A Vans é uma marca de calãdos que foi criada na Califórnia, em março de 1966, quando os irmãos Paul e James Van Doren inauguraram, inicialmente com o nome de Van Doren Rubber Company, uma pequena loja para a venda de calçados esportivos voltado ao público do skateboard. No primeiro momentos, os irmãos ofereciam três modelos que custavam entre US$ 2.49 e US$ 4.99 e tinham apenas uma amostra do tênis, cuja produção era feita em um local anexo à loja.
Não demorou muito para que o solado vulcanizado dos tênis se popularizasse principalmente entre os skatistas, uma vez que, além de oferecer resistência e durabilidade, auxiliava na realização das manobras. Na metade da década de 70, a maioria dos skatistas californianos tinham aderido a marca e, pouco tempo depois, mais de dois milhões de pares já haviam sido vendidos.
Já no início do século XXI, a marca apresentou uma nova tecnologia de absorção de impacto, denominada UltraCush Lite. Ela foi construída a partir da mistura de diferentes tipos de espuma e desenvolvida especialmente para garantir uma maior absorção com menor peso. Atualmente, além do patrocínio de campeonatos de skate, a Vans contribui também com o surfe e o snowboarding.