





Há semanas dominando o TOP 10 da Netflix Brasil, 'Gostinho de Amor' - título traduzido de 'Tastefully Yours' - finalmente chegou ao fim com o último episódio, lançado nesta terça-feira (10). E o final entregou tudo o que os fãs mereciam: reviravolta, redenção, pratos deliciosos e até um gostinho de romance real.
Com o fim da competição culinária entre os restaurantes Jungjae e Motto, o dorama sul-coreano, que nos ensinou valores importantes sobre relacionamentos, colocou na mesa do telespectador um 'gostinho de quero mais', apesar de um final feliz que deixou todos com o coração quentinho.
Abaixo, o Purepeople destrinchou cada ponto do final emocionante do episódio 10 de 'Gostinho de Amor', incluindo quem venceu a competição, o que aconteceu com Yeon-joo e Beom-woo e como um simples café da manhã conseguiu transformar o coração mais gelado do dorama.
[Atenção: este texto pode conter spoilers da série mencionada. Caso você não queira vê-los, aconselhamos que não continue a leitura].
'Gostinho de Amor' chegou ao seu último episódio com uma competição culinária entre os restaurantes Jungjae e Motto, os únicos coreanos a ganharem três estrelas Michelin. E é justamente este o clímax de toda a série, que também traz um nível de apreensão extra que 'Gostinho de Amor' quase não ofereceu ao longo dos seus episódios.
A escolha do ingrediente principal do prato foi o frango, um tanto simples, mas que trouxe os protagonistas para pensarem em pratos estratégicos. Mas a competição já começou injusta quando a empresa da presidente Han (Han Yeo-ul) sabotou a venda de frangos de primeira linha para os seus concorrentes, o que os levaram a buscar opções congeladas.
Sem Yeon-joo, ainda afastada, Myung-suk assumiu o cargo de chef e mostrou que é mais do que uma boa acompanhante na cozinha. Já por outro lado, Young-hye preparou seu próprio prato para o Motto, sem depender de ninguém e sem roubar nenhuma receita. Pela primeira vez, ela cozinhou sozinha, sem depender de ninguém.
Embora o resultado tenha ficado mais do que claro de que o Jungjae venceria a disputa, o que de fato aconteceu com base nos votos dos outros participantes jurados, o resultado acabou sendo manipulado pela presidente Han, que na hora de ler o envelope indicou que havia ocorrido um empate entre os dois restaurantes.
A indignação levou Matthieu, o jurado francês, a abandonar o programa que estava sendo gravado, e a sair furioso do local. Então, a presidente Yeo-ul sugeriu uma nova revanche entre os dois restaurantes - tudo isso para ganhar mais emoção e tempo de tela e, assim, divulgar o seu novo empreendimento no final de tudo.
Apesar de ter deixado todo mundo com uma vontade gigantesca de justiça, é neste momento que, como uma fênix, Yeon-joo retorna do mosteiro em que estava e aceita o desafio. Destemida, corajosa e ciente de que é a melhor cozinheira, ela convida a presidente Han e seu filho, Seon-woo, para um café da manhã no dia seguinte.
E além disso: a protagonista promete que, se a jurada não gostar do prato que ela preparasse, ela própria fechará seu restaurante.
Na manhã seguinte, Yeon-joo entrega um café da manhã simples. Um prato familiar, sem intenção de impressionar: arroz de camarão jeon, o mesmo prato que a própria presidente Han já havia feito anos antes - e que foi responsável por despertar nela memórias que ela se obrigou a esquecer, inclusive de sua falecida mãe.
Apesar do sabor maravilhoso, ela não se dá por vencida e, pensando nos negócios acima de tudo, diz que aquilo não é suficiente para ela. Por fim, na mesa com seus dois filhos, a empresária cede ao se lembrar de que perdeu tempo de qualidade ao lado da família e de sua própria mãe.
E é aí que o final de 'Gostinho de Amor' passa a ficar mais agridoce e nos mostrar que, mesmo em meio ao mundo corporativo que só pensa em dinheiro e reconhecimento, boas histórias amorosas também podem surgir.
O final do episódio não se resume apenas à competição culinária. 'Gostinho de Amor' costura todas as todas as pontas soltas ao longo da trama e mostra os personagens em novos caminhos. Young-hye abre um food truck e retoma seu prazer pela cozinha, agora livre das pressões do Motto, e Yu-jin, que também deixa a empresa Hansang, decide ajudá-la.
Sun-woo, que em muitos momentos parecia apenas uma peça no tabuleiro da Presidente Han, finalmente encontra seu próprio caminho. Ele confronta a mãe, visita o túmulo da avó e, em sua atitude mais expressiva em todo o k-drama, ajuda um antigo rival, a quem ele prejudicou, a reabrir seu restaurante. Acima de tudo, ele reconstrói laços afetivos com o irmão, Beom-woo.
E Beom-woo, que passou a série inteira dividido entre o seu dever de roubar receitas e o desejo de ser uma pessoa diferente, escolhe viver o amor. Ao reencontrar Yeon-joo no jardim, eles repetem a cena que muitos se lembram do primeiro encontro, mas agora com um final novo: um beijo super apaixonado entre os protagonistas.
A relação entre Yeon-joo e Beom-woo poderia ter recebido mais tempo de tela, é verdade. O casal, apaixonado desde os primeiros episódios, se resolve rápido, com a mocinha dizendo que gosta dele e o galã se declarando. É um final romântico para dois opostos unidos pela comida.
Talvez você esteja se perguntando qual foi o final de Chun-seung e Myung-suk em 'Gostinho de Amor'. Depois do sucesso da competição culinária, eles começaram a trabalhar juntos no restaurante do pai de Chun-seung e, em um dia com a casa cheia, acabaram sendo surpreendidos com uma presença mais do que ilustre.
Se lembra que no início do dorama Myung-suk era apaixonada por um ator de k-dramas e vivia assistindo às suas cenas? Pois é, foi o próprio Eun-jae (interpretado por Park Ji-hoon, de 'Classe dos Heróis Fracos'), quem apareceu no restaurante e deixou os dois de queixo caído.
Além da euforia e felicidade que a cena proporcionou tanto para os personagens quanto para o elenco, 'Gostinho de Amor' ainda terminou fazendo um paralelo marcante com 'Classe dos Heróis Fracos 2', que teve tanto Ji-hoon quanto Yoo Su-bin no elenco. Foi divertido e inesperado, vai!


