Lembra de Eva Byte, do 'Fantástico'? Apresentadora virtual demorou 3 meses para ser criada e foi comparada a famosas
Publicado em 25 de agosto de 2023 12:59
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
O 'Fantástico' comemora 50 anos recordando sua primeira (e única) apresentadora virtual: Eva Byte. A personagem foi comparada a Sandra Annenberg e demorou 3 meses para ser criada
Eva Byte, apresentadora virtual do 'Fantástico', durou 3 meses para ficar pronta e envolveu equipe de seis pessoas Eva Byte, apresentadora virtual do 'Fantástico', vai ser lembrada no programa de 27 de agosto de 2023 Eva Byte, apresentadora virtual do 'Fantástico', não tinha nome no começo e foi inspirada em uma série de mulheres Eva Byte, apresentadora virtual do 'Fantástico', aparecia 1 minuto por vez, mas processo demorava 6 dias para ficar pronto Eva Byte, apresentadora virtual do 'Fantástico', nasceu das mãos de seis profissionais, que precisaram criar fisionomias diferentes levando em conta detalhes da boca e tendão do pescoço
Veja + após o anúncio

O "Fantástico " segue comemorando seus 50 anos com cada década de vida a cada semana. E após recordar os quadros de humor de Chico Anysio e os truques desvendados de Mister M (saiba aqui o que ocorreu com o mágico), chegou a hora do reencontro com Eva Byte, neste domingo (27). A primeira e única (até agora) apresentadora virtual do programa da Globo surgiu no primeiro semestre de 2004 e foi criada por um time de seis programadores.

Na época em que Eva foi criada, a Inteligência Artificial vista em recente comercial de TV parecia um tanto distante, e a comandante do "Fantástico" só era vista da cintura para cima. Ao nascer, a jovem de sardas no rosto, olheiras e pintinhas no colo tinha 30 anos e gerava uma especulação de que foi baseada em nomes como Sandra Bullock ou em suas companheiras de emissora, Sandra Annenberg e Fátima Bernardes, mas sequer tinha nome (escolhido depois pelo público).

Eva Byte, do 'Fantástico', ficou pronta em 3 meses

Segundo o jornal "O Globo", os criadores de Eva afirmaram que ela foi desenvolvida a partir de uma "mistura harmoniosa de traços de muitas mulheres, imagens aleatórias colhidas em fotos e revistas". O processo ficou pronto em três meses, período no qual a apresentadora de matérias a respeito de tecnologia e variedades somou mais de 200 fisionomias, inspiradas em suas "colegas de profissão", e 1.000 detalhes.

Resumindo uma parte do processo, um programa ficou responsável por simular os movimentos da boca da personagem, enquanto um software recriou os fios de cabelo de Eva. Ao todo, a criação envolveu ainda três microcomputadores para a apresentadora virtual do "Fantástico" à época conduzido por Gloria Maria e Zeca Camargo.

Eva Byte, do 'Fantástico', recebeu consultoria sobre looks na TV

Entre os integrantes da equipe estavam Alex Paiva, Thiago Pires, Luiz Amaral, Marcio Bukowski, Julio Harada e Vitor Vilela, além Regina Martelli, que orientava em relação ao figurino de Eva. A voz da apresentadora virtual foi escolhida após uma seletiva e o nome da vencedora mantido em segredo.

A narradora ajudou ainda no movimento dos músculos da face e como Eva abria a boca. Cada aparição de Eva durava em torno de um minuto, porém demorava seis dias para ser finalizado. O trabalho hercúleo era "facilitado" com uma ferramenta que abrigava quase 30 opções de músculos labiais.

E a equipe ainda precisou criar um estilo próprio para Eva se mexer e falar, uma vez que é assim com os humanos, sem deixar de lado a preocupação com os movimentos dos tendões do pescoço. No mesmo 2004, na época das Olimpíadas da Grécia surgiu um comentarista virtual no Sportv e na própria Globo.

Sobre
Palavras-chave
TV TV Globo Curiosidades Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Bruna Biancardi flagra Mavie 'conversando' com 3 meses de vida: esse vídeo vai deixar seu útero coçando nessa semana
Bruna Biancardi flagra Mavie 'conversando' com 3 meses de vida: esse vídeo vai deixar seu útero coçando nessa semana
12 de janeiro de 2024
Luísa Sonza revela ainda ser apaixonada por Whindersson Nunes após 3 anos da separação: 'Grande amor da minha vida'
Luísa Sonza revela ainda ser apaixonada por Whindersson Nunes após 3 anos da separação: 'Grande amor da minha vida'
3 de novembro de 2023
Notícias similares
Mudança de horário! 'The Masked Singer Brasil' irá ao ar mais cedo neste domingo; saiba porque e que horas vai começar
Mudança de horário! 'The Masked Singer Brasil' irá ao ar mais cedo neste domingo; saiba porque e que horas vai começar
31 de janeiro de 2024
'The Masked Singer': Por que a Globo optou por personagens virtuais na reta final do programa? Diretor explica!
'The Masked Singer': Por que a Globo optou por personagens virtuais na reta final do programa? Diretor explica!
21 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias