quando respiramos pela boca, não acontece esse processo de purificação. Essa respiração correta melhora a ventilação pulmonar e faz o oxigênio chegar a todo o organismo", explica.

Médico cita apneia do sono e casos que podem progredir para situações mais graves

Outro ponto levantado por Guilherme Scheibel para mostrar o quanto uma boa respiração é importante, é o caso da apneia do sono. Esse é um problema que começa nas vias nasais, atrapalha o sono e pode progredir para situações mais graves.

O Dr. Guilherme lembra que a respiração é uma função vital e, por isso, deve ser observada com atenção: "Vou usar o exemplo de quem sofre com apneia do sono. Provavelmente essa pessoa também não tem um sono de qualidade e isso pode gerar uma exaustão do corpo. Porém, existem casos mais graves."

Alguns casos podem desenvolver problemas no coração. "Pessoas com sobrepeso, pela falta de uma respiração fluida e saudável, têm mais chances de desenvolver arritmia cardíaca, ter um infarto e até mesmo sofrer um AVC. Por isso devemos estar atentos e ter consciência sobre o quanto é importante ter uma respiração correta", alerta.

Tratamento de desvio de septo: quais são as possibilidades?

Quanto ao caso de Eliezer, Guilherme Scheibel comenta que o desvio de septo do ex-BBB era um dos responsáveis por atrapalhar o fluxo de ar pelo nariz. Os cornetos aumentados e em excesso também causam obstrução nasal.

Esses problemas podem ser danosos à respiração, e são descobertos após consulta com o otorrinolaringologista. O especialista pedirá o exame físico, que analisará os aspectos físicos das narinas e fará exames de imagem.

"Nesses casos, temos alguns tratamentos possíveis, como: rinosseptoplastia funcional, que é o suporte das válvulas nasais; a correção do desvio de septo; e a diminuição do volume dos cornetos. Para quem tem desvio de septo, pode ser feita apenas uma septoplastia isolada. Já quem tem apenas aumento de corneto, pode ser feita uma cauterização ou remoção parcial deles", destaca.

É possível realizar algum tratamento sem se submeter à cirurgia?

O Dr. Guilherme Scheibel afirma que existem algumas tentativas: "Adultos podem tentar tratamentos clínicos antes de recorrerem a uma cirurgia, especialmente aumento dos cornetos. São estruturas que podem melhorar com tratamento medicamentoso, como o uso de corticoide nasal, e também com lavagem nasal com soro fisiológico."

Veja a orientação do otorrinolaringologista: "Lavagem nasal três vezes por dia junto com a escovação de dentes pra virar uma rotina. Ele melhora a função de limpeza interna do nariz, e assim os cílios da mucosa consegue eliminar com mais facilidade as impurezas que causam alergias. O soro fisiológico não tem nenhuma contraindicação e é muito eficaz pra melhorar a saúde nasal."

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Eliezer/Eliezer BBB 22
Eliezer/Eliezer BBB 22
Ex-BBB Eliezer revela condição que causa aumento das mamas nos homens. Entenda a ginecomastia!
19 de julho de 2023 14:58
Todos os itens
Palavras-chave
Beleza & Estética Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Saúde Estética
Sobre o mesmo tema
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
19 de janeiro de 2024
'BBB 24': Felipe Prior reage à comparações de Davi com o ex-BBB no jogo. 'Prego que toma martelada se destaca'
'BBB 24': Felipe Prior reage à comparações de Davi com o ex-BBB no jogo. 'Prego que toma martelada se destaca'
29 de janeiro de 2024
Notícias similares
Ex-esposa de Lucas Buda é internada às pressas após 'traição' no 'BBB 24' e polêmicas na web: 'Chegou a um ponto emocional...'
Ex-esposa de Lucas Buda é internada às pressas após 'traição' no 'BBB 24' e polêmicas na web: 'Chegou a um ponto emocional...'
6 de março de 2024
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
19 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias