Deu trabalho para Globo! Quem de 'Renascer' original saiu queimado na novela por polêmicas nos bastidores?
Publicado em 6 de março de 2024 17:12
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Saiba quem do time de Renascer original saiu da novela, mudando o destino dos personagens?
Taumaturgo Ferreira, hoje defendido por Rodrigo Simas, pecou em termos de atuação, tom e a construção do personagem na novela Renascer e foi expulso da trama Entenda mos motivos para que Taumaturgo Ferreira não seja bem visto na Globo após o José Venâncio de Renascer Como Zé Venâncio morre em 'Renascer'? Filho de José Inocêncio caiu em armadilha para o pai na primeira versão da novela, em 1993 Zé Venâncio (Taumaturgo Ferreira) chega a se apaixonar por Buba (Maria Luisa Mendonça) na primeira versão da novela 'Renascer' Zé Venâncio será vivido por Rodrigo Simas na segunda versão da novela 'Renascer', que estreia em 22 de janeiro de 2024
Veja + após o anúncio

O remake de 'Renascer' traz à tona não somente a sensação de nostalgia, assim como o desenrolar das tramas da versão original de Benedito Ruy Barbosa. Dito isso, o folhetim das 'oito' rendeu muita audiência naquela época, mas poderia ter sido um fracasso diante das alterações pontuais que interferiram no rumo da história.

Por exemplo, Adriana Esteves ,no papel de Mariana, entrou em depressão após a novela devido à enxurrada de críticas que levou por conta de sua personagem. Complexa, misteriosa e fogosa, Mariana era a antiheroína que mexia com a cabeça de dois homens da mesma família. Mesmo assim, a direção manteve o enredo da mocinha, o que não é o caso de dois grandes personagens da novela.

Quais atores foram expulsos de 'Renascer'?

Os personagens Tião Galinha e José Venâncio tiveram sua grande importância no decorrer da trama, sendo que um cultivava uma galinha, enquanto o outro se apaixonava por uma mulher intersexual, na época, denominada de hermafrodita.

O grande problema foi justamente nos bastidores. Isso porque os atores Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado , respectivamente, Venâncio e Tião, se desentenderam com a direção por conta da identidade dos seus papeis.

No caso de Taumaturgo Ferreira, hoje defendido por Rodrigo Simas , foi acusado de pecar em atuação, tom e a construção do personagem. A solução foi matar o personagem diante de uma tocaia feita para o pai, José Inocêncio (Antônio Fagundes ). O autor Bruno Luperi já disse que o fim trágico do publicitário será mantido.

Na época, Taumaturgo Ferreira, que vinha de ótimos trabalhos na emissora, como 'Top Model', sentiu-se completamente enganado. "Eu fui cancelado. Durou seis anos. Queriam que eu fizesse uma coisa mais rural, da Bahia. Eu tinha combinado com o diretor que meu personagem (José Venâncio) não teria sotaque nem falaria "oxente" e "painho". Porque ele era um cara que tinha estudado fora, mais sofisticado, namorava uma hermafrodita. Eu não via sentido. Combinei com o diretor para não fazer. Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos)", disse, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.

Osmar Prado

Tião Galinha era um típico personagem trabalhador e sofredor, q que almejava ganhar dinheiro para sustentar a família. Em determinado momento, ele colocou na cabeça que poderia enriquecer ao cultivar um diabo da sorte. Assim, passava parte da novela com uma galinha nas mãos com a intenção de que ela chocasse o cramulhão.

Semelhante a Taumaturgo Ferreira, Osmar Prado pediu para que a morte do personagem fosse antecipada, pois não aceitava que um homem como Tião se matasse na cadeia, como mantinha o roteiro.

"Era para matar o personagem, ia voltar a fazer teatro em São Paulo. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho [diretor da novela] que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna', comentou o ator para o programa Grandes Atores, do Canal Viva.

O veterano ainda reclamou após a direção exigir que ele 'baixasse' o tom de suas interpretações. "A novela que tem que subir. Não sou eu quem devo me conter. E se achar por bem que tem que tirar o personagem, não será nem o primeiro nem o último."

Sobre
Palavras-chave
Entretenimento Novela Renascer Novelas TV Globo
Sobre o mesmo tema
Novela 'Renascer': saiba por que Antônio Calloni, vilão na trama, dispensa comparações com trabalho de ator de versão original
Novela 'Renascer': saiba por que Antônio Calloni, vilão na trama, dispensa comparações com trabalho de ator de versão original
19 de dezembro de 2023
Eliana na Globo? Ex-jornalista do SBT expõe atitude polêmica e premeditada da apresentadora nos bastidores: 'Saiu com pretensões...'
Eliana na Globo? Ex-jornalista do SBT expõe atitude polêmica e premeditada da apresentadora nos bastidores: 'Saiu com pretensões...'
27 de abril de 2024
Notícias similares
'Renascer': Qual é o segredo de José Augusto? De volta para casa, filho sumido de Inocêncio revela grave problema
'Renascer': Qual é o segredo de José Augusto? De volta para casa, filho sumido de Inocêncio revela grave problema
13 de fevereiro de 2024
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias