Há 13 anos, um nome promissor despontava nas tardes da Globo na temporada de 'Malhação: Intensa como a Vida'. Mas o que parecia o início de uma carreira promissora, acabou em rejeição, causando bastante polêmica.
Na época, o ator Guilherme Prates encarou o protagonista Dinho na vigésima temporada da novela teen da emissora.
Ao lado de Alice Wegmann e Agatha Moreira, o ator encarava um triângulo amoroso. No entanto, a falta de química do garoto mimado e egoísta com as duas personagens causou antipatia do público.
Ciente dos problemas que poderia causar na audiência, a Globo tomou a decisão às pressas de retirar o ator do programa e, consequentemente, escalar um novo protagonista.
Saiu então Guilherme Prates e entrou Guilherme Leicam. O galã de olhos azuis viveu Vitor. Embora não salvasse a temporada, tornando-se uma das piores audiências da história da novela, o personagem de Leicam não foi tão odiado quanto Dinho.
Na época, em entrevista ao Notícias da TV, Guilherme Prates confessou não ter ressentimento com o fato. "Eu me entreguei para Malhação nos campos artístico e afetivo, fiz o trabalho com muito amor. O Dinho saiu, acontece, é natural do trabalho", contou ele, que mantém amizade com parte do elenco até hoje.
"Apesar de toda a polêmica que fizeram em torno da minha saída, não teve nada disso. Eu só tenho boas recordações, mantenho amizade com vários atores que contracenaram comigo"
Após a participação em 'Malhação', Prates se manteve no casting da Globo. Ele integrou o elenco de produções como 'Em Família' (2014), 'Os Dias Eram Assim' (2017), 'Tempo de Amar' (2017) e 'Além da Ilusão' (2022). Além dos projetos na TV Globo, Guilherme esteve na série 'As Five', 'De Volta aos 15' e 'Onisciente'.
Atualmente, ele atua na área de produção e roteiro de curtas e videoclipes. Ele, inclusive, produziu o clipe da música 'Vamos Fugir', clássico do MPB com composição de Gilberto Gil e regravada por Samuel Rosa.