Dúvidas de como passar protetor solar? Dermatologista dá dicas para não errar
Publicado em 22 de outubro de 2018 14:06
Por Purepeople
O verão está chegando e ninguém quer pagar o mico de ficar vermelha e com a pele ardida por não passar protetor solar direito, né? Muitas dúvidas rondam a aplicação dos bloqueadores e, em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Marcela Studart esclarece qual é a melhor maneira de passar o produto para se precaver corretamente de doenças graves de pele como o câncer.
Veja a maneira correta de aplicar protetor solar na pele
Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Mariana Studart esclarece dúvidas
O primeiro passo é passar o produto 30 minutos antes de sair de casa
É preciso se atentar a quantidade de protetor que será passado
A dermatologista recomenda passar 5 colheres de sopa de protetor no corpo todo
Para exposições mais demoradas, opte por protetores físicos ou minerais
O protetor solar precisa ter proteção contra a radiação UVA, UVB e PPD
Passar incorretamente pode acarretar em graves problemas de pele como câncer
Veja + após o anúncio

Para manter o bronzeado em dia de forma saudável, é importante investir na proteção da pele contra os raios solares, mas qual seria a forma mais eficaz de aplicar o cosmético que bloqueia a radiação? Com a ajuda da dermatologista Marcela Studart, o Purepeople preparou um manual que busca orientar e explicar a melhor maneira de passar o produto no corpo para garantir uma exposição solar que não prejudique a saúde do maior órgão do corpo humano. Além disso, a especialista aborda as possíveis consequências geradas quando o protetor não é utilizado ou foi aplicado incorretamente. "O maior investimento que podemos fazer para a nossa saúde é o investimento no uso de protetor solar diariamente", declara a profissional.

Passar protetor em casa: '30 minutos antes da exposição'

O primeiro passo para acertar na aplicação do protetor solar é passar um pouco antes de sair de casa para que ele já esteja fazendo efeito, mas quanto tempo é o suficiente? "Ele sempre tem que ser aplicado antes de se expor, então orientamos passar 30 minutos antes da exposição solar se a pessoa for à praia, à piscina, andar de bicicleta ou correr", indica a especialista ao revelar: "O tempo é o mesmo para o protetor do dia a dia."

Quantidade: 'A maioria passa menos do que o recomendado'

Para a dermatologista, a dúvida mais frequente é sobre a quantidade de cosmético que deve ser aplicada. "90% das pessoas não passam a quantidade certa. Tem que ser usado uma colher de sopa por cada área do corpo", aponta Marcela ao descrever: "Seria uma colher de sopa para o rosto, uma para a parte da frente do tórax e abdômen, uma para a parte de trás, uma para a parte anterior das pernas e outra para parte posterior das mesmas. Somando 5 colheres para o corpo todo." A medida que será usada interfere em como será a proteção. "Passar uma quantidade menor vai acarretar em uma proteção por um tempo menor ou um fator de proteção solar menor do que está descrito em bula", esclarece a especialista ao exemplificar: "Passando uma camada muito mais fina do que a indicada de um protetor 30, a proteção vai cair para 15 ou 10."

Filtro físico ou mineral para exposições demoradas: 'São melhores'

A diferença entre os estilos de bloqueadores está em como a proteção será feita e é importante conhecê-los para saber quando usar cada tipo. "Os protetores físicos e minerais são os melhores protetores para a exposição solar", garante a dermatologista ao justificar: "Eles já têm uma cosmética um pouco mais pesada." O fato de terem uma cobertura mais espessa pode acabar incomodando muita gente. "O que pode ajudar na cosmética é usar protetores mais finos no dia a dia, que sejam fluídos e com texturas mais agradáveis", sugere a profissional ao contar: "A maioria dos protetores com toque seco tem uma absorção legal mesmo colocando uma camada mais grossa." Esse aspecto também pode deixar a aparência esbranquiçada, mas é possível contornar o problema: "Indico protetores com base, passando por cima do tradicional para não ficar com aquela coloração de máscara na praia."

Escolha o filtro correto: 'Contra a radiação UVA, UVB e o PPD'

Para ter uma proteção correta, é necessário saber os elementos presentes na fórmula do produto. "Tem a radiação UVA e UVB, além da luz visível que comprovaram que também mancha a pele", aponta a profissional ao orientar: "Os novos modelos de protetores também têm proteção contra a radiação UVA, UVB e o PPD, que entraria como luz visível e radiação do dia a dia." Esse novo estilo de proteção tem sido cada vez mais necessário, principalmente para quem tem melasma, por estar relacionada a luz dos celulares e dos computadores.

Passando incorretamente: 'As consequências são inúmeras'

O uso de bloqueador é essencial, porque ele pode prevenir doenças graves de pele como o câncer. "As consequências são inúmeras. A maior e mais grave é o câncer de pele", relata a especialista ao desenvolver: "O efeito da exposição é acumulativo e os resultados de uma exposição exagerada só serão vistos com a pessoa mais velha." Além de desenvolver problemas no maior órgão do corpo humano, a exposição solar também influencia no envelhecimento. "Recentemente, postaram uma foto de irmãs gêmeas, mostrando a diferença da pele de quem trabalha exposto ao sol o dia inteiro para quem trabalha em ambiente fechado. Aos 70 anos, a que trabalhava em ambiente fechado estava 10 anos mais nova aparentemente", informa Marcela ao reforçar: "O sol envelhece muito e, mesmo em dias nublados, tem radiação UVA, então tem que passar o protetor solar, porque a chance de mancha e envelhecimento é muito grande."

(Por Fernanda Casagrande)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Saúde Beleza Principais notícias Verão
Sobre o mesmo tema
Chico Moedas vai processar Luísa Sonza ou tudo não passa de cortina de fumaça? Entenda os detalhes!
Chico Moedas vai processar Luísa Sonza ou tudo não passa de cortina de fumaça? Entenda os detalhes!
2 de outubro de 2023
'Não passo pano para macho escrot*': Depois de Dado Dolabella, Gagliasso, Loreto e Cauã Reymond são criticados por Luana Piovani
'Não passo pano para macho escrot*': Depois de Dado Dolabella, Gagliasso, Loreto e Cauã Reymond são criticados por Luana Piovani
11 de janeiro de 2024
Notícias similares
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
30 de novembro de 2023
De biquíni preto com cintura alta, Paolla Oliveira faz stand-up nas Maldivas e web elogia corpo da atriz: 'Um glúteo é um glúteo'
De biquíni preto com cintura alta, Paolla Oliveira faz stand-up nas Maldivas e web elogia corpo da atriz: 'Um glúteo é um glúteo'
28 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias