Biografia
- Nascimento : 27 de maio de 1972, Juazeiro
- Signo : Gêmeos
- País : Brasil
Ivete Maria Dias de Sangalo é uma cantora, produtora, compositora e atriz baiana que ganhou a simpatia e admiração do público, no início dos anos 90, como vocalista da banda Eva, da qual fez parte entre 1992 e 1999. Nesse mesmo ano parte em carreira solo. Nas duas fases, Ivete acumula uma série de sucessos como "Carro Velho", "Sorte Grande", "A Lua Que Eu Te Dei", "Quando a Chuva Passar" e muitas outras.
Na vida pessoal, a artista se relacionou entre 2008 e 2017 com o nutricionista Daniel Cady. Eles se casaram em 12 de maio de 2011 e tiveram juntos três filhos: Marcelo (02/10/2009) e as gêmeas Helena e Marina (10/02/2018). Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, Bahia, em 27 de maio de 1972, filha de Alsus Almeida de San Galo, falecido quando a cantora era adolescente, e de Maria Ivete, morta em 2001.
O casal teve outros cinco filhos: Mônica, Cinthia, Jesus (morto em novembro de 2019), Ricardo e Marcos (que morreu atropelado quando a cantora tinha apenas 16 anos).
A difícil adolescência de Ivete e a descoberta do dom para a música
A adolescência de Ivete foi confusa, não só pelas perdas, mas por uma transformação financeira que a família teve que passar. O pai de Ivete era joalheiro e com a morte precoce do patriarca todos tiveram que buscar uma maneira de sustentar a família. A futura cantora trabalhou como modelo e vendedora de um shopping, em Salvador, e com a mãe e os irmãos passou a vender quentinhas feitas por dona Maria.
Apesar da fase conturbada, não faltava tempo para a diversão. Ivete, por exemplo, ainda criança, cantava nos eventos, festivais e encontros do colégio. Dedilhava as cordas do violão e nos saraus da família encontrava um tempo para dedicar-se à percussão. A inclinação para a música fez com que Ivete, aos 16 anos, começasse a tocar em barzinhos, mas a primeira apresentação oficial só ocorreu em 1992, em Ondina, bairro de Salvador.
O incentivo foi dado pela irmã Mônica que também cantava e tocava no mesmo bar. Rapidamente começou a se apresentar no interior da Bahia, chamando a atenção de executivos da Sony Music.
Ivete Sangalo estoura nas paradas de sucesso
Ivete Sangalo foi convidada para ser vocalista da Banda Eva em 1993, depois de ter sido apresentada ao produtor Jonga Cunha, criador do Bloco Eva. Com o grupo, gravou seis álbuns e vendeu mais de 5 milhões de cópias. Algumas músicas fizeram parte de muitos carnavais em todo Brasil, como "Levada Louca" e "Arerê". Em 1997, a banda vendeu 2 milhões de cópias do "Banda Eva ao vivo" e realizava aproximadamente 30 shows pelo Brasil.
Um ano depois, Ivete já era um símbolo da música brasileira. Lançou seu último disco no comando da Banda Eva, intitulado "Eva, Você e Eu", em 1998, e substituiu a amiga e apresentadora Xuxa Meneghel no extinto programa "Planeta Xuxa", quando a rainha dos baixinhos entrou de licença-maternidade pelo nascimento de Sasha, em julho daquele ano.
Após vender 4 milhões de cópias dos seis álbuns à frente da banda, Ivete se lançou na carreira solo e não parou de crescer. A despedida oficial foi no Carnaval de 1999, quando passou o vocal do grupo para Emanuelle Araújo, até então desconhecida do grande público.
O primeiro CD solo de Ivete foi lançado em 1999 e vendeu mais de 100 mil cópias. A canção "Se eu não te amasse tanto assim", de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, incluída no primeiro álbum da carreira solo de Ivete, esteve entre as mais tocadas de 2000 e fez parte da trilha sonora da telenovela "Uga-uga", da Globo.
Música de Ivete Sangalo embalou 5º título do Brasil na Copa do Mundo
No ano seguinte, "A Lua que Eu te Dei", música do seu 2º álbum, foi incluída na trilha sonora da novela "Porto dos Milagres". Mas foi mesmo em 2001, com o lançamento de "Festa", CD que recebeu o mesmo nome do carro-chefe do disco,, que a música virou mania nacional por muito tempo, inclusive na conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. O CD ainda tinha outros sucessos, como "Back at one", um dueto com o cantor norte-americano Brian Mcknight.
Em 2002, em pouquíssimo tempo de carreira solo, Ivete já havia realizado duetos com os maiores artistas e bandas da música brasileira, entre eles Jorge Ben Jor, Roupa Nova e Jorge Aragão. Um ano depois lança seu 4º álbum, "Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso" e mais um sucesso desponta nas rádios: "Sorte grande", que ficou conhecida como "Poeira", palavra mais repetida do seu refrão.
No mesmo ano, comemorando 10 anos de carreira, gravou o "MTV ao vivo Ivete Sangalo" no Estádio Fonte Nova, em Salvador, e contou com mais de 60 mil pessoas. Dividiram palco com Ivete nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Gilberto Gil. O CD ficou entre os mais vendidos de 2004 e o DVD foi o mais comercializado da Universal Music Brasil até 2005.
Ivete Sangalo foi tema do carnaval do Rio
Na sequência, Ivete participa do "Rock in Rio Lisboa 2004" e lança a música "Quando a Chuva Passar" (2005). Nesse ano, estreou seu primeiro programa na Globo, o "Estação Globo", que seria cancelado em 2008. Nesse meio tempo, fez dueto com o cantor Bono Vox, do U2, realizou show no Maracanã, e gravou disco em sua casa ao lado de vários convidados.
Em 2010: indicação ao Grammy, abertura dos shows da cantora Beyoncé, e gravação de álbum no Madison Square Garden, em Nova York. Dois anos mais tarde, a artista gravou outro álbum, dessa vez no estádio da Fonte Nova diante de 50 mil pessoas em comemoração aos 20 anos de carreira. Ainda em 2014, participa da festa da final da Copa do Mundo no Maracanã.
Ivete se tornaria enredo da Grande Rio em 2018, ano no qual gravou mais um disco, com parcerias como Marília Mendonça e Claudia Leitte. O EP "O Mundo Vai" veio em 2020 e durante a pandemia de Covid-19 lançou alguns singles. Em 2022, "Onda Boa com Ivete" foi mais um álbum.
Ivete Sangalo atriz e apresentadora da Globo
Em meio a tantos discos e músicas, Ivete mostrou o lado atriz como a Maria Machadão da novela "Gabriela" (2012). Já no "Sítio do PicaPau Amarelo" (2001) e em "Vai na Fé" (2023) interpretou a si mesma. Em "As Brasileiras" (2012), foi a Raquel, protagonista do episódio ambientado em Salvador.
Ivete foi ainda jurada/técnica do "Ídolos Kids" (2013), "SuperStar" (2014), "The Voice Kids" (entre 2016 e 2017) e "The Voice Brasil" (de 2016 a 2019). Entre 2021 e 2024 comandou o "The Masked Singer Brasil". Nesse período, de 2022 a 2023 conduziu também o "Pipoca da Ivete".
Também acumula quase 10 participações no cinema, incluindo dublagens e filmes como "Simão, o Fantasma Trapalhão" e "Xuxa Gêmeas". Na galeria vasta de troféus estão o Prêmio Multishow de Música Brasileira (quase 20 vezes), Grammy Latino (3 vezes), Troféu Imprensa (7 vezes, sendo a recordista na categoria Melhor Cantora), Troféu Internet (mais de 10 estatuetas), o Band Folia (18 vezes), Melhores do Ano (12 prêmios), além do Prêmio Jovem Brasileiro, Prêmio Tim de Música Brasileira, Troféu Dodô e Osmar e Meus Prêmios Nick entre muitos outros.
Na vida pessoal, namorou os empresários Marcelo Rangel, Felipe Simão e Marcus Braga, o apresentador Luciano Huck, o músico Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, o coreógrafo Fábio Duarte
Últimas Notícias
Últimas Fotos
Últimos Vídeos
Famosos relacionados
player2








player2
player2
player2
player2
player2
player2