Fraude nas Olimpíadas de Inverno 2026? Resultado polêmico na patinação artística gera abaixo-assinado e Federação se pronuncia: 'Temos plena confiança...'
Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 15:26
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música, uma boa xícara de chá verde e te dou as melhores recomendações de doramas.
A final da dança no gelo na patinação artística nas Olimpíadas de Milão-Cortina 2026 acabou em um abaixo-assinado após a revolta de fãs com uma jurada francesa. Entenda!
Veja + após o anúncio

O esporte mais lindo das Olimpíadas de Inverno está afogado de polêmicas em Milão-Cortina 2026. Na última quarta-feira (11), a final da dança no gelo, vencida pela dupla francesa Laurence Fournier Beaudry e Guillaume Cizeron, envolvidos em escândalos na vida pessoal, acabou gerando revolta dos fãs nas redes sociais. 

Na ocasião, o casal encerrou a final com 225,82 pontos, superando os favoritos Madison Chock e Evan Bates, casados desde 2022, que fizeram 224,39 pontos. Embora tenha sido apenas 1,43 pontos de diferença entre os dois, que fizeram apresentações memoráveis e belíssimas, o esquema de notas acabou sendo o estopim para os fãs.

O motivo para as acusações de fraude nas Olimpíadas de Inverno 2026

Assim que a competição foi encerrada, fãs da patinação artística foram até as redes sociais reclamar da atuação da juíza francesa Jézabel Dabouis na final. A principal controvérsia se deu depois que a avaliadora concedeu uma pontuação muito alta aos franceses, enquanto os norte-americanos receberam uma nota bem inferior, em comparação com os outros juízes.

Veja + após o anúncio

Nos documentos oficiais disponíveis no site das Olimpíadas constam que a juíza deu a nota 137,45 para a dupla francesa na dança livre, enquanto os estadunidenses ganharam apenas 129,74 pontos. A disparidade de quase 8 pontos entre as duas, que fizeram apresentações semelhantes e quase perfeitas, não foram engolidas na web.

Ao constatarem que as notas dos outros jurados (sem o peso da bandeira) estavam muito mais próximas, muitos internautas passaram a acusar Jézabel de ter sido parcial para a França e prejudicado os Estados Unidos. A partir daí, milhares de internautas organizaram um abaixo-assinado para que o julgamento fosse investigado.

Na petição os fãs pediram para que a International Skating Union (ISU) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) revisassem o caso. A resposta, porém, foi bem decepcionante...

Veja + após o anúncio
Veja também
Ex-'The Masked Singer' e namorada de jogador famoso: quem é Chloe Kim, norte-americana sensação nas Olimpíadas de Paris 2026 e prata no snowboard?
A resposta da Federação de Patinação no Gelo

Em resposta ao abaixo-assinado e a onda de revolta que tomou conta das redes sociais, acusando que a final da dança no gelo nas Olimpíadas teria sido fraudada, a International Skating Union emitiu um comunicado dizendo que confia nas notas dadas pelos juízes e que as variações de notas dos julgadores são normais dentro do sistema de pontos.

"É normal que haja uma variação de notas atribuídas por diferentes juízes em qualquer painel, e diversos mecanismos são utilizados para mitigar essas variações. Temos plena confiança nas notas dadas e permanece completamente comprometida com a justiça", comunicou a Federação de Patinação no Gelo.

Segundo o órgão, o sistema de pontuação atual, onde cada jurado julga a dificuldade e execução dos movimentos (assim como é feito na ginástica artística), continua sendo justo, apesar de ser complexo e aberto a reclamações. 

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana