A lição de Nuno Leal Maia, 79 anos, sobre fama e prosperidade: 'Nunca me iludi com o sucesso. Nunca deixei as coisas escaparem do meu controle. Quem tem que mandar em mim sou eu'
Publicado em 26 de outubro de 2026 às 10:42
Siga o Purepeople no Google Adicione-nos às suas fontes preferidas
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Nuno Leal Maia, fora da TV há 14 anos, nega ressentimento por não ser chamado para novos papéis e afasta ter se iludido com o sucesso em novelas da Globo
Veja + após o anúncio

Fora das novelas desde 2012, Nuno Leal Maia está de volta ao teatro do Rio com "Meno Male", escrita por Juca de Oliveira, morto neste ano, na década de 1980. Aos 79 anos, o ator acumula personagens de sucessos como o Tony Carrado de "Mandala" (1987) e o Gaspar Kundera de "Top Model" (1989), contudo reprova as novelas de hoje.

Mesmo com papéis tão marcantes ao longo da carreira, admitiu nunca ter se iludido com a fama. "Nunca me deixei levar pela fama. É uma ilusão, né? Se morasse em Hollywood, talvez tivesse um pouco mais de ousadia nesse sentido. Mas é preciso entender a realidade do país. Não posso ser um astro de Hollywood morando em São Paulo ou no Rio", afirmou.

"Aqui, você pode até ter uma ilusãozinha... Mas trata-se de uma passagem. Nunca deixei as coisas escaparem do meu controle. Quem tem que mandar em mim sou eu. Não tem essa de 'agora sou astro'. Estou trabalhando", frisou ao jornal "O Globo". "Que coisa maluca é o sucesso, Deus me livre! Não gosto muito, não. Prefiro a paz e a tranquilidade, sair para jantar...", apontou Nuno.

Veja + após o anúncio
Veja também
Rosamaria Murtinho, aos 94 anos, tem uma boa lição de longevidade após luta contra depressão: 'Não passo um dia sequer à toa e sem planos, e danço sozinha'
Fora da TV, Nuno Leal Maia rejeita mágoa: 'Ressentimento nenhum'

O ator que no passado recusou convite para novela de Gloria Perez afirmou que quase não é procurado para fazer TV hoje em dia, porém não guarda mágoa. "Acho que todos na TV fazem o que têm que fazer. É uma indústria. Não tenho ressentimento nenhum com ninguém. Nada disso", garantiu, citando que suas chances maiores hoje em dia são no teatro.

Para Nuno, há uma falta de bons papéis para os atores com maior idade. "Americanos e europeus trabalham muito mais com os idosos. Michael Caine faz filme até hoje. Anthony Hopkins também. Robert De Niro não para, pô! E ele está mais velho do que eu. E o Al Pacino? Todos trabalham muito... Personagens maduros são mais valorizados fora do Brasil", refletiu.

Nuno Leal Maia reduz trabalho com idade: 'Perdendo imunidade'

Na visão do veterano, há um entendimento na TV que se deva produzir mirando os jovens, embora todas as faixas-etárias consumam o veículo. E que com o passar do tempo, eliminou os trabalhos simultâneos: "Antigamente, eu fazia cinema, teatro e televisão, às vezes tudo ao mesmo tempo. Era uma loucura".

Veja + após o anúncio

"E tinha que ter gás para aguentar. Hoje gosto de fazer uma coisa de cada vez. A vida me obriga a ser assim. Não tenho mais condições físicas de suportar aquela pauleira. Fui enfraquecendo, perdendo imunidade. As coisas vão baixando... A velhice vai alterando o ritmo. A gente vai mudando, né?", concluiu.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana