'Top Gun: Maverick': Câncer de garganta fez Val Kilmer perder a voz, mas filme teve solução surpreendente com IA para cena importante
Publicado em 25 de abril de 2025 às 12:47
Por Clara Molter | Colaboradora
Jornalista curiosa que gosta de ouvir e de contar boas histórias. Ama astrologia e pautas esotéricas, é antenada no universo do entretenimento, celebridades, e tendências do mundo da moda e da beleza.
Val Kilmer reprisou o papel de Tom 'Iceman' Kazansky em 'Top Gun: Maverick' (2022). O artista, vítima de um câncer na garganta, teve importante auxílio da IA para a produção. Veja mais detalhes a seguir:
'Top Gun: Maverick': Câncer de garganta fez Val Kilmer perder a voz, mas filme teve solução surpreendente com IA para cena importante Val Kilme faleceu aos 65 anos neste mês de abril, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Val Kilmer, astro de Hollywood, teve auxílio de IA para cena importante no filme 'Top Gun: Maverick'. Ator de 'Top Gan', Val Kilmer há 11 anos lutava contra um câncer na garganta. Morte de Val Kilmer: ator morreu em decorrência de uma pneumonia.
Veja + após o anúncio

Val Kilmer, astro de "Batman", "Willow" e do filme "Top Gun", faleceu aos 65 anos neste mês de abril, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Há 11 anos ele lutava contra um câncer na garganta, e já chegou a descartar um tratamento, diante de motivos religiosos. Ele morreu vítima de pneumonia.

O astro de Hollywood, que atuou ao lado de Tom Cruise em "Top Gun: Maverick", enfrentou alguns momentos conturbados na carreira, após o diagnóstico da grave doença na garganta. Chegou a realizar cirurgias, radioterapias, e um procedimento de traqueostomia, comprometendo as cordas vocais. 

Você sabia? O artista chegou a receber o auxílio da Inteligência Artifical (IA), para ter sua voz recriada em "Top Gun: Maverick" (2022). Na obra, ele reprisou o papel de Tom "Iceman" Kazansky.

Veja + após o anúncio
IA auxiliou Val Kilmer

Esse papel foi visto pela primeira vez em "Top Gun: Ases Indomáveis" (1986). Para que o ator pudesse retornar à produção, foi realizada uma parceria em colaboração com a startup Sonantic. Desta forma, com o uso do artifício tecnológico, ele pode ter sua voz. Na cena em questão, Iceman tem a mesma condição que o artista, tendo apenas uma pequena fala.

Segundo informações de John Flynn, CTO e cofundador da empresa tecnológica à Forbes, foram feitos mais de 40 modelos de voz com IA: "No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo", disse ele.

John complementou: "Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente", concluiu. Kilmer deu para a empresa várias horas de imagens em arquivo com a voz original. Assim, a empresa colocou uma espécie de "motor de voz". 

Veja + após o anúncio

Mas, como não foi suficiente, já que tinha 10 vezes menos dados que um projeto comum "típico", ela criou mais algoritmos que pudessem realmente proporcionar uma voz de maior qualidade, como informou a Variety.

'Grato a toda equipe', disse Val Kilmer

Durante a première do filme, Val Kilmer fez um agradecimento em comunicado: "Sou grato a toda a equipe da Sonantic, que magistralmente restaurou minha voz de uma maneira que nunca imaginei ser possível", falou o ator.

Em seguida, ele acrescentou que foi uma experiência incrível: "Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o centro de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial".

Palavras-chave
Filme Séries Curiosidades Principais notícias Famosos Internacionais Doença Saúde Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias