A novela "Pantanal" exibe o último capítulo nesta sexta-feira (7). E nesses cinco capítulos que faltam, contando a partir desta noite (3), vai ser impossível desgrudar da telinha para acompanhar as emoções finais da saga de José Leôncio (Marcos Palmeira) e seus filhos. Três casamentos ao mesmo tempo, mortes e um reencontro estão entre os momentos mais esperados pelo público.
Tanto aquele que viu a primeira versão, 1990, como aquele que está conhecendo a obra de Benedito Ruy Barbosa através do remake assinado por seu neto, Bruno Luperi. E enquanto você não mergulha na novela "Travessia", sucessora na faixa das nove, o Purepeople resume cinco momentos que vão te fazer se emocionar nessa última semana de "Pantanal"!
Grande vilão da novela, Tenório (Murilo Benício) finalmente terá seu castigo. O pai de Guta (Julia Dalavia) será assassinado por Alcides (Juliano Cazarré) como vingança após estuprar o peão. Só que antes de ter o corpo atravessado por uma zagaia, o fazendeiro fica na mira de Zaquieu (Silvero Pereira).
Porém age mais rápido e consegue atirar no antigo mordomo, em um final igual ao de 1990, na extinta TV Manchete. Depois disso, Tenório acaba morto pelo atual namorado de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), e tem seu corpo devorado.
Enquanto isso, Maria Bruaca e Alcides ficam juntos e vão embora rumo ao Paraná.
Também nessa semana final, um triplo casamento vai agitar a fazenda de José Leôncio. O "rei do gado" vai oficializar a união de décadas com Filó (Dira Paes), enquanto dois dos seus três filhos também irão subir ao altar. Irma (Camila Morgado) se casa com José Lucas de Nada (Irandhir Santos), e Zefa (Paula Barbosa) com Tadeu (José Loreto).
Os últimos capítulos vão ainda marcar a esperada disputa pela sela de prata da família Leôncio. Os três filhos de José, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu e José Lucas de Nada vão disputar o acessório de montaria. E é o filho de criação quem irá ganhar o objeto. Ou seja, Tadeu!
Muitos já viram o Velho do Rio (Osmar Prado) e o comparam a Joventino (Irandhir Santos), porém a entidade jamais apareceu para seu filho, José Leôncio. E o aguardado reencontro só será possível após a morte do "rei do gado".
Sozinho, José Leôncio terá um mal-estar e não conseguirá pedir por ajuda. Quando for para "o outro lado", o fazendeiro se reencontra com o pai de uma maneira emocionante. Além disso, ganha de Joventino o posto de protetor daquela região e se torna ele o novo Velho do Rio.
Já os filhos de José Leôncio ao invés de efetuarem disparos para o alto como ocorrido há 32 anos vão agora tocar berrante como forma de marcar a morte do pai.
E após a morte do companheiro de tantas décadas, Filó começa a ouvir relatos que José Leôncio é agora o Velho do Rio. A mãe de Tadeu agirá como o fazendeiro e se recusará a crer no falatório. E, dessa forma, ai repetir o que Leôncio fez com o próprio pai.