Novela mais cara da história da Globo, "Terra Nostra" ganha uma nova reprise a partir desta segunda-feira (1º). Lançada em 20 de setembro de 1999, a trama de Benedito Ruy Barbosa, hoje enfrentando problemas de saúde, passa a ocupar o lugar de "História de Amor" no "Edição Especial" (14h45).
Ambientada entre o final do século 19 e o começo do século seguinte, "Terra Nostra" foi a primeira novela na emissora de Ana Paula Arósio, que anos mais tarde diria "não" ao receber convite de Gloria Perez. A história de época reuniu ainda saudosos artistas como Raul Cortez e Lolita Rodrigues, além de José Dumont, que se envolveu em polêmica com Benedito e acabou deixando o elenco.
Mas você sabia que para divulgar a estreia de "Terra Nostra", a Globo recorreu a uma maneira bastante charmosa e bem incomum no dia 19 de setembro de 1999, domingo anterior à estreia do folhetim, premiado com o Troféu Imprensa e com o troféu da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte)? O Purepeople te conta!
Naquele domingo, o jornal "O Globo" veio amarrado a uma tira de cartolina, que trazia colado um envelope destinado a "você". Não havia remetente, mas quem escreveu a carta morava em Genova, na Itália.
Uma foto romântica de Matteo (Thiago Lacerda) e Guiliana (Ana Paula Arósio) era encontrada dentro do tal envelope - veja na nossa galeria. Ao lado do casal, Francesco Magliano (Raul Cortez) e Gumercindo (Antonio Fagundes). Por fim, uma carta destinada ao "amico brasiliano"
A mensagem na íntegra dizia:
Genova, Itália.
Amico brasiliano,
Você ainda não me conhece, mas muito tenho para lhe contar. Amanhã, começa a jornada da minha vida. Adeus adorada Itália! Parto para seguir o meu destino. América, antes um sonho distante, agora tão perto que quase posso tocá-la.
As famílias que esperam pelo embarque têm a alegria nos olhos, mas escondem também uma porta de incerteza. O que nos aguarda do outro lado do oceano? A resposta não sei, mas a fé não nos falta. Somos italianos sim, mas seremos brasileiros também. Com a força de nossos braços semearemos o futuro. E a esse chão abençoado chamaremos Terra Nostra.
Amanhã, embarque conosco nessa grande aventura.
Ci vediano domani (nos veremos amanhã)