Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
Power Couple
BBB21
Domingão do Faustão
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliette
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Dieta
Biografia

Profissão: Ator / Escritor / apresentador

Cidade : São Paulo

Maitê Proença foi a primeira mulher a protagonizar cenas de nudez em uma novela do horário nobre no Brasil, na novela "Corpo Santo", em 1987, na extinta TV Manchete. As imagens fizeram com que a atriz se tornasse ícone de beleza na época.

Aos 12 anos, Maitê viveu uma tragédia. Sua mãe foi assassinada por seu pai. Por conta disso, ela resolveu morar com o irmão em um pensionato, onde ficaram por três anos. Aos 14 anos, a adolescente começou a namorar e seu pai, inconformado, decidiu mandá-la para Paris, na França. Quando retornou ao Brasil, aos 19 anos, iniciou o curso de graduação em Psicologia, na PUC-SP, mas não o concluiu, decidindo viajar por dois anos por Europa, África e Ásia. Nestes lugares, ela fez bicos vendendo jornal, cuidando de crianças e distribuindo folhetos nas esquinas. Foi em Paris, nesta época, que aconteceu sua primeira experiência com as artes cênicas, quando se matriculou em curso de mímica.

Em 1979, Maitê estreou como atriz de televisão na novela "Dinheiro Vivo", na extinta TV Tupi. Poucos meses depois, iria participar da novela "Coração Alado", mas sofreu um acidente de carro que a afastou de suas atividades por quase um ano. Ainda usando bengala, devido ao acidente, viveu sua primeira protagonista em "As Três Marias", em 1980. No ano seguinte, foi convidada a participar da novela "Jogo da Vida". Em 1982, encenou o espetáculo "Mentiras Alucinantes de um Casal Feliz". Em 1983, participou da primeira versão de "Guerra dos Sexos", na Globo.

Em seguida, em 1984, transferiu-se para a TV Manchete, para protagonizar a minissérie "A Marquesa de Santos". Em 1985, retornou à Globo e integrou o elenco da novela "Um Sonho a Mais". Em 1986, fez "Dona Beija", também na Manchete. No ano seguinte, participou de "Sassaricando", na Globo, e filmou "Sexo Frágil", "Brasa Adormecida" e "A Dama do Cine Shanghai", também encenou o espetáculo "La Malasangre". De volta à Manchete, apresentou dois programas jornalísticos, o "Programa de Domingo" e "Diálogo". Em 1989, de novo na Globo, protagonizou a novela "O Salvador da Pátria". Também rodou os longas "O Beijo e Kuarup", além da peça "Na Sauna".

Em 1987, após tantas recusas de convites para posar nua, finalmente aceitou posar para a "Playboy" e a edição vendeu 630 mil exemplares. Posou pela segunda vez, em 1996, aos 36 anos, na Itália, e alcançou a marca dos 720 mil exemplares vendidos.

O ano de 1990 foi marcante para Maitê. Naquele ano, perdeu seu irmão, Zuza, e nasceu sua única filha, Maria. Apenas seis meses após dar à luz foi protagonista da minissérie "O Sorriso do Lagarto". Em 1991, viveu uma das Helenas de Manoel Carlos, ao protagonizar a novela "Felicidade". Em 1993, estreou a peça "Confissões de Mulheres de 30", além de atuar também no espetáculo "História de Nova York - Dorothy Parker". Em 1994, fez uma rápida passagem pela dramaturgia da TV Bandeirantes ao participar de alguns episódios da minissérie "Confissões de Adolescente". Também naquele ano filmou o longa "16060", que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. A Heloísa de "Cara e Coroa", de 1995, foi sua primeira vilã. No ano seguinte, entrou para o elenco da série "A Vida Como Ela É" e filmou o curta "Vox Populi". Em 1996, foi a vez dos longas "A Hora Mágica" e "Paixão Perdida", além trabalhado na novela "Torre de Babel". Um ano depois, estava no seriado "Os Três Mosqueteiros", e foi a protagonista do longa "Tolerância". Participou também do filme "Bufo & Spallanzani" e estrelou a novela "Vila Madalena".

Em 2000, protagonizou o espetáculo "Isabel". No ano seguinte, fez uma participação especial na novela "Estrela Guia", protagonizou o filme "A Selva" e também participou do longa "Viva Sapato". Em 2002 assinou, produziu e atuou pela primeira vez um monólogo, "Buda". No mesmo ano, atuou na comédia "Com a Pulga Atrás da Orelha" e também encenou o espetáculo "Paixão de Cristo".

O ano de 2003 foi marcado pela sua estreia na revista "Época" com uma coluna de crônicas quinzenais. Ao mesmo tempo, estava no ar na temporada de "Malhação" e também rodou o longa "Jogo Subterrâneo".

Em 2004, participou de "Da Cor do Pecado" e lançou seu primeiro livro, "Entre Ossos e a Escrita", que reúne 50 crônicas publicadas na revista entre 2003 e 2004. No ano seguinte, fez uma participação especial na novela "A Lua me Disse". Naquele mesmo ano, ainda escreveu sua primeira peça, "Achadas e Perdidas", que ficou em cartaz por três anos. Entre 2006 e 2010, esteve no time de apresentadoras do programa "Saia Justa", do canal pago GNT. Em 2008, lançou seu segundo livro, "Uma Vida Inventada", que mistura ficção a fatos reais num jogo de pistas falsas proposital. Em 2008, gravou "Três Irmãs", depois de três anos afastada das novelas. Em seguida, estreou o filme "Onde Andará Dulce Veiga?". Em 2009, fez a peça "As Meninas". Posteriormente, foi convidada para participar de "Caminho das Índias". Em 2010, passou a integrar o elenco da novela "Passione". Em 2012, Maitê voltou às novelas para participar do remake de "Gabriela".

A vida pessoal de Maitê é bastante preservada. Pouco após o início de sua carreira na televisão, ainda em 1982, a atriz conheceu o empresário Paulo Marinho, com quem viveu por 12 anos e teve uma filha, Maria, em 1992. Dois anos depois, teve um curto affair com Victor Fasano, que depois se tornou um grande amigo. Entre 2004 e 2007, namorou o assessor de imprensa Rodrigo Paiva. Alguns meses após o término do relacionamento, ainda em 2007, a atriz teve mais um breve relacionamento com o empresário Toninho Dias Leite. Em fevereiro de 2009, assumiu publicamente o namoro com o escritor português Miguel Sousa Tavares. Em julho do mesmo ano, começou a namorar o empresário Alexandre Colombo que em 2010 teria vetado o que seria seu terceiro ensaio nu para "Playboy". O namoro acabou em fevereiro de 2011.

Últimas notícias
Maitê Proença, aos 63 anos, inclui exercícios íntimos na rotina: 'Deixa tudo bem jovem'
12 Mar 2021 15h40

Maitê Proença, aos 63 anos, inclui exercícios íntimos na rotina: 'Deixa tudo bem jovem'

A atriz Maitê Proença contou mais sobre bem-estar e sua relação com o corpo diante do...
Maitê Proença contraiu infecção alimentar em viagem pela Europa: 'Foi pesado'
31 Jan 2018 13h23

Maitê Proença contraiu infecção alimentar em viagem pela Europa: 'Foi pesado'

'Fiquei um tempo doente sem entender bem o que sentia', completa atriz ao Purepeople
'Fui demitida sem nenhum aviso', declara Maitê Proença sobre saída da Globo
14 Nov 2017 14h49

'Fui demitida sem nenhum aviso', declara Maitê Proença sobre saída da Globo

'Foi muito estranho', admitiu atriz em entrevista ao programa 'Roda Viva'
Fenda, decote e monocromia. Veja look das famosas em premiação de música. Fotos!
20 Jul 2017 15h57

Fenda, decote e monocromia. Veja look das famosas em premiação de música. Fotos!

Artistas prestigiaram na 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, na noite desta...
Gente como a gente: Maitê Proença repete terno branco um ano depois. Compare!
20 Jul 2017 13h06

Gente como a gente: Maitê Proença repete terno branco um ano depois. Compare!

Atriz prestigiou a 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, na noite desta...
Fotos de Maitê Proença