Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Biografia

Profissão: Ator / Diretor / Cenógrafo

Cidade: Jaraguaçu, Minas Gerais

José Mayer nasceu em Jaraguaçu, inerior de Minas Gerais. Filho de um enfermeiro e de uma cabeleireira, ingressou no curso de Letras da Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte m 1968, mesmo ano em que passou a integrar o Grupo de Teatro Geração.

Em 1972, o jovem ator venceu uma licitação e começou a dirigir o Teatro Senac da capital mineira. No período de sete anos em que assumiu o posto, teve experiência como produtor, diretor, ator e cenógrafo. Em setembro de 1979, após se apresentar diante de uma plateia vazia com um espetáculo muito elogiado pela crítica, que resolveu se mudar para o Rio de Janeiro e tentar a sorte na cidade.

Em oito meses já estava escalado para atuar no episódio "O Foragido", da primeira temporada da série "Carga Pesada" (1980), estrelada por Stênio Garcia e Antonio Fagundes. Foi a sua estreia como ator na TV.

Na década de 80 José Mayer integrou o elenco de várias séries baseadas em temas brasileiros na dramaturgia da Globo, participando de episódios de "Plantão de Polícia" ("O Pega", 1980), "Malu Mulher" ("Simplicidade Voluntária", 1980) e "Caso Verdade". Em 1982, foi convidado para um dos principais papéis da minissérie "Bandidos da Falange". Aí começava a sua parceria com o autor Aguinaldo Silva.

A obra foi exibida em 1983 e na época o ator ganhou o seu primeiro papel em uma novela: o galã Ulisses, de "Guerra dos Sexos", de Silvio de Abreu. Esses dois trabalhos renderam a José Mayer o prêmio de Ator Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Em seguida, foi convidado para protagonizar uma novela no horário nobre, até então exibida às oito da noite, na TV Globo. Interpretou o personagem Piscina em "Partido Alto" (1984), de Gloria Perez e Aguinaldo Silva.

As séries continuaram presentes na trajetória do ator. Em 1985, participou de "O Tempo e o Vento", adaptação de Doc Comparato da obra de Erico Verissimo, e interpretou o galã Edson na novela "A Gata Comeu", de Ivani Ribeiro, de grande sucesso do horário das seis da TV Globo.

Mas não foi apenas como ator que José Mayer fez carreira. Ao chegar ao Rio de Janeiro e antes conseguir um papel em "Carga Pesada", ele trabalhou como dublador do Burro Falante, personagem do "Sítio do Picapau Amarelo" e ganhou, mais uma vez, o prêmio da APCA como Melhor Ator de TV pelo trabalho. Anos depois, se tornaria um dos protagonistas mais marcantes de sua carreira: Zé do Burro, na minissérie "O Pagador de Promessas" (1988), de Dias Gomes.

A minissérie só foi exibida em 1988, quando estava no ar na novela "Fera Radical", de Walther Negrão, no papel de Fernando Flores. Pelo Zé do Burro,

Em 1989, deu vida ao galã rude Osnar, em "Tieta", novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Nos anos 90, atuou na minissérie "Agosto" (1993), baseada na obra de Rubem Fonseca e escrita por Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, na qual interpretou o comissário Mattos.

Foi nos anos 2000, no entanto, que o ator consolidou o posto de galã na novela "Laços de Família" (2000), de Manoel Carlos. Interpretou Pedro, um criador de cavalos. Na minissérie "Presença de Anita" (2001), viveu o escritor Fernando, que vivia um caso amoroso com a jovem interpretada por Mel Lisboa. Em "Mulheres Apaixonadas" (2002), foi o médico mulherengo César. Em "Páginas da Vida" (2006), interpretou o charmoso empresário Greg, par romântico da personagem da atriz Natália do Vale. Em 2007, em "Viver a Vida", deu vida a Marcos, que era casado com a modelo Helena, papel de Taís Araújo.

Em 2013, o ator encarnou Zico Rosado no remake de "Saramandaia", exibido no horário das onze da TV Globo. Em 2014, volta às telenovelas num papel completamente diferente ao que o público está habituado a vê-lo. José Mayer foi convidado para atuar na novela "Império", de Aguinaldo Silva, como o cerimonialista Cláudio. Na trama, ele interpreta um personagem homossexual e mantém um relacionamento paralelo com um rapaz de 30 anos, Leonardo (Klebber Toledo), apesar de ser casado e feliz com Beatriz (Suzy Rêgo).

O ator tem uma extensa carreira no cinema, com mais de 15 filmes. Entre os filmes mais recentes estão "Amazônia Caruana" (2010), de Tizuka Yamazaki, e "Divã" (2009), de José Alvarenga Jr. No teatro, sua última peça foi Um Violinista do Telhado (2011).

José Mayer é casado com a atriz Vera Fajardo, com quem tem uma filha, Júlia, que também seguiu os passos dos pais na carreira artística. O ator e a mulher se conheceram em 1970, nos bastidores da montagem da peça "George Dandin", de Molière, em Belo Horizonte.

Últimas notícias
José Mayer surpreende ao publicar foto rara com a mulher. Veja registro do casal!
24 Nov 2021 14h50

José Mayer surpreende ao publicar foto rara com a mulher. Veja registro do casal!

José Mayer está afastado da TV desde 2017, quando foi acusado de abuso sexual por uma figurinista. O...
Autor Silvio de Abreu faz críticas à demissão de José Mayer: 'Escândalo plantado'. Saiba mais!
30 Out 2021 09h53

Autor Silvio de Abreu faz críticas à demissão de José Mayer: 'Escândalo plantado'. Saiba mais!

Fora da Globo, Silvio de Abreu defendeu José Mayer e fez duras críticas à demissão do...
José Mayer nega intenção de voltar a atuar após denúncia de assédio: 'Nenhum interesse'
04 Dez 2020 19h48

José Mayer nega intenção de voltar a atuar após denúncia de assédio: 'Nenhum interesse'

José Mayer afirmou em conversa com o colunista Bruno Tálamo, do programa 'A Tarde é Sua', da...
Globo anuncia 'fim de parceria' com José Mayer: 'De comum acordo'
15 Jan 2019 21h05

Globo anuncia 'fim de parceria' com José Mayer: 'De comum acordo'

Nesta terça-feira (15), a emissora comunicou a imprensa a saída do ator do elenco. 'Depois de mais de...
Su Tonani explica por que não seguiu com denúncia contra José Mayer: 'Inibida'
15 Ago 2018 07h57

Su Tonani explica por que não seguiu com denúncia contra José Mayer: 'Inibida'

A figurinista falou pela primeira vez sobre o assédio sofrido pelo ator da TV Globo na palestra 'Mulher no...
Fotos de José Mayer