Nos próximos capítulos de 'Além do Tempo', Melissa (Paolla Oliveira) mostra que algumas características parecem resistir até à passagem do tempo.
A segunda fase da novela traz uma versão aparentemente renovada da personagem, mas duas características crueis permanecem em seu comportamento: o ciúme e a possessividade.
Para provar sua obsessão por Felipe (Rafael Cardoso), Melissa tomará uma atitude extrema para atingir o marido. Depois de descobrir a relação dele com Lívia, ela decidirá fugir com Alex (Kadu Schons), o filho do casal, sem avisar ninguém.
A intenção de Melissa é justamente de deixar a família desesperada. Ao levar Alex consigo sem dar qualquer explicação, ela provocará uma verdadeira corrida para descobrir onde os dois estão.
A atitude deixa evidente que, apesar da proposta espiritual da novela e da ideia de que os personagens podem aprender com as experiências de outras vidas, Melissa ainda carrega uma dificuldade enorme para lidar com a rejeição e com a possibilidade de perder o homem que ama.
E quem conhece bem suas artimanhas perceberá rapidamente que existe algo por trás do desaparecimento.
Severa (Dani Barros), irmã de Felipe, tentará fazer a família enxergar que Melissa pode estar usando o filho para manipular a situação. “Vocês caíram na armadilha. Melissa deve ter se escondido em algum canto com o Alex só pra deixar todo mundo nesse estado”, disparará.
A frase resume bem o comportamento da personagem: Melissa sabe exatamente como provocar Felipe e conhece o desespero que o desaparecimento do próprio filho causaria.
Mesmo com a desconfiança de Severa, Felipe não conseguirá simplesmente esperar para descobrir se tudo não passa de mais uma armação da mulher. “Pede ao delegado pra começar uma busca, pode ter acontecido alguma coisa grave. Só quero que o meu filho esteja bem! Só isso!”, desabafará.
O momento também evidencia uma diferença importante entre os dois. Enquanto Melissa usa Alex como instrumento para atingir o marido, Felipe pensa exclusivamente na segurança do filho. Diante disso, se torna difícil que o vinicultor assuma uma relação com a filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira).