Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Maquiagem com protetor solar funciona? Karla Assed explica: 'Diminui a proteção'

Em conversa com o Purepeople, a dermatologista Karla Assed e a farmacêutica Corina Cunha tiram dúvidas sobre a veracidade dos produtos de make que oferecem FPS em suas fórmulas. Além disso, a médica ensina a ordem exata que os cosméticos devem ser passados, explicando o motivo que faz o bloqueador vir antes dos produtos de beleza, mas depois dos cremes indicados por um médico

Os raios solares podem prejudicar e trazer danos irreversíveis à pele quando exposta sem a proteção necessária. Pensando nisso, muitas marcas de cosméticos começaram a investir em produtos que deixam o cliente mais seguro aos raios UV, abrindo espaço para surgirem novas dúvidas relacionadas ao modo de usar e a funcionalidade dessa proteção. Em conversa com o Purepeople, a dermatologista Karla Assed questiona a substituição dos bloqueadores, fundamentais para quem sofre de melasmas, pelos cosméticos compostos por um Fator de Proteção Solar (FPS): "Não recomendo!" Já a farmacêutica Corina Cunha defende: "O pigmento aumenta a proteção."

Baixo teor de defesa contra os raios: 'Tem apenas a proteção UVB'

Karla afirma que os cosméticos oferecidos pela indústria de maquiagem com FPS não são suficientes quanto os produtos próprios para raios solares disponíveis no Brasil: "Diminuem a proteção e não funcionam exatamente como um protetor solar comum." Os bloqueadores são mais fortes porque acabam combatendo dois tipos de raios, diferentemente das maquiagens. "A maioria desses cosméticos tem apenas a proteção UVB e é preciso estar atenta também ao fator UVA, porque é isso que protege contra o fotoenvelhecimento", explica a dermatologista. A farmacêutica Corina Cunha reforça: "Tem que avaliar qual é o fator de proteção solar UVB e UVA. Só assim é possível saber se aquilo é suficiente para a pessoa ou não."

Entenda UVB e UVA: 'Pode causar câncer de pele'

Para quem ainda não entende a diferença entre os termos UVA e UVB, a dermatologista ajuda a esclarecer: "O UVB deixa a pele mais vermelha, pois atinge a camada mais superficial. Já o UVA penetra mais profundamente, deixando a pele mais morena e menos vermelha, além de ser responsável por causar câncer de pele e envelhecimento." Nos casos em que os cosméticos defendem os dois tipos de raio, a cor chega a colaborar com a proteção. "O pigmento aumenta a proteção, inclusive estudos comprovam que essa substância que dá cor protege contra a proteção solar visível e infravermelha", explica Corina.

Por que usar o filtro antes da make?

Para se proteger da maneira correta, o uso do protetor é indispensável. Como os produtos de maquiagem nem sempre oferecem segurança, a dermatologista ensina qual a melhor forma de aplicação: "Primeiro, coloque o produto indicado para o seu tipo de pele e prescrito pelo seu dermatologista e, em seguida, coloque o protetor solar. Depois, é a hora da maquiagem. A proteção após os cremes é para que não irrite ou manche a pele." Essa é a ordem para passar os cosméticos sem perder a defesa dos bloqueadores. "O ideal é usar filtro e depois a maquiagem, para que não diminua a proteção", justifica Karla.

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.