Nascimento: 6 maio 1983
Idade: 39 anos
Profissão: Jogador de Futebol
Signo: Touro
País: Brasil
Cidade: Juazeiro - BA
Daniel Alves é um jogador de futebol brasileiro filho do agricultor Domingos Alves Da Silva e de Lúcia Ribeiro. Tem quatro irmãos e dois filhos: Vitória e Daniel, de seu casamento com a brasileira Dinorah Santana, de quem se separou em 2011. Em 2012 assumiu o namoro com a atriz Thaíssa Carvalho. O relacionamento chegou ao fim em julho de 2014.
Ainda criança, ajudava o pai trabalhando no campo de Salitre, cidade localizada a 30 km de Juazeiro. Além de trabalhar como agricultor, ele ajudava a família como comerciante e até mesmo como garçom, mas já demonstrava sua paixão pelo futebol. Costumava jogar com seus amigos nos campos de terra da área.
Ele foi revelado nas categorias de base do Bahia, clube onde conquistou o título baiano de 2002. Sua estreia profissional foi contra o Paraná, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2001. O Bahia venceu por 3-0. Mas foi no ano seguinte que Daniel chamou a atenção dos observadores do Sevilla, clube espanhol, depois de participar da campanha do título do Brasil no Mundial sub-20.
O craque jogou pelo Sevilla de 2002 até 2008, ano em que o Barcelona pagou R$ 62 milhões pelo seu passe. Atualmente como lateral-direito do Clube Catalão, Daniel acumula alguns títulos ao longo da carreira nos gramados.
Já pela Seleção Brasileira, foi convocado pela primeira vez pelo então técnico Dunga, em 2006, e brilhou na final da Copa América de 2007, na decisão contra a Argentina. Se destacou na Copa das Confederações de 2009, após marcar, em um cobrança de falta, o gol da vitória na semifinal contra a África do Sul.
O lateral-direito do Barcelona ganhou notoriedade mundial em março de 2014 após ser alvo de uma atitude racista de um torcerdor do clube Villareal durante um jogo pelo Campeonato Espanhol. O torcedor arremessou uma banana no momento em que o craque iria bater um escanteio e ele comeu a fruta em campo.
O gesto abriu uma forte discussão sobre racismo no futebol. O amigo do jogador Neymar iniciou a campanha nas redes sociais #somostodosmacacos com apoio de personalidades brasileiras. Daniel Alves, no entanto, não aderiu à campanha: "Somos todos humanos, somos todos iguais".