Os fãs de suspense e histórias baseadas em crimes reais têm um novo vício na Netflix. A minissérie 'O Monstro de Florença' estreou na última quarta-feira (22) e já atingiu o TOP 1 da plataforma de streaming seguindo os mesmos passos de 'Monstro: a História de Ed Gein', uma das produções mais comentadas dos últimos meses.
'O Monstro de Florença' revive um dos capítulos mais sombrios da história criminal da Itália, onde uma sequência de assassinatos brutais paralisou o país por quase 20 anos e até hoje continua envolta em mistério e com a identidade do criminoso sem resolução.
Com apenas quatro episódios intensos, a produção italiana é assinada por Leonardo Fasoli e Stefano Sollima, os mesmos nomes por trás de séries como 'Gomorra' e 'ZeroZeroZero'. A minissérie mergulha na caçada ao serial killer que ficou conhecido como 'Il Mostro di Firenze' (O Monstro de Florença), responsável por uma série de assassinatos cometidos entre 1968 e 1985.
A trama acompanha diferentes períodos da investigação, mostrando como a polícia, a imprensa e a população italiana reagiram diante de crimes que chocaram o país por sua brutalidade.
Embora não tenha nome e muito menos identidade, 'O Monstro de Florença' foi perturbador. Seus crimes começaram com o assassinato de um casal em Signa, em 1968, e se estenderam até 1985, somando 14 vítimas no total, sempre com o mesmo padrão: a maioria dos ataques acontecia durante fins de semana, feriados ou noites de Lua Nova, majoritariamente no verão.
O serial killer atacava casais enquanto estavam em carros estacionados nas colinas da Toscana, em momentos que mantinham relações sexuais - com exceção de um assassinato duplo que aconteceu em uma tenda. As vítimas eram alvejadas com uma pistola Beretta calibre .22, e em vários dos casos, as mulheres eram mutiladas nas partes íntimas com extrema violência.
Ao longo dos anos, as investigações tiveram vários suspeitos, incluindo um fazendeiro chamado Pietro Pacciani, condenado em 1994, mas absolvido logo depois por falta de provas. Outros dois homens, conhecidos como 'os amigos de Pacciani', também chegaram a ser acusados, mas nenhuma prisão conseguiu encerrar o caso.
Documentos vazados e contradições nas provas alimentaram teorias de que o verdadeiro assassino nunca foi capturado e, inclusive, pode estar vivo e à solta quase 60 anos após o primeiro assassinato. A história do 'Monstro de Florença' inspirou livros, filmes e até investigações paralelas conduzidas por jornalistas e escritores.
'O Monstro de Florença' vai além dos crimes e mostra também o caos midiático que tomou conta da Itália durante as décadas de 1970 e 1980, dando foco também na atuação da polícia e equipe de investigação. Com atuações marcantes de Marco Bullitta, Valentino Mannias e Francesca Olia, a série mostra como a obsessão por justiça pode se transformar em paranoia.
O resultado é uma série curta, mas intensa, e que vai muito além da violência do serial killer. Disponível agora na Netflix, 'O Monstro de Florença' nos leva até o centro de um dos casos mais enigmáticos da história europeia.