A minissérie imprópria para menores de 18 anos que entregou a maior audiência da Globo na década de 2000
Publicado em 14 de maio de 2024 às 18:01
Há mais de 20 anos, uma minissérie 'roubou a cena' e virou assunto nas casas brasileiras. Polêmica e surpreendente, a obra conquistou o posto de maior audiência da TV Globo nos anos 2000. Saiba qual:
Saiba qual foi a minissérie de maior audiência da TV Globo nos anos 2000! 'Presença de Anita' foi a minissérie com maior audiência dos anos 2000 na TV Globo 'Presença de Anita': Mel Lisboa e José Mayer protagonizaram romance polêmico, que gerou diversos debates na sociedade Anita e Zezinho eram um casal fofo e tiveram finais trágicos em 'Presença de Anita' 'Presença de Anita': Vera Holtz participou do seriado polêmico

Há mais de duas décadas, uma minissérie para lá de polêmica estreava e marcava para sempre a história da TV Globo . Com grandes nomes da teledramaturgia brasileira como Marcos Caruso - que namora um homem 15 anos mais novo -, Vera Holtz - que atualmente prefere o teatro à TV - e Helena Ranaldi - afastada de novelas atualmente -, a produção foi protagonizada por Mel Lisboa , em um triângulo amoroso envolvente ao lado de José Mayer e Leonardo Miggiorin, e garantiu a maior audiência da emissora nos anos 2000. Já sabe de qual obra estamos falando?

Se respondeu 'Presença de Anita', você acertou. A minissérie icônica, que inspirou uma menina da Zona Norte do Rio de Janeiro a adotar um nome artístico bastante conhecido mundo afora, gerou debates sociais por seu enredo desconfortante, controverso e à frente do tempo. De acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a obra acumulou uma média de 30 pontos na Grande São Paulo, tendo a maior audiência dentre todas as outras minisséries da década de 2000.

'Presença de Anita' trouxe polêmica e debates sociais ao público brasileiro dos anos 2000

Baseada no romance do escritor Mário Donato, de título homônimo, 'Presença de Anita' trouxe ao público brasileiro um frescor ousado. Indo na contramão de histórias óbvias e 'caretas', optando por uma narrativa à la Almodovariana, a trama escrita por Manoel Carlos abraçou um triângulo amoroso entre Anita (Mel Lisboa), uma jovem disposta a viver a vida como ela é, Nando (José Mayer), um 'cinquentão' desesperado para escrever um romance excepcional e Zezinho (Leonardo Miggiorin), um adolescente que só quer viver o primeiro amor.

A minissérie flertava com o proibido - como o relacionamento de uma jovem com um homem 30 anos mais velho - e causava debates sociais, envolvendo o empoderamento feminino e outros tabus como as cenas de sexo da obra. Na história, Anita era sedutora e conseguia exatamente o que queria ao encantar dois homens de diferentes gerações. Nando traiu a própria mulher, Lúcia (Helena Ranaldi), sob a justificativa de buscar a inspiração para escrever seu romance e Zezinho teve o ardor da primeira paixão com a mesma moça.

Final de personagens foi catártico e surpreendente

Com cenas muito impactantes, a trama ficou cada vez mais tensa. No final, por exemplo, Nando mata a protagonista com um canivete e Zezinho é quem leva a culpa pelo crime. Desesperado, o adolescente foge e acaba sendo atropelado, o que ocasiona sua morte. O escritor 'garanhão' também tem um fim trágico e, seduzido pelo espírito de Anita, morre em um incêndio causado pela fantasma. Chocante, não é? Imagina para a época!

Por Luiz Eugênio de Castro | Reality show, redes sociais e TV
Leonino apaixonado por entretenimento e cultura pop! Filho legítimo de Britney Spears e obcecado pela Anitta, claro!
Palavras-chave
TV Curiosidades Famosos brasileiros Entretenimento TV Globo
Sobre o mesmo tema
'Ele foi uma pessoa muito...': longe das novelas da Globo há 18 anos, ator Rodrigo Phavanello entrega a verdade após rumor de briga com Walcyr Carrasco
'Ele foi uma pessoa muito...': longe das novelas da Globo há 18 anos, ator Rodrigo Phavanello entrega a verdade após rumor de briga com Walcyr Carrasco
16 de junho de 2026
Apesar da audiência ruim, 'A Nobreza do Amor' veio para ficar: os 5 maiores acertos da estreia da nova novela das seis da Globo; o único erro é fácil de corrigir
Apesar da audiência ruim, 'A Nobreza do Amor' veio para ficar: os 5 maiores acertos da estreia da nova novela das seis da Globo; o único erro é fácil de corrigir
17 de março de 2026
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias