Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão 2020

De Juma Marruá ao Velho do Rio: relembre a história da novela 'Pantanal'

Juma Marruá foi vivida por Cristiana Oliveira na primeira versão da novela 'Pantanal', em 1990 na extinta TV Manchete. Trama ganha remake em 2021 na Globo
10 fotos
Iniciar o slideshow
Juma Marruá foi vivida por Cristiana Oliveira na primeira versão da novela 'Pantanal', em 1990 na extinta TV Manchete. Trama ganha remake em 2021 na Globo
A novela 'Pantanal' ganha remake em 2021, 31 anos após sua estreia. História gira em torno de José Leôncio (Claudio Marzo), seus três filhos, e Juma Marruá (Cristiana Oliveira), a 'mulher-onça'

Maior sucesso em dramaturgia da extinta TV Manchete, a novela "Pantanal" vai ganhar remake em 2021 na Globo na faixa das nove. A pergunta "quem será a nova Juma (Cristiana Oliveira no original)?" já movimenta as redes sociais e uma das cogitadas para o papel principal é Giullia Buscacio. Protagonizada por Claudio Marzo - morto em março de 2015 -, Jussara Freire, Marcos Palmeira , Paulo Gorgulho e Marcos Winter, a trama escrita por Benedito Ruy Barbosa foi levada ao ar entre 27 de março a 10 de dezembro de 1990 somando 223 capítulos. O folhetim fez tanto sucesso que ganhou reprises em 1991, 1998 (com os capítulos finais indo ao ar na RedeTV!, que adquiriu a Manchete) e 2008 (no SBT). E você lembra ou conhece a história que gira em torno da "mulher-onça?" O Purepeople te conta!

Novela 'Pantanal': José Leôncio é pai de três filhos

Tendo várias cenas gravadas na cidade que batiza a novela, "Pantanal" começa na década de 1940 quando Joventino (Claudio Marzo) é dado como morto após sair para caçar. Cabe então ao filho dele José Leôncio (Paulo Gorgulho/Claudio Marzo) assumir os negócios do pai. Em uma viagem ao Rio de Janeiro, o fazendeiro se encanta por Madeleine (Ingra Lyberato/Ítala Nandi), então namorada de Renato (José de Abreu), e com ela tem um filho: Joventino, batizado com o nome do avô paterno. A relação acaba desgastada porque Madeleine não se adapta à vida no Pantanal e retorna ao Rio só com o menino. Paralelamente, José Leôncio tem outro filho, Tadeu Aparecido (Marcos Palmeira), da relação com Filó (Tânia Alves, na 1ª fase, e Jussara, na seguinte), uma prostituta. O terceiro filho de Leôncio é Zé Lucas (Paulo Gorgulho, na 2ª fase). Portanto, tanto Claudio como Paulo interpretam dois personagens, pai e filho, em diferentes fases.

Novela 'Pantanal': Juma se apaixona por filho de José Leôncio

Entre uma fase e outra, o público de "Pantanal" conheceu Juma Marruá, a filha de Maria (Cássia Kis Magro) e Gil (José Dumont), assassinado antes da "mulher-onça" nascer. A protagonista acaba se apaixonando por Joventino (agora vivido por Marcos Winter), quando o rapaz deixa o Rio e a noiva, Nalvinha (Flávia Monteiro), para conhecer o pai. Nesse meio tempo, Juma ainda perde a mãe, também assassinada, em vingança de Levi (Rômulo Arantes), e Joventino também fica órfão de genitora, morta em acidente aéreo. Costurando essa parte de "Pantanal" surge a lenda do Velho do Rio, o espírito do primeiro Joventino, pai de Leôncio e avô de "Joventino II". O personagem também é vivido por Claudio Marzo.

'Pantanal' abordou machismo com Tenório e 'Maria Bruaca'

Além das sequências de nudez e violência ambientadas em cenários paradisíacos, "Pantanal", que chegou a ser oferecida pelo autor à Globo, também levantou a questão do machismo com Tenório (Antonio Petrin), rival de Leôncio e casado com Maria (Ângela Leal), a quem chama de "Maria Bruaca" e maltrata de forma seguida, e pai de Guta (Luciene Adami) e Marcelo (Tarcísio Filho). Entre esses e outros atores, a novela reuniu ainda Nathália Timberg, Rosamaria Murtinho, Ewerton de Castro,Sérgio Reis, Marcos Caruso, Almir Satter, Leandra Leal e os já falecidos Oswaldo Loureiro, Sérgio Britto, Alexandre Lippiani, Buza Ferraz, Jofre Soares e Luiz Armando Queiroz.

Confira fotos da novela 'Pantanal'!

Novela 'Pantanal' colecionou prêmios para a Manchete

Além de atingir média de audiência superior à da Globo, algo raro e conquistado também por "Os Dez Mandamentos" em 2015, "Pantanal" foi eleita a Melhor Novela do ano no Troféu Imprensa e no troféu da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Claudio Marzo e Jussara Freire ganharam as estatuetas de melhores atores do ano em ambas as premiações. A primeira consagrou ainda Cristiana Oliveira como Revelação. Na segunda, Ângelo Antonio (Revelação) e Jayme Monjardim (Diretor) também foram contemplados.

Spoiler! E como terminou a novela 'Pantanal'?

Como se trata de um remake, "Pantanal" pode sofrer alterações na história, como ocorreu com a quinta versão de "Éramos Seis", encerrada em março na Globo. Após ser castrado por Tenório pelas investidas em Maria, Alcides (Ângelo Antonio) mata o vilão e termina a história com a sofrida dona de casa. Filó e Leôncio se casam e depois que o fazendeiro morre e que consegue, finalmente, ficar frente a frente com o espírito do pai, o Velho do Rio. Outros casais que terminaram juntos foram Juma e Joventino e Irma (Elaine Cristina) e Zé Lucas.

(por Guilherme Guidorizzi)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.