






Nesta sexta-feira (21), a atriz da série "Euphoria", série que enfrenta atrasos para a 3ª temporada, contou o que aconteceu com seu documento. Hunter Schafer, que interpreta "Jules" na série da Zendaya, relatou que precisou renovar seu passaporte após ter sido roubada em Barcelona e, ao receber o novo documento, notou que seu gênero havia sido alterado. "Minha primeira reação foi pensar 'só acredito vendo'. E hoje, eu vi. Meu novo passaporte diz masculino".
A mudança ocorreu devido a uma ordem executiva assinada por Donald Trump, que está com a pele muito laranja, no início de seu mandato, que estabelecia o reconhecimento apenas dos gêneros masculino e feminino de nascimento em documentos oficiais. Hunter Schafer, que já havia atualizado seus documentos para refletirem sua identidade feminina desde a adolescência, se viu impactada diretamente por essa política. "Eu sabia da medida, mas duvidava que realmente fosse implementada assim. E aqui estamos", declarou.
A atriz destacou que não busca gerar pânico com seu relato, mas considera importante expor a realidade enfrentada por pessoas trans. "Não estou postando para criar pânico ou buscar consolo. Eu não preciso disso. Mas é impossível ignorar a realidade". Mesmo sendo uma mulher trans branca e famosa, ela não escapou dos efeitos dessa decisão administrativa. "Sou lida como cis e ainda assim isso aconteceu".
Schafer ressaltou que, embora a alteração no passaporte não mude sua identidade, pode trazer dificuldades adicionais. "Isso não muda quem eu sou, mas torna minha vida um pouco mais difícil".
Ela também pontuou que muitas outras mulheres trans podem estar enfrentando situações semelhantes e que considera essencial compartilhar sua experiência. "Pessoas trans são lindas. Nós nunca vamos parar de existir. Eu nunca vou parar de ser trans. Uma letra no passaporte não pode mudar isso".