Aos 46 anos, Juliana Paes soma uma galeria de papeis marcantes nas novelas brasileiras. No entanto, grande parte das produções em que esteve foi protagonista, trabalhos que exigiram dela uma entrega intensa, tanto emocional quanto física.
Em entrevista à revista Quem, a atriz confessou que duas novelas foram cruciais para que entrasse em um processo de depressão: "Já fiquei mal fisicamente tanto na Bibi Perigosa quanto na Maria da Paz. Com a primeira eu ganhei dois calos nas cordas vocais", pontuou.
Mais especificamente na novela de Walcyr Carrasco que a bela sentiu a exaustão no corpo e na mente. "Já A Dona do Pedaço foi uma novela em que a trama toda era desenhada em cima da minha personagem. Existe uma conta que se faz em cima de um roteiro, a protagonista tem que estar em no máximo 30% dele"
E continuou: "Quando passa disso, fica impossível de fazer, porque não dá a conta de trabalhar 10 horas e ter o descanso mínimo, simplesmente não fecha. Era comum a Maria da Paz estar em 50% do roteiro semanal. Imagina como ficou minha saúde?".
O folhetim em que ela vivia Maria da Paz foi ao ar em 2019, pouco tempo antes da pandemia do Coronavírus, momento em que agravou sua saúde.
"Meu processo de adoecimento mental veio de muito antes e a pandemia potencializou esse quadro. Eu estava vivendo um quadro de depressão, cansada, com uma carga mental pesada, dando conta de muita coisa ao mesmo tempo", contou a atriz, que retornou ao posto de Rainha de Bateria da Viradouro para o Carnaval de 2026.
"Fui diagnosticada com um uma síndrome de estresse pós-trauma logo depois de 'A Dona do Pedaço' e eu meio que não levei muito a sério. Falei: 'Ah, vou me curar sozinha' e a vida ia acontecendo.", relatou ela, que confessa um período conturbado em sua vida. Chega uma hora que a mochila fica muito pesada. Muito. Eu vivi processos de perda também, lutos que não pude curar, um atrás do outro. E trabalhando sem parar, emendando uma novela atrás da outra"
Diante disso, Juliana Paes priorizou sua saúde mental com terapia e a intensificação, na prática de atividade física.
"E aí vira um combo de saúde, porque me exercito todos os dias e nos dias que não, percebo que minha cabeça está girando pior. Malho, danço e faço pilates. O resultado é um corpo forte, que aguenta o rojão, e também a saúde mental", finalizou a musa.