'BBB 24' tem capacitismo, body shaming, machismo e mais polêmicas na primeira semana. Relembre!
Publicado em 15 de janeiro de 2024 16:56
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
A primeira semana do 'BBB 24' foi marcada por muita diversão, mas também por momentos de tensão. Alguns participantes, inclusive, protagonizaram polêmicas por disparar falas machistas, capacitistas e até mesmo promover body shaming contra mulheres. A especialista em direito do homem, Jamily Wenceslau faz uma anália que expôs o atleta paralímpico Vinícis Rodrigues a comentários desrespeitosos logo na estreia!
BBB24: críticas ao corpo de Yasmin Brunet, machismo e capacitismo contra Vinicius marcam 1ª semana! Maycon foi acusado pela web de fazer comentários capacitistas no 'BBB 24' BBB 24: Rodriguinho apelidou Yasmin Brunet de 'Yasmin Comer' BBB 24: Rodriguinho cometeu body shaming contra Yasmin Brunet BBB 24: Giovanna Pitel defendeu Yasmin Brunet de falas machistas de Rodriguinho e Nizam sobre corpo de Yasmin Brunet
Veja + após o anúncio

O "Big Brother Brasil 24", que teve início na última segunda-feira (8), já está no centro das atenções devido a uma polêmica envolvendo o capacitismo. Na primeira prova do líder, o atleta paralímpico paulista Vinicius Rodrigues , notavelmente amputado de uma perna acima do joelho, foi vítima de preconceito perpetrado por Maycon, primeiro eliminado do reality.

Maycon foi eliminado após episódio de capacitismo

Maycon, ao ter a responsabilidade de indicar alguém para o desafio da prova, que envolvia despencar de uma plataforma e rastejar por um circuito imerso em gosma verde, surpreendentemente escolheu Vinícius, que utiliza prótese em uma das pernas. Durante a indicação, Maycon proferiu comentários considerados debochados pelo público, sugerindo que Vinícius subisse a escada "de boa" e fazendo observações de teor desrespeitoso.

A situação agravou-se quando, em um momento crucial da prova, Maycon propôs colocar um "apelido" no membro amputado de Vinícius, gerando desconforto visível no paratleta, que não respondeu à sugestão do colega.

Como desdobramento dessa polêmica, Maycon foi parar no primeiro paredão do reality, enfrentando a votação ao lado de Yasmin Brunet e Giovanna. Na eliminação ocorrida ontem (11), o "Tio da Merenda" foi retirado da casa com apenas 8,46% da preferência do público, sendo o menos votado.

Vinícius foi vítima de violência psicológica

A advogada Jamily Wenceslau, especialista em direito do homem, comentou sobre o ocorrido: "Podemos dizer que o sr. Maycon cometeu violência psicológica, discriminando, depreciando, desrespeitando em rede nacional. Nas imagens, ficou muito claro que Vinicius se sentiu muito incomodado com a situação e as falas proferidas por Maycon."

Jamily Wenceslau também destaca: "É crucial destacar que a atitude de Maycon não apenas feriu a integridade de Vinicius, mas também vai contra os princípios fundamentais de respeito à diversidade e inclusão, os quais esperamos ver refletidos na sociedade e em programas de grande alcance como o BBB."

A especialista ressalta que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei 13.146/15) descreve, em seu artigo 88, o crime de discriminação contra pessoa com deficiência, com pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. Além disso, a lei estabelece que a pena é aumentada em 1/3 se o crime é cometido por meio de meios de comunicação social, como ocorreu no caso do BBB24. A punição pode variar de 2 a 5 anos, além de multa. Esta legislação visa coibir comportamentos que causam constrangimento e marginalização em razão da deficiência, como os observados no programa.

Yasmin Brunet foi vítima de body shaming

Yasmin Brunet foi alvo de body shaming por parte de Rodriguinho e Nizam. "Vocês acham a Yasmin Brunet bonita de corpo?", perguntou o brother. "Eu não gosto de loira", respondeu Vinicius. Rodriguinho comentou: "Eu acho ela bonita, sim. Ela já foi melhor, mas bonita ainda". Nizam retrucou: "Não tô falando do rosto, não. Achei o corpo dela meio estranho, tá ligado?".

Para piorar a situação, Rodriguinho, considerado um dos vilões da edição, disparou comentários etaristas e ainda criticou a alimentação de Yasmin. "Você percebe, ela tá mais velha, você percebe que ela largou mão. Hoje, ela comeu dois pacotes de bolacha inteiro com requeijão. Ela sai comendo", finalizou.

Machismo rolou solto no 'BBB 24'

Yasmin Brunet ficou ciente dos comentários machistas de Rodriguinho e Nizam. Em conversa com Wanessa Camargo e a pipoca Pitel, a atriz comparou os comentários com outras situações machistas que as mulheres sofrem perante a sociedade.

"Acompanham o mesmo pensamento: 'Eu fiz isso porque ela estava com saia curta'. No fundo é a mesma coisa", disse. "E não tem nada a ver. Você [homem] que me deve respeito, independente do que eu estiver vestindo", concordou Pitel.

Sobre
BBB 24/Big Brother Brasil 24
BBB 24/Big Brother Brasil 24
Camila Moura, ex-mulher de Lucas 'Buda', relembra divórcio do ex-'BBB 24': 'Achei que ia morrer'
22 de abril de 2024 20:32
Todos os itens
Palavras-chave
BBB BBB 24 Reality Show TV TV Globo Entretenimento
Tendências
Todos os famosos
Top notícias BBB 24
Últimas Notícias
Últimas Notícias