Músicas e Copa do Mundo: expert destaca como hits marcam evento esportivo e gerações
Publicado em 21 de novembro de 2022 15:52
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Everton Mestre comenta a responsabilidade por trás das canções que vão ser cantadas por todos os times, em todas as línguas.
Músicas e Copa do Mundo: cantor comenta como os hits marcam o mundial e gerações O clima de Copa do Mundo inspira diversos cantores a lançarem músicas relacionadas ao tema A música tem a capacidade de marcar gerações Cantor Everton Mestre avalia responsabilidade por trás das canções que vão ser cantadas por todos os times na Copa do Mundo A cada quatro anos as músicas da Copa do Mundo dão um show à parte no mundial
Veja + após o anúncio

A cada quatro anos as músicas da Copa do Mundo dão um show à parte no mundial. Algumas ficaram na memória dos torcedores até hoje. Em 2022, FIFA não definiu apenas uma canção, mas uma trilha sonora, que vai embalar os jogos até o dia 18 de dezembro. Mas, por trás dessas criações, há todo um trabalho dos artistas que se empenham para produzir algo digno do evento esportivo.

O cantor Everton Mestre define a música oficial da Copa como um marco para o evento. O músico pontua que, além disso, as canções por si só proporcionam equilíbrio, bem-estar e levam uma mensagem de felicidade. Ele ressalta que elas têm a capacidade de marcar gerações, como se fossem um hino, mas lembradas por todas as nações, em todos os idiomas.

"Uso como exemplo a música da maior competição da Europa, a Champion League. Em qualquer lugar do mundo que esta música é tocada, a pessoa já faz referência à Liga dos Campões da UEFA. A mesma coisa se faz com cada mascote a cada competição", comenta.

Relação entre música e futebol

Quanto ao processo criativo, não é tão simples. Antes de tudo, deve-se pensar no objetivo da música, escrever a letra, criar a melodia e seguir para o processo de gravação. Só depois de concluídas todas essas etapas ela chega ao público. Para um evento como a Copa do Mundo, Everton diz que a canção pode marcar um momento triste, como a derrota, ou estimular a seguir em busca da vitória.

"Penso que a composição de uma música para uma competição tão importante como a Copa do Mundo não é diferente de uma composição que passamos muitas vezes dias orando e buscando em Deus uma direção para escrever", avalia.

"Devem ser avaliados vários fatores: o objetivo da composição; o sentimento que quer passar; e qual a geração vai atingir. Os instrumentos fazem a grande diferença também. Ao usar instrumentos eletrônicos, pensamos em atingir os mais jovens; já os de cordas e notas de tom baixo podem atingir de maneira mais efetiva os de meia idade, ou os que estão mais necessitados de uma resposta para vida. Tudo isso deve ser analisado em uma composição", acrescenta.

"A música tem por sua finalidade marcar certas situações de realizações ou perdas. Vejo que determinadas situações de medo ou decepções nos fazem esquecer aquilo que por um tempo nos trouxe alegria ou esperança. Assim acontece também com a música da Copa", afirma.

"Me lembro que o Brasil perdeu e foi eliminado por 7x1. Poucas pessoas que me relaciono lembram da música, e buscam esquecer daquele momento. Porém, os vitoriosos, ou times que superaram suas frustrações e conseguiram pelo menos avançar, marcaram aquela musica como estandard de vitória", finaliza.

Palavras-chave
Principais notícias Esporte Copa do Mundo Entretenimento Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Renée é presa por viajar com Vic sem autorização de Márcia e Marcos rouba o anel de Pedro: resumo de 'Elas por Elas' de 11/12 a 16/12
Renée é presa por viajar com Vic sem autorização de Márcia e Marcos rouba o anel de Pedro: resumo de 'Elas por Elas' de 11/12 a 16/12
11 de dezembro de 2023
Aos 50 anos, Leticia Spiller posa nua, exibe curvas marcadas e provoca com foto sensual: 'Tá só começando'
Aos 50 anos, Leticia Spiller posa nua, exibe curvas marcadas e provoca com foto sensual: 'Tá só começando'
8 de janeiro de 2024
Notícias similares
Fotos de Messi com os filhos rendem críticas para Neymar após semana polêmica: 'Aprenda a ser homem'. Entenda!
Fotos de Messi com os filhos rendem críticas para Neymar após semana polêmica: 'Aprenda a ser homem'. Entenda!
5 de novembro de 2023
Neymar se revolta com vazamento de mensagens e xinga influenciadora +18: 'Filha da p...'
Neymar se revolta com vazamento de mensagens e xinga influenciadora +18: 'Filha da p...'
28 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias