Dercy Gonçalves morreu há exatos 17 anos vítima de complicações de pneumonia encerrando uma carreira de mais de oito décadas. Natural de Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro), a humorista teve atendido o desejo de ser sepultada com o caixão de pé no mausoléu em forma de pirâmide de vidro que ergueu em sua cidade natal.
Atriz do teatro de revista, do cinema, de novelas (entre elas "Deus nos Acuda", 1992) e de programas de humor, Dercy foi homenageada em 1991 no carnaval do Rio pela Viradouro semanas após quebrar a bacia em um acidente de carro aos 83 anos. Crítica do presidente Lula em 2004 por conta de fala envolvendo uma de suas paixões, Dolores Gonçalves Costa deixou uma única filha, Maria Dercimar, que morreu em 2023.
Mas o poucos sabem é que Dercy Gonçalves admitiu um transtorno mental e só se livrou dele justamente por conta da filha, relatou na biografia "De Cabo a Rabo", de Maria Adelaide Amaral. O vício em questão era a cleptomania, ou seja, o vício em se apoderar de objetos mesmo que eles não tenham valor algum. E o Purepeople te conta!
Na publicação original de 2011, Dercy narrou uma de suas idas ao analista quando pegou um sabonete no banheiro. "Sempre gostei de roubar sabonetes, e rapidamente enfiei aquele na bolsa sem pensar que podia ser uma cilada", contou a humorista homenageada em festa com fantasia por Gkay. Segundo a atriz, quando foi tirar um cigarro da bolsa, deixou o objeto de higiene cair no chão e passou a ser questionada pelo analista.
"O sabonete não é meu. Peguei no seu banheiro", admitiu após alegar que era a proprietária do tal sabonete. "Costumava roubar coisas, lápis, perfumes, contei sobre as galinhas da vovó e as que roubava quando trabalhei com o (Eugênio) Pascoal (ex-namorado), dos amendoins...", listou. "Roubava porque era carente, para me compensar", disse ao livro.
Para a biografia, Dercy contou que "fazia a cabeça atuar antes" da mão. "Quando achei que estava curada, voltei a reincidir", prosseguiu para contar como deixou o incômodo vício de lado. "Percebi que toda vez que afanava alguma coisa acabava tento um prejuízo muito maior que o valor da besteira", frisou recordando ter pego um lápis de maquiagem durante viagem para Nova York.
Segundo Dercy, nessa viagem, ela embarcou com 20 mil dólares na bagagem. "De repente, minha filha vem para mim e diz: 'Mamãe, perdi cem dólares. Não sei como foi, mas perdi'. Era isso. Deus castigava. Quando roubava e, e eu só roubava porcaria, imediatamente, sofria uma perda. Fiquei com medo e nunca mais roubei", garantiu