Completando 44 anos nesta terça-feira (19), o SBT decidiu resgatar a "Porta dos Desesperados", de Sérgio Mallandro, e transformar a atração em programa próprio a partir da próxima semana. Vivendo ainda uma nova crise histórica de audiência, a criação dos anos 1980 será exibida às 18h, no lugar do seriado mexicano "Chaves", após "A Caverna Encantada", que entrou em seus últimos capítulos, e antecedendo o "Aqui Agora", que com duas semanas no ar trocou sua direção.
A "novidade" foi anunciada por Ratinho em seu programa desta segunda-feira e não agradou praticamente ninguém. Em uma página do Instagram, os fãs da emissora se mostraram revoltados. "Qual a dificuldade desse povo entender que o 'Aqui Agora' precisa começar às 18h?", questionou um citando o telejornal lançado em 1991 e que já contou com surto de doença contagiosa no bastidor.
"Desesperado por audiência é o nome do quadro", alfinetou um segundo. "Literalmente desesperados", prosseguiu um terceiro a respeito dos baixos índices de audiência do canal e do retorno da "grade voadora". "Só pode estar de brincadeira", "é o fim de tudo", "não tem como defender", "vai durar uma semana", "nem sei mais o que dizer", "loucura demais", "preguiça" e "fracasso" foram outros comentários contra a nova estratégia.
Na TV, a brincadeira foi ao ar originalmente no programa "Oradukapeta" (1987-1990), que Sérgio conduzia no SBT. Depois, o formato foi levado para outras emissoras nas quais o apresentador trabalhou. O formato era simples: no palco eram colocadas de três a quatro portas e um participante escolhido para abrir cada uma delas.
Sérgio interagia com as crianças e pedia antes que elas se jogassem no chão e gritassem, de "forma desesperada". Em apenas uma porta havia uma série de brinquedos. Nas demais, um artista caracterizado de monstro saía do interior da porta correndo atrás do "azarado". O nome da brincadeira fazia referência a "Porta da Esperança", um dos clássicos de Silvio Santos, cuja morte completou um ano no dia 17 deste mês.
Em maio, a emissora paulista lançou sua nova grade de programação e prometeu que faria mudanças caso a audiência não correspondesse. E foi o que aconteceu. "A Caverna Encantada", que fecha mais uma vez o núcleo de teledramaturgia, migrou para a faixa das 13h45 e agora começa às 17h. Já o "Bom Dia & Cia." começou às 9h, passou para 7h30 e agora tem início uma hoar depois.
O "Aqui Agora" foi planejado para junho, porém teve a reestreia adiada algumas vezes até voltar ao ar no lugar do "Tá na Hora". E "Eternamente Apaixonados", novela mexicana, ficou no ar só cinco dias.