Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Mastectomizadas e empoderadas: artista apoia mulheres através de Barbies

Compartilhe no Facebook
Natural do sul da Califórnia, Annie Dennison conta, em entrevista ao Purepeople, que a ideia surgiu de uma vivência pessoal. 'Quando perdi todo meu cabelo com a quimioterapia e estava muito doente para sair por aí com minha câmera, criei um 'exército de barbies carecas' para fotografar em casa. Comecei a dividir as imagens das bonecas no Instagram em outubro de 2017', relata a artista

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, tumor maligno que mais acomete as mulheres em todo o mundo, a importância da solidariedade e da empatia pode ser expressada de diferentes formas: seja através da doação de mechas de cabelo ou de próteses que tragam de volta a autoestima de pacientes que passaram por mastectomia. A americana Annie Dennison, moradora do sul da Califórnia, viu em bonecas a possibilidade do empoderamento de mulheres com a doença e criou o projeto fotográfico "Barbies Losing It", no qual adapta as icônicas bonecas à realidade de mastectomizadas. "O projeto começou em 2016, quando eu passei pelo tratamento de um câncer de mama primário. Quando perdi todo meu cabelo com a quimioterapia e estava muito doente para sair por aí com minha câmera, criei um 'exército de Barbies carecas' para fotografar em casa. Comecei a dividir as imagens das bonecas no Instagram em outubro de 2017", conta em entrevista ao Purepeople a americana, formada em psicologia.

Personalização dura horas: 'Mudo coisas diferentes em cada uma'

Nos dois anos de projeto, Annie já customizou 50 bonecas, incluindo Barbies e Kens. Entretanto, a ativista explica que não consegue estipular o tempo de confecção exato de uma. "É difícil responder, isso depende... Porque eu mudo coisas diferentes em cada boneca. Cortar o cabelo leva alguns minutos, tornar uma completamente careca pode levar 20 a 25 minutos. Queimar ou derreter um peitoral de uma Barbie (ou Ken) para criar a aparência de uma cicatriz de mastectomia pode levar cerca de uma hora. Depois, crio efeitos especiais, como tatuagens, nas fotos usando editores de imagens, como Photoshop. E isso pode levar de 5 minutos a meia hora, dependendo do efeito que eu quero para a boneca", pondera.

Barbies ganham nomes temáticos: 'Trazer humor'

Para cada Barbie personalizada, a artista cria um nome relacionado a algum sentimento ou sintoma físico de mulheres que superaram a doença, como "Senhorita Montanha Russa Emocional" ou "Senhorita Ansiedade Pré-Exame". "Alguns nomes eu escolho para trazer mais humor para o câncer, porque é, normalmente, uma experiência muito séria e terrível. Outros, escolho porque quero homenagear histórias que pessoas dividiram comigo sobre suas histórias com a doença. E há ainda aqueles que coloquei para expressar como eu me senti depois de ter câncer", afirma a americana. Com a visibilidade trazida pelo projeto, ela busca, agora, atender outras mulheres que desejam se ver refletidas nas bonecas: "Recebo muito retorno de pessoas que uma Barbie em especial do projeto a tocou de forma única. E isso é muito especial. Pessoas e instituições já me procuraram para personalizar uma Barbie e eu tenho uma lista longa de solicitações".

(Por Marilise Gomes)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.