Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela O Sétimo Guardião
Novela O Tempo Não Para
Novela Espelho da Vida
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Resumo de novelas
Novela Jesus
Novela Verão 90
Novela Órfãos da Terra
TV
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Ana Maria Braga indica 10 livros que toda mulher deve ler. Vai perder?

Compartilhe no Facebook
A apresentadora indica 10 livros que toda mulher deve ler para comemorar o Dia Internacional das Mulheres de 2018
11 fotos
Iniciar o slideshow
A apresentadora indica 10 livros que toda mulher deve ler para comemorar o Dia Internacional das Mulheres de 2018
A apresentadora dá dicas para quem quiser se aventurar pelo universo da literatura

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o empoderamento feminino precisa ser compreendido e, para comemorar a data, Ana Maria Braga indica 10 livros que toda mulher precisa ler. A apresentadora, que revelou já ter sofrido assédio no meio profissional, incentiva a busca por um tempo dedicado à vida pessoal e comenta as ocupações das mulheres além do trabalho: "Quando a mulher é bem-sucedida, acaba acumulando outras funções, como a de mãe, e às vezes não tem um momento para ela. Então ainda precisa haver mudanças para que seja uma coisa igualitária". A lista extensa é composta por diferentes enredos com autores nacionais e internacionais, mas com um único ponto em comum: todos os livros tiveram grande impacto na literatura.

Veja também

1- Cem Anos de Solidão

O livro de Gabriel Garcia Marques é considerado um dos mais importantes da América Latina e se destaca por ser uma história fictícia que anda em paralelo com a realidade. O enredo se passa em uma aldeia chamada Macondo e tem os fatos narrados de uma forma impressionante ao mostrar a solidão como sentimento comum de todos os personagens. Diante do caos da aldeia, o que mais chama atenção é a prisão de mulheres em locais escuros, privando-as de ganhar confiança. Lançado em uma época politicamente conturbada no continente, o enredo contribuiu para os leitores criarem uma liberdade imemorial.

2- 1984

Inspiração para o programa "Big Brother Brasil", o livro escrito por George Orwell relata um governo totalitário comandado pelo Grande Irmão, que vê e sabe de tudo. O Estado domina completamente a sociedade, obrigando os indivíduos a falsificar registros históricos, repreendendo a oposição e disfarçando a opressão como democracia. Publicado há quase 70 anos, o livro é considerado um clássico moderno ao abordar questões atemporais e submissão, além de ter sido escrito em um momento caótico da história ao inspirar-se nos governos europeus das décadas de 30 e 40.

3- Auto da Compadecida

O clássico brasileiro de Ariano Suassuna é um roteiro de peça inspirado na cultura popular do nordeste e aborda aspectos religiosos, relatando o drama da seca com humor. Trazendo uma crítica à opressão feita pelos poderosos coronéis no sertão, o personagem principal usa a inteligência para sobreviver e ironiza a relação com a pobreza. Com aspecto moral, as críticas são feitas com piadas, convertendo o drama em comédia e apresentando a religião de forma regional ao focar no contexto nordestino.

4- A Insustentável Leveza do Ser

O romance escrito por Milan Kundera mistura história com filosofia ao apresentar pensamentos de filósofos como Nietzsche, Sartre e Parmênides. Vivenciado na Tchecoslováquia em 1968, a invasão da Rússia acaba interferindo nos relacionamentos conturbados dos protagonistas, inserindo a intimidade e observações riquíssimas deles. Desenvolvendo o tema erótico e a liberdade em uma época política e historicamente opressiva, o livro traz reflexões intensas sobre as consequências das escolhas e atitudes dos personagens. Assim como Camila Morgado falou sobre a liberdade do corpo, a personagem Sabina também trabalha o assunto com sua personalidade forte e emponderada.

5- O Livro do Desassossego

A obra de Fernando Pessoa é um livro fragmentário, ou seja, não existe uma ordem e organização que deve ser seguida durante a leitura, podendo abrir e começar a ler a partir de qualquer página. Descrevendo uma vida monótona e solitária, o enredo ganha vida ao mostrar um mundo longe da visão influenciada pelo ego pessoal do personagem e que permite Bernardo Soares ser qualquer coisa. Cheio de paradoxos, o narrador sustenta uma liberdade que pode ser vivenciada pelo leitor ao permitir uma aproximação com todos os seres humanos.

6- O Diário de Anne Frank

Escrito por Anne Frank, o livro é um diário real sobre uma adolescente judia que, junto com sua família, foge do governo Nazista e seu comandante Adolf Hitler na Alemanha. A aflição dos personagens começa com a perseguição que os obrigam a viver em um abrigo claustrofóbico localizado no anexo de um prédio. O livro transparece uma triste realidade ao contar as dificuldades, sofrimentos e medo vivido pelos perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. Relatado por uma adolescente que batalhou e lutou por sua vida assim como Preta Gil, a sinceridade encontrada da narrativa choca ao mostrar a crueldade do ser humano.

7- Morro dos Ventos Uivantes

Lançado em 1847 por Emily Brönte, o romance mostra como o amor pode ser violento e a vingança, ultrapassar todos os limites. Uma história de interesse, ganância e ódio mostra o amor de uma menina com o seu irmão adotivo, mas separados pelas idas e vindas de um sentimento amargo e pela conveniência de uma vida mais oportuna. Trazendo um lado obscuro da paixão, Heathcliff, o personagem principal da trama, volta a encontrar seus irmãos adotivos e decide se vingar de todos que considera responsáveis pela separação de seu verdadeiro amor. O livro mostra que o amor ultrapassa a vida e continua depois da morte.

8- O Homem que Calculava

Malba Tahan, heterônimo do professor Julio César de Mello e Souza, teve um trabalho difícil ao criar uma narrativa que traz a matemática como solução para tudo junto com um romance bem arquitetado. O personagem principal, Beremiz Samir, apresenta o tema de maneira divertida e mostra como pode ser inserido no cotidiano das pessoas, resolvendo e criando problemas com uma facilidade que permite o leitor a enxergar a álgebra como algo menos complexo do que de costume. Baseado nos costumes e tradições árabes, o autor faz uma ligação entre a ciência e a vida, sendo usado como livro paradidático para o público infantojuvenil.

9- O Que Einstein Disse a Seu Cozinheiro – A Ciência na Cozinha

Escrito por Robert L. Wolke, o livro insere a ciência na cozinha com humor ao responder perguntas que desmitificam certos costumes e mitos da área. Assim como "O Livro do Desassossego", esse também pode ser lido sem precisar seguir uma ordem ou organização e ainda tem receitas que exemplificam os princípios científicos. Com a intenção de auxiliar os cozinheiros a optar por soluções mais inteligentes, o livro é fácil de ser compreendido mesmo ensinando certos aspectos físicos e químicos.

10- A Casa dos Budas Ditosos

O livro de João Ubaldo Ribeiro faz parte da série "Plenos Pecados" e tem a luxúria como tema principal. Antes de escrever a narrativa, o escritor recebeu várias fitas de uma desconhecida, relatando sua própria vida e associando-a ao pecado. A mulher de 68 anos, personagem principal da trama, narra como desfrutou de sua existência sem se sentir culpada por todo o prazer sentido, podendo chocar ao usar a ironia e deixando o livro mais instigante. O mergulho na vida da personagem exibe um retrato sociológico e intrigando o leitor com suas experiências.

(Com apuração de Patrick Monteiro e texto por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.