'Cheguei a apanhar do meu pai': longe das novelas há 10 anos, Louise Cardoso, de 'Além do Tempo', expõe sonambulismo e dura semelhança com a Turma da Mônica
Publicado em 4 de junho de 2026 às 14:40
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Louise Cardoso, no ar em 'Além do Tempo', expõe lembrança dolorosa e curiosa história de sonambulismo
Veja + após o anúncio

Quem acompanha a reprise de 'Além do Tempo' nas tardes da Globo provavemente está matando as saudades de Louise Cardoso na TV.  No folhetim escrito por Elizabeth Jhin, a atriz vive Gema, a melhor amiga de Emília (Ana Beatriz Nogueira) nas duas fases da história e também vive uma relação de amor com Raul (Val Perré). 

Longe das novelas há quase uma década, a atriz de 71 anos seguiu construindo uma carreira sólida em outras áreas do entretenimento. A última obra longa feita por Louise na televisão foi 'Malhação: Pro Dia Nascer Feliz', exibida em 2016. 

Desde então, ela passou a dedicar boa parte de seu tempo ao teatro, ao cinema e às produções para o streaming, acumulando trabalhos elogiados pela crítica.

Veja + após o anúncio

Nos últimos anos, a veterana participou de produções importantes do cinema nacional, como 'Pérola' (2023), 'Tia Virgínia' (2023) e 'O Clube das Mulheres de Negócios' (2024). Ela também integra o elenco da série 'Juntas e Separadas' (2026), do Globoplay.

Entretanto, um dos papéis que mais chamou atenção recentemente foi o de Dona Mônica em 'Turma da Mônica: Origens', série inspirada nos personagens criados por Mauricio de Sousa.

A escalação da atriz para viver a mãe da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros chegou a surpreendê-la: “Eu tomei um grande susto quando a minha empresária me falou: 'Você vai ser a Mônica'. A Mônica é uma criança de sete anos, como assim?”, disse ela durante a coletiva de lançamento da produção.

Veja + após o anúncio

Mas, após mergulhar na personagem, Louise percebeu que possuía muito mais semelhanças com a protagonista do que imaginava.

"Me identifico com a Mônica, porque eu batia nos meninos quando era pequena. Cheguei a apanhar do meu pai porque batia em um menino. E eu sou forte fisicamente. E me identifico com ela porque a Mônica luta pelos seus direitos. Luta pelo muque, mas luta. A Mônica faz parte da nossa cultura, da cultura brasileira. Maurício de Souza sempre foi à frente do tempo dele.”

Veja também
O maior segredo de Vitória vem à tona em 'Além do Tempo': Lívia fica completamente enojada com avó cruel e rivalidade entre as duas explode de vez
Louise Cardoso e o sonambulismo

Além dos trabalhos recentes, Louise também costuma compartilhar histórias curiosas de sua longa trajetória artística. Em entrevista ao podcast 'Entretantos - Programa Cultural', ela relembrou um episódio de sonambulismo ocorrido durante as gravações do clássico humorístico 'TV Pirata'.

Veja + após o anúncio

“Estava com muito sono, (a gravação) ia até 2h da manhã e me escondi para dormir... A camareira me achou e começou a botar o biquíni em mim — era uma cena de biquíni para fazer. Só que eu não acordei. Estava de sonâmbula.”, relembra.

A história arrancou risadas dos apresentadores e mostrou mais um dos bastidores curiosos da carreira de uma das atrizes mais respeitadas da televisão brasileira.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana