Neusa Borges é uma das maiores estrelas da TV brasileira, mas quando o assunto é dinheiro, ela nunca foi valorizada à altura de seu legado. “Nasci negra e vou morrer negra, serei sempre o último salário”, protestou a atriz, em uma entrevista à revista Quem, em 2013.
Neusa não tinha contrato fixo com a TV Globo, muito antes de este modelo atingir até as estrelas multimilionárias. A atriz passava por apertos financeiros entre os trabalhos, já que não havia conseguido construir um patrimônio ao longo da carreira e dependia de estar empregada para se sustentar.
“Eu não ‘mamo’ nas tetas da TV Globo. Bem que eu gostaria pelos anos todos que já trabalhei lá. Eu estou com 72 anos, não tenho plano de saúde, não tenho nada. Quanta gente começou depois de mim e ‘mama’ nas tetas da TV Globo? Eu tenho de trabalhar, ganhar um dinheiro e guardar metade do que recebo para depois poder sustentar a minha família. É desesperador, mas eu não ‘mamo’ nas tetas da TV Globo porque não sou contratada de lá”, disse Neusa em entrevista ao jornal Diário de São Paulo, há 11 anos.
Nos últimos anos, no entanto, a situação mudou. Neusa se mudou para Salvador e comprou um imóvel próprio na capital baiana. A atriz conseguiu adquirir o bem após receber um dinheiro de indenização da escola Unidos da Tijuca. Em 2003, ela caiu de um carro alegórico a uma altura de quatro metros.
Neusa passou a trabalhar em um brechó em Salvador e conciliou a nova empreitada com os trabalhos de atriz. Bastou ela se afastar do empreendimento para novos rumores sobre falência a rondarem.
Em 2021, Neusa garantiu que doou o brechó para uma família necessitada. “Eu doei o brechó para uma família pobre de Salvador. Eu não vendi por necessidade, eu doei até o último prego da parede de bom coração. Meu brechó foi ajudado por artistas do Rio de Janeiro e Salvador, por outros atores que fizeram ‘Salve Jorge’ comigo. Até a Ivete me doou duas ou três vezes peças de roupa”, relatou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Neusa também afirmou na época que estava com a vida financeira estável e afastou os rumores. “Estou bem financeiramente. Não estou na miséria como falam na mídia. Não estou passando fome. Às vezes, temos o dia das vacas gordas e outros das vacas magras, mas é normal. [Quando falaram que eu estava com dificuldades financeiras] Eu me senti pega de surpresa. Na pandemia, para nós atores, a vida não foi fácil, claro. Muitos não estão trabalhando, eu mesmo não ganhei benefício nenhum, mas tenho minha aposentadoria. Estou sossegada. Estou ficando velha, só quero sombra e água fresca”, reforçou.
player2